SAP instala R/3 na EDP

January 14, 1999 by SAP News 0

LisboaA SAP em Portugal celebrou, recentemente, o contrato de licenciamento para a instalação do sistema SAP R/3 na EDP, Electricidade de Portugal, S.A..

Trata-se do maior contrato realizado pela SAP em Portugal, tendo estado presentes para a sua assinatura, Henning Kagermann, Co-Presidente e CEO da SAP AG, que se deslocou a Portugal propositadamente para o efeito, e José Duarte, Director Geral da SAP em Portugal. Por parte da EDP, estiveram presentes Mário Cristina de Sousa e Jorge Guimarães, respectivamente Presidente e Vice-Presidente da EDP.

As capacidades de integração e de flexibilidade que caracterizam o sistema SAP R/3 foram factores determinantes na escolha da EDP. Facilitando a prossecução da estratégia da EDP que visa uma melhoria tanto dos processos de negócio como da capacidade de resposta às constantes necessidades de alteração e inovação intrínsecas ao mercado em que se insere.

A EDP instalará, numa primeira fase, os módulos de Contabilidade Financeira, Tesouraria, Contabilidade Analítica, Controle Empresarial, Gestão de Materiais, Gestão de Activos Fixos, Controlo de Qualidade e Vendas e Distribuição, podendo, numa segunda fase, instalar outros módulos nomeadamente, Gestão da Manutenção, Gestão de Investimentos e Gestão de Projectos.

A EDP também foi pioneira na aquisição de uma ferramenta inovadora, o SAP Employee Self Service, que oferece aos colaboradores da EDP a capacidade de, por sua própria iniciativa, consultarem e actualizarem os seus dados pessoais.

A EDP está ainda a estudar a possibilidade de implementação do SAP Utilities, o qual inclui as funcionalidades de Billing e Customer Care. Este licenciamento proporciona à EDP a possibilidade de realizar o outsourcing de serviços de facturação a outras empresas do sector de prestação de serviços públicos.

A Edinfor, empresa do grupo EDP, será a principal responsável pela implementação do SAP R/3. Paralelamente a este contrato, foi estabelecido com a Edinfor um acordo para a área da formação.

Para José Duarte, Director Geral da SAP em Portugal, "A concretização deste importante negócio com a EDP reflecte, por um lado, a capacidade de suporte que o sistema SAP R/3 permite na gestão da informação em empresas de grande dimensão e, por outro, reforça a sua aplicação nos mais diversos sectores de actividade do mercado."

Para Jorge Guimarães, Vice-Presidente da EDP, "a assinatura deste contrato, instrumental para a implementação da estratégia de negócios do Grupo, está em linha com o Plano Director de Sistemas da EDP, recentemente aprovado, e visa dotar a EDP de uma arquitectura tecnológica e aplicacional única, integrada e flexível, que lhe dê a capacidade de actuar concorrencialmente em todos os mercados e aumentar a sua eficácia operacional e decisional, através do acesso – generalizado mas selectivo – à informação; adicionalmente contribuirá para transformar a Edinfor no maior implementador nacional de soluções SAP."