Soccer team in a huddle

Inclusão, diversidade e igualdade: impactando a cultura de inovação corporativa

10 de Março de 2017 Por Ivy Leça 63

Na SAP, inclusão, diversidade e igualdade na força de trabalho são vistos como elementos estratégicos. Uma equipe diversificada é fonte de inovação para os negócios. Promover esses três pilares é parte da missão social da SAP, mas também é uma forma de promover a inovação e aumentar a competitividade.

Dados apontam as vantagens de promover um ambiente de trabalho diversificado: equipes lideradas por uma gestão com diversidade de gênero têm uma margem operacional 48% maior. Funcionários que sentem liberdade para serem autênticos aumentam sua produtividade em 20%. Ambientes inclusivos aumentam em 39% a satisfação do cliente. Por esses e outros motivos, o papel de Chief Diversity Officer tem se tornado cada vez mais comum: 20% das empresas que fazem parte da lista Fortune 500 têm um CDO.

Conheça as iniciativas da SAP para promover a inclusão, diversidade e igualdade.

Gênero

Certificação EDGE

Em 2016, a SAP se tornou a primeira empresa multinacional de tecnologia no mundo a receber o Certificado Global de Igualdade de Gênero (Economic Dividends for Gender Equality – EDGE). O Certificado EDGE, lançado no Fórum Econômico Mundial, é reconhecido por seu rigor e impacto nos negócios, sendo o principal padrão e metodologia para avaliar o compromisso empresarial com a igualdade de gênero.

Para conceder a certificação global, a EDGE Foundation realizou uma avaliação sistemática de dados sobre práticas de gênero e políticas de emprego da SAP, além de entrevistas com funcionários em 12 países: Austrália, Brasil, Canadá, China, República Checa, França, Alemanha, Índia, Irlanda, Japão, Cingapura e Reino Unido.

Bill McDermott, CEO da SAP, afirmou que a certificação representa mais um passo na missão da empresa de ajudar o mundo a funcionar melhor e melhorar a qualidade de vida das pessoas. “Esse certificado global é um marco importante em nossos contínuos esforços para eliminar o preconceito no ambiente de trabalho. Estamos muito orgulhosos dos nossos investimentos em tecnologia e programas de inclusão.”

Pride@SAP

A Pride@SAP é a rede global de colaboradores SAP que fazem parte ou apoiam a comunidade LGBTI, e o Brasil é o segundo maior grupo entre todas as subsidiárias da empresa no mundo. Em 2015, a SAP participou pela primeira vez da parada da 45ª Celebração Anual do Orgulho de São Francisco, na Califórnia. Centenas de colaboradores e apoiadores marcharam com suas camisetas #RunProuder da SAP para defender o direito de um mercado de trabalho diverso e inclusivo.

No mesmo ano, Cristina Palmaka, presidente da SAP Brasil, assinou a Carta Compromisso do Fórum de Empresas e Direitos LGBT em nome da empresa. O documento representa 10 compromissos da empresa com a promoção dos direitos LGBT.

LGBTI Summit

O evento realizado pela SAP Labs Latin America, em São Leopoldo (RS), convidou os participantes a debater e fomentar a diversidade e a inclusão LGBTI no mundo corporativo. O encontro criou a oportunidade de colaboradores e empresas compartilharem experiências, informações, cases e melhores práticas.

Mulheres na SAP

A SAP assumiu o compromisso de ter 25% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até o final de 2017. Para atingir essa meta, a empresa conta com iniciativas como o Business Women’s Network, que tem o objetivo de acelerar a carreira das mulheres na área de tecnologia da informação.

Em Women at SAP é possível acompanhar todas as iniciativas e projetos que buscam incentivar a inclusão e ascensão das mulheres dentro da SAP; e para conhecer um pouco da trajetória das mulheres líderes da SAP ao redor do mundo, basta acessar Women Leaders at SAP.

Pessoas com deficiência

Autism at Work

O programa SAP Autism at Work faz da neurodiversidade uma prioridade. Segundo dados da ONU, um em cada 68 indivíduos apresenta algum transtorno do espectro do autismo. Para o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, excluir essas pessoas do mercado de trabalho “é uma violação dos direitos humanos e um desperdício de potencial humano”. O objetivo principal do programa é promover a inclusão de pessoas com autismo em ambientes corporativos. Uma das iniciativas são os cursos de formação de consultores para pessoas com diagnóstico de TEA (Transtorno do Espectro do Autismo).

Cultural

Cookbook – Simplicidade e Diversidade na nossa Cozinha

A SAP acredita que promover a diversidade cultural é uma maneira de incentivar a inovação nos negócios e criar um ambiente de trabalho mais agradável, diversificado e produtivo. A SAP Brasil encontrou uma forma inesperada e divertida de promover essa ideia, com o livro “Cookbook – Simplicidade e Diversidade na nossa Cozinha”. A campanha incentivou os colaboradores a enviarem receitas culinárias tradicionais de suas famílias, e como a empresa conta com cerca de mil colaboradores no Brasil, a origem das receitas é diversa.

O projeto também faz parte de uma iniciativa de Responsabilidade Social Corporativa da SAP. A edição limitada do livro estará à disposição dos colaboradores e parceiros da empresa, mediante uma doação que vai ajudar a segunda etapa do Projeto educacional Galera Apptitude. O valor arrecadado vai garantir um curso de linguagens de programação de oito semanas para 80 jovens carentes da comunidade de Heliópolis, em São Paulo. Lançado incialmente em formato de e-book, o livro obteve tanto sucesso que ganhou versão impressa, com versões em inglês e português.

Diversidade além da SAP

A SAP espera que a cultura da diversidade no ambiente de trabalho se estenda também a outras empresas, em todos os setores. Além das suas próprias iniciativas internas, a SAP ajuda outros negócios a promover a diversidade e inclusão através dos novos recursos da solução de gestão de capital humano SAP SuccessFactors HCM.

Com base em tecnologia de mineração de dados, aprendizado automático e processamento de dados em tempo real, os novos recursos ajudarão empresas a identificar potenciais preconceitos em processos como recrutamento, remuneração, sucessão, etc., além de sugerir ações e mudanças para incentivar a igualdade.

Tags: , , , , ,

1 comment

  1. Claudia A. B. Ximenes

    Brilhante iniciativa da SAP

Deixe uma resposta