Soccer team in a huddle

Retrospectiva SAP Takeover 2016

30 de Dezembro de 2016 Por Ivy Leça 27

Por: Equipe SAP Brasil

O que é Takeover?

Takeover é uma ação de marketing na qual uma personalidade ou especialista utiliza o perfil oficial de uma marca nas mídias sociais, como Facebook, Twitter ou Instagram, para interagir com o público dessa marca. A Marvel, por exemplo, já realizou um takeover com o ator Robert Downey Jr. durante a divulgação de um dos filmes do Homem de Ferro.

O SAP Takeover

Em 2015, a SAP Brasil iniciou o SAP Takeover em seu Twitter, com o intuito de abrir espaço para que os experts da empresa possam falar sobre temas relevantes para o nosso público, como análises em tempo real, Big Data, Internet das Coisas, etc.

O SAP Takeover é uma ação dinâmica, pois não é só o embaixador que fala, a audiência também participa com suas dúvidas, percepções e ideias e durante esse bate-papo, criando uma rede colaborativa.

Em 2016 contamos com especialistas em suas áreas de atuação abordando diferentes temas. Durante uma sessão de 30 a 45 minutos cada embaixador pôde compartilhar seus insights sobre o assunto abordado e responder perguntas dos participantes em tempo real. Confira nossa retrospectiva:

Retrospectiva 2016

Em abril, Ivy Leça, Social Media Lead da SAP, falou sobre Big Data e como a análise desse grande volume de dados impacta empresas ao redor do mundo diariamente.

Indo além do mundo dos negócios, ela debateu sobre o rastro digital que estamos deixando e como o Big Data pode ajudar a ampliar a qualidade de vida das pessoas, apresentando cases de smart cities como Boston, que utilizou soluções de Big Data para mapear a qualidade de suas ruas.

“Foram processados mais dados nos últimos dois anos do que nos 3000 anos anteriores”, ela afirmou em um dos tweets. Segundo Ivy, atualmente nós estamos medindo e registrando informações mais do que nunca na história. “Somos expostos diariamente a um volume de dados superior ao que uma pessoa no século XV recebia em uma vida inteira”, mais um dos dados apresentados no Takeover.

Para Ivy o Takeover é uma ótima oportunidade para interagir com o público da SAP. “Eu acredito que o SAP Takeover é uma iniciativa bacana porque não apenas dá voz aos nossos colaboradores, mas também abre espaço para falarmos de assuntos diferentes nas mídias sociais da SAP. É um tipo de interação mais rica entre as pessoas que fazem a SAP e as pessoas que nos acompanham online”, ela afima.

Maximiliano Cunha, Audience Marketing Manager da SAP Brasil, tomou o controle do nosso Twitter em maio para falar sobre Social Selling. Ele explicou o conceito de Social Selling, que consiste em usar as mídias sociais para aumentar resultados de vendas, focando em potenciais clientes. “Toda venda é social. Pessoas compram de pessoas. Antes das redes sociais, antes mesmo da internet”, escreveu em um tweet. Em seguida, ele apresentou os quatro pilares: Professional Brand, Social Listening, Social Sharing e Finding the Right People.

Sobre a experiência de ter assumido o controle do Twitter da SAP Brasil, Max Cunha conta: “Pude sentir como é interagir com uma audiência enorme e a responsabilidade de escrever em nome de uma das maiores empresas do mundo. Enquanto profissional de marketing e embaixador de social selling na SAP, gostei de preparar o conteúdo para usar durante meu takeover e poder ter o feedback imediato das pessoas, com comentários e perguntas através dos tweets”.

No mês seguinte foi a vez de Rodrigo Murad, Audience Marketing Manager da SAP Brasil, falar sobre como as empresas estão utilizando a Transformação Digital para reinventar a maneira como fazem negócios, alavancando novas oportunidades e obtendo mais eficiência. “Ao abraçar a transformação e a digitalização da cadeia de valor, as empresas vão impulsionar o crescimento e a competitividade”, ele tweetou.

“Participei do SAP Takeover este ano e foi uma forma realmente inovadora de interagir com nossos clientes e seguidores por meio desse importante canal”, Rodrigo afirma. Para o especialista em marketing, o SAP Takeover surgiu da necessidade de encontrar novas maneiras de se aproximar do público da SAP. “Estamos sempre buscando maneiras de escapar de abordagens de marketing tradicionais e estou certo de que sessões de Takeover são uma dessas possibilidades”, ele completa.

Em um SAP Takeover muito especial em julho, Cecilia Marshal, Head de Partners & SME Marketing, abordou o tema “Ser mulher em tech”.  “O objetivo do SAP Takeover com esse tema era dar uma direção a jovens mulheres, mostrando que a carreira em tecnologia é extremamente motivadora”, ela conta.

Ela levantou a importância de incentivar a participação das mulheres nas áreas relacionadas à tecnologia. Cecilia apresentou algumas mulheres referências, como Camila Achutti, Claudia Melo e o time de garotas brasileiras que venceu o Technovation Challenge deste ano. “Temos que divulgar mais mulheres que sirvam de inspiração para meninas e como é bom #SerMulherEmTech”, ela tweetou.

Cecilia Marshal lembrou a importância do papel das empresas de tecnologia na inclusão não apenas de mulheres, mas também dos jovens, e falou de iniciativas como o Programa SAP Academy e o Programa Young Professional, voltado para a capacitação de jovens talentos.

Em 2017…

Estamos preparando novas edições do SAP Takeover para 2017, contaremos com convidados muito especiais e esperamos a participação de todos para enriquecer cada vez mais esse compartilhamento de ideias! Siga a SAP Brasil no Twitter e não perca!

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta