Soccer team in a huddle

O que os consumidores esperam dos pagamentos digitais

22 de Março de 2017 Por Ivy Leça 76

Este mês, o Facebook anunciou um novo recurso que permite que os usuários enviem dinheiro para o exterior através do seu aplicativo Messenger, aquecendo o debate e as expectativas sobre pagamentos online por meio das mídias sociais.

Recentemente, um estudo realizado pela Mastercard mostrou que os consumidores estão entusiasmados com as novidades tecnológicas nos meios de pagamentos e outras transações financeiras. O estudo anual analisou em 2016 mais de 3,5 milhões de interações públicas entre consumidores em canais de mídia social (Facebook, Instagram e Twitter).

Com os dados obtidos é possível ter uma visão sobre as opiniões e atitudes dos consumidores em todo o mundo em relação às novas tecnologias de pagamento.

Carteiras digitais e móveis

O tema carteiras digitais e móveis foi o mais popular, fazendo parte de 75% das conversas sobre pagamentos em desenvolvimento e gerando mais de dois milhões de menções, sendo 72% delas positivas. O subtópico mais comentado foi o aumento da adesão de carteiras digitais em lojas. As possíveis melhorias das funcionalidades da tecnologia também foram frequentemente debatidas, como a capacidade de armazenar cartões de fidelidade e a possibilidade de usá-las para pagar tarifas de trânsito.

Tecnologias de ponta

Ao serem questionados sobre qual tecnologia de pagamento eles estavam mais entusiasmados, os entrevistados responderam: 37% wearables, 29% Internet das Coisas, 20% assistentes pessoais inteligentes, 9% Realidade Virtual e 5% Inteligência Artificial.

O segundo tópico mais discutido em interações públicas sobre métodos de pagamento inclui inteligência artificial (IA), wearables e assistentes pessoais inteligentes. No quarto trimestre de 2016, o assunto ganhou mais relevância, uma vez que muitos usuários utilizaram as mídias sociais para discutir como tais serviços poderiam ajudar com suas compras de férias.

O tema Internet das coisas (IoT) e como os pagamentos poderiam ser integrados em qualquer dispositivo conectado foi destaque especialmente na América do Norte e na Europa.

Segurança

O estudo também revelou que os consumidores estão cientes e preocupados com questões de segurança dos pagamentos, e muitos acreditam que o sucesso de um método de pagamento depende muito da segurança de dados que ele pode oferecer. Entre os consumidores que discutiram o tema, 43% expressaram interesse em outras formas de autenticação para substituir as senhas tradicionais, inclusive, solicitação constante de senhas tradicionais foi uma das queixas comuns entre os consumidores. 51% das discussões sobre autenticação foram sobre o desenvolvimento de tecnologias de reconhecimento facial, biometria e autenticação por toque.

Sua empresa está preparada para a demanda desse consumidores? Conheça as soluções de comércio móvel da SAP e saiba como:

* Utilizar recursos de compras móveis para evitar o showrooming e entregar uma experiência de compra personalizada e envolvente.

* Promover ações de fidelização com pontos de análise, status, recompensas e listas de compras colaborativas e aumentar o engajamento e fidelidade do seu cliente.

* Transformar o dispositivo móvel do cliente em uma carteira digital, oferecendo serviços móveis inovadores como pagamentos, cupons, serviços de remessa internacional, transferências pessoais, pagamentos de contas e mercadorias e muito mais.

Tags: , ,

Deixe uma resposta