>

Responsabilidade Social Corporativa

Nosso propósito global

A SAP acredita em um futuro em que a tecnologia ajuda a tornar o mundo melhor. Onde negócios responsáveis ​​e saudáveis ​​e a empatia uns pelos outros são tão importantes quanto os resultados financeiros. Onde nossa economia, sociedade e meio ambiente prosperem juntos.

Como uma empresa de tecnologia, a gente também acredita que o acesso à inovação e à economia digital deveria pertencer a todos, mas a realidade ainda não é esta. Por isso, a área de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) da SAP atua principalmente para proporcionar oportunidades a todas as pessoas por meio de iniciativas de inclusão digital. Outras duas frentes de atenção também levam em conta desafios atuais do planeta e da sociedade: o cuidado com a natureza e a equidade de raça e gênero, inclusive de pessoas LGTBQIA+.

Nossos projetos consideram sempre três pilares estratégicos que promovem a estabilidade socioeconômica e criam oportunidades para todos:

  • Desenvolvimento de habilidades digitais
  • Aceleração de ONGs e empresas sociais via gestão mais inteligente
  • Conexão dos nossos colaboradores e parceiros com um propósito maior (voluntariado)

E fazemos isso seguindo quatro princípios fundamentais:

  • Alinhamento da estratégia de RSC com a visão e estratégia de negócios da SAP
  • Envolvimento dos nossos principais conhecimentos e ativos (talento, tecnologia e ecossistema de parceiros)
  • Geração de triplo impacto (social, empresarial e com nossos colaboradores)
  • Envolvimento de vários públicos e stakeholders

Ajudar o mundo a funcionar melhor a partir de um impacto positivo na vida das pessoas, por meio de uma educação de qualidade para os jovens menos favorecidos e do incentivo a empreendedores iniciantes, tudo para fomentar o crescimento econômico.

Por aqui, na SAP Brasil…

Como membro do Pacto Global da ONU – Rede Brasil, a SAP Brasil contempla vários Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nos projetos apoiados anualmente. A área de RSC trabalha com foco em três áreas:

  • Empreendedorismo e educação: com o objetivo de ampliar a representação feminina e negra no mundo da inovação e da tecnologia, contribuir para a inclusão de pessoas com deficiência e desenvolver habilidades digitais nos jovens.
  • Sustentabilidade: apoiando negócios ribeirinhos na Amazônia ou preservando a natureza contra incêndios por meio de alta tecnologia.
  • Saúde física e mental: em projetos que cuidam das pessoas em diferentes aspectos, inclusive a segurança alimentar de comunidades em situação de vulnerabilidade social.

Nos últimos anos, a SAP Brasil vem mantendo parceria com cerca de 10 ONGs em diferentes regiões do país. Desde 2020, por conta da pandemia da Covid-19 que impediu iniciativas e voluntariado presenciais, reinventamos a forma de conectar nossos profissionais com estes projetos ao lançar a maior campanha de voluntariado da história da SAP Brasil: SAP PotentiALL. Desde então, temos tido um alto engajamento da equipe, com grande impacto na sociedade.

A campanha de 2020 rendeu um prêmio internacional: o Ragan’s 2021 CSR & Diversity Awards, na categoria CSR & ESG Business Practices – Employee Volunteer Program. Ou seja, o trabalho voluntário tem se consolidado como uma grande oportunidade para os colaboradores desenvolverem suas competências, compartilharem seus conhecimentos e colocarem em prática seu propósito pessoal e profissional.

Para saber mais sobre nossa atuação, acesse o Relatório Anual de Sustentabilidade!

Projetos apoiados pela SAP Brasil

Ação Social para Igualdade das Diferenças (ASID)

Rede dedicada ao desenvolvimento de mais de 200 instituições em todo o Brasil que atendem pessoas com deficiência. O apoio da SAP Brasil vem de muito tempo: inicialmente o foco era o voluntariado clássico, com um esforço conjunto em uma das ONGs para atividades presenciais de melhoria da unidade e interação com as pessoas atendidas. Por conta da pandemia, direcionamos nosso apoio para o foco no voluntariado por competências, oferecendo o conhecimento dos profissionais SAP em uma Jornada de Desenvolvimento online com diversos workshops para atender diferentes públicos (instituições, famílias PCD, PCD e professores das entidades).

Algoritmo da Vida

O aplicativo de inteligência artificial monitora postagens públicas no Twitter para identificar mensagens que sinalizam depressão e ideação suicida, com base na Grammar of Depression, um estudo da Universidade de Harvard. Os casos graves são enviados para um painel de mediadores humanos para avaliar e oferecer uma mensagem de apoio, indicando assistência psicológica gratuita, ou uma conversa com samaritanos, ou mesmo um conteúdo especial em vídeos. Em 2021, SAP Brasil e SAP Labs trabalharam na portabilidade para hospedar o projeto em S / 4 HANA Cloud e em breve adotaremos SAP Analytics Cloud. Outro destaque foi o spin off para transformá-lo em uma célula de negócios sociais dentro do One Billion Lives.

Brigada Carcará

Aplicativo baseado em georreferenciamento para auxiliar os bombeiros da região de Brumadinho (MG) a identificar e combater incêndios florestais com maior agilidade, além de poder identificar futuramente, por meio de análise de dados, os locais com maior incidência de ocorrências, que permitirá um trabalho ativo de prevenção. As informações são armazenadas em um banco de dados S / 4 HANA e a plataforma utiliza a tecnologia SAC Analytics. O aplicativo também permite mapear e resgatar fauna local afetada por incêndios, principalmente abelhas nativas, e identifica área de floresta queimada para replantio em breve (existe um viveiro de árvores em construção, que recebeu uma doação da SAP Brasil no passado).

Casa Florescer (Coordenação Regional das Obras de Promoção Humana)

Em linha com a visão da SAP para a Diversidade, Equidade e Inclusão, este projeto apoiará 30 mulheres transexuais socialmente vulneráveis ​​que residem na ONG. Nossa proposta é oferecer suporte emocional e psicológico, inclusão digital (doação de sala com computadores e internet) e um futuro projeto educacional e de desenvolvimento profissional para o mercado de trabalho. Os voluntários da SAP oferecerão orientação de carreira e estudos para estruturação de currículo, suporte para criação de perfil no LinkedIn, simulação de entrevista, mapeamento de universidades e cursos técnicos gratuitos.

Instituto Ayrton Senna

Equivalência de doação de salário dos funcionários (doação monetária), um recurso que apoia na formação de 390 professores de escolas públicas em todo o país.

Instituto FIAP

SAP Brasil atende comunidade de Paraisópolis (São Paulo) desde 2017, apoiando alunos de meninos e meninas do ensino médio da Associação Crescer Sempre, em diversas áreas: aulas extras de Matemática, montagem de laboratório de inovação em parceria com o Instituto FIAP, online e presencial -cursos presenciais de Inovação e Robótica e bolsas de graduação em Tecnologia da Informação também em parceria com a FIAP. Este ano, nosso projeto de voluntariado ofereceu sessões de mentoria e workshops para preparar os alunos para o futuro do trabalho, com profissionais da SAP introduzindo tópicos como criação de currículo, desenvolvimento de carreira e o que esperar da faculdade e do primeiro emprego.

Fundação Amazônia Sustentável

Nosso apoio ao desenvolvimento e conservação da Amazônia está baseado em três pilares: SAP Lumira para inteligência de dados na sede da ONG (monitoramento e análise de tendências e fatos relacionados à saúde, educação ou geração de renda familiar), implantação da Empresa de Base Comunidade na região de Bauana (800 km rio de Manaus) com grupo de jovens para coleta e extração de sementes nativas (financiamento, mentoria e SAP BusinessOne para gestão de pequenos negócios) e apoio à incubadora de empresas da ONG que também utiliza B1 e auxilia 5 outras negócios em comunidades ribeirinhas (2 fábricas de farinha, pesca de pirarucu, pousada de turismo sustentável e restaurante de comida indígena).

G10 das Favelas (Instituto Escola do Povo)

Este também foi um projeto de emergência durante a pandemia Covid-19, como forma de apoiar o combate à fome de famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o país. Fizemos uma doação referente à diferença do limite que havíamos proposto para o matching na doação de colaboradores ao Movimento Panela Cheia, e pudemos impactar mais de 14 mil pessoas com a doação de cestas básicas.

Hospital Geral do Grajaú

Nosso apoio ao hospital público modelo, localizado em uma região bastante precária de serviços de saúde na cidade de São Paulo, é um projeto de desenvolvimento tecnológico iniciado em 2020. Priorizamos a implantação do SAP Qualtrics Pulse com foco na experiência dos colaboradores para monitorar como eles trabalham se sentiram no contexto da pandemia e, no futuro, após este cenário. Em 2021, estamos implementando um novo software SAP Qualtrics, com o apoio de um parceiro pro-bono, para avaliar a experiência de pacientes internados e que atendem serviços de emergência adulto e infantil, além do ambulatório.

Latin Code Week

A mentoria de jovens da rede pública de ensino em duas cidades brasileiras (São Paulo e Porto Alegre) este ano contou com mais de 150 jovens formados em programação, design thinking e gestão de projetos com 120 horas de trabalho voluntário altamente técnico e qualificado da SAP Brasil e profissionais da SAP Labs. A proposta dos alunos era criar soluções inovadoras com impacto social através de um modelo de negócio sustentável para o tema da empregabilidade jovem: eles planejaram e desenharam protótipos de aplicativos mobile, utilizando o SAP Build.

Movimento Panela Cheia / CUFA

Como forma de apoiar o combate à fome durante a pandemia Covid-19 no Brasil, garantindo segurança alimentar para famílias em situação de vulnerabilidade social em todo o país devido à perda de empregos e renda, o SAP Brasil e o SAP Labs mobilizaram todos os colaboradores. Fizemos uma campanha de incentivo à doação monetária de nossos profissionais e dobramos o valor via matching. Mais de 300 pessoas participaram e também recebemos uma contribuição global de € 100 mil. Como resultado, pudemos apoiar cerca de 30.000 pessoas doando cestas básicas.

Operação Sorriso

Depois de dar seguimento a uma missão de cirurgia de fissura palatina e lábio leporino em 2020, o apoio da SAP Brasil em 2021 teve como foco ajudar a ONG a funcionar melhor, com uma gestão mais eficiente, completa e integrada. Já doamos o SAP BusinessOne e atualmente estamos sendo implantados em parceria com a RAMO para gestão de estoque de suprimentos médicos para cirurgias (almoxarifado). Futuros projetos em análise (ainda em planejamento): desenvolvimento de solução de prontuário eletrônico e ferramenta de telemedicina.

 

Contato:

Luciana Coen
Diretora de Responsabilidade Social
SAP Brasil

sapcsrbrasil@sap.com
(11) 5503-2554