Soccer team in a huddle

Redefinindo o papel do RH na gestão de talentos na Economia Digital

30 de Junho de 2017 Por Ivy Leça 82

A Economia Digital está redesenhando os processos do RH e a gestão de pessoas. A força de trabalho também mudou: uma geração que já nasce digitalizada, empoderada e com maior acesso ao conhecimento, tem desejos e necessidades diferentes das gerações anteriores.

Com as mudanças em andamento, o impacto da transformação digital no futuro do trabalho está no centro das discussões entre os líderes de RH. Uma coisa é certa, para se adaptar à Economia Digital o RH precisa se reinventar. Algumas tendências nos dão uma percepção de como será o futuro.

A cultura organizacional nunca foi tão importante

Os avanços tecnológicos e as mudanças culturais na história contribuíram para as pessoas passassem a ter maior poder de escolha sobre suas carreiras. Com isso, o sentimento de pertencer e o sentimento de propósito se tornaram os maiores fatores motivadores da força de trabalho. Profissionais que se sentem parte da equipe e que entendem e compartilham dos mesmos propósitos de uma empresa são mais engajados, apresentam maior entusiasmo e geralmente têm uma performance maior do que a esperada.

Mais do que nunca, os líderes de RH deverão definir e divulgar claramente sua cultura organizacional para atrair colaboradores de acordo com seus propósitos e manter seus talentos engajados como parte do time.

Maior diversidade na força de trabalho

A divisão hierárquica está ficando cada vez mais tênue. A colaboração tem ajudado a transformar as paredes entre setores em janelas. Toda opinião importa. Por isso, a diversidade, a inclusão e a igualdade também se tornaram fatores chave para as empresas. Quanto mais diversificada é uma equipe, mais abrangente e múltipla será sua visão.

A diversidade não se tornou crucial no mundo empresarial apenas pelo compromisso social, mas também por ser um elemento estratégico, que ajuda a promover a inovação e aumentar a competitividade. Dados revelam que ambientes de trabalho inclusivos aumentam em 39% a satisfação do cliente, equipes lideradas por uma gestão com diversidade de gênero têm uma margem operacional 48% maior e colaboradores que sentem liberdade para serem autênticos aumentam sua produtividade em 20%.

Colaboração será a palavra de ordem

O mundo se tornou verdadeiramente conectado, e as relações de trabalho só têm a ganhar com isso. Os recursos móveis e a comunicação em alta qualidade e em tempo real tornaram possível acelerar a ideação e o desenvolvimento de ideias. Grandes corporações conseguem alinhar insights e partilhar dados entre filiais em todo o mundo como se estivessem em uma mesma reunião local. Com isso as relações de trabalho se tornaram mais transparentes e baseadas em confiança.

Os processos de desenvolvimento também devem mudar, as empresas poderão utilizar prototipagem rápida e obter feedback intensivo e rápido dos usuários. A colaboração também permite uma nova relação de trabalho, que viabiliza ao colaborador trabalhar de qualquer lugar a qualquer momento. As possibilidades são inúmeras.

A interação humano e máquina será cada vez maior e mais benéfica

Apesar da transformação digital – e a automação de tarefas, a digitalização de recursos, os robôs, etc. – ainda causar certa preocupação entre os líderes de RH, hoje parece bem claro que ela traz mais benefícios do que desvantagens, e poderá gerar mais empregos inéditos do que substituir os existentes.

A tecnologia permite automatizar tarefas repetitivas e exaustivas, economizando tempo e esforço da força de trabalho. Os avanços tecnológicos vão exigir novas habilidades e capacidades, como inteligência interpessoal, inteligência intrapessoal, inteligência interartificial e inteligência criativa.

O papel do RH na gestão de pessoas está e ainda continuará mudando dentro da Economia Digital, e isso é uma ótima notícia! Preparado para as mudanças?

Conheça as soluções da SAP que estão ajudando o RH a redefinir seu papel.

Participe do SAP Forum Brasil e descubra como líderes de RH estão reinventando a gestão de pessoas para prosperar na Economia Digital. Inscreva-se!

Tags: , , ,

Deixe uma resposta