SAP expande solução para a indústria de Media

February 9, 1999 by SAP News 0

LisboaA SAP, líder mundial no fornecimento de software empresarial, anunciou a distribuição da versão internacional da solução SAP MediaTM, uma solução integrada e específica para o mercado da imprensa escrita, radiodifusão, media electrónicos e agências de publicidade.

A solução SAP Media inclui, além das funcionalidades principais do SAP R/3: SAP Contabilidade Financeira, SAP Recursos Humanos e SAP Logística, componentes específicos para a indústria dos media, nomeadamente: Advertising Management (IS-M/AM) e Media Sales and Distribution (IS-M/SD). A solução SAP Media foi concebida para colmatar a lacuna entre os sistemas de pré-produção (os processos técnicos inerentes a uma publicação ou a uma radiodifusão) e as aplicações de negócio, através de interfaces abertos para sistemas de terceiros.

O SAP Media oferece uma abordagem completamente diferente para a indústria dos media, permitindo a integração de todos os tradicionais processos de negócio e de produção dos media, tais como a gestão de clientes, suporte de marketing e vendas, gestão da produção e suporte de sistemas de gestão do negócio.

As empresas pertencentes a este mercado estão a passar por mudanças muito rápidas, o que as obriga a terem uma infraestrutura de TI poderosa no processamento e armazenamento dos dados, na gestão de clientes e no controlo dos custos, das receitas e dos lucros. Existem ainda outras pressões do mercado, tais como a globalização, o forte crescimento dos media electrónicos, a introdução de produtos customizados desenhados para públicos-alvos específicos e um aumento da concorrência no sector publicitário, que estão a criar a necessidade das empresas reavaliarem e optimizarem os seus sistemas internos.

“Um sistema integrado de TI oferece-nos maior controlo sobre os nossos custos a nível mundial”, referiu Nic DiIorio, director de tecnologia da McCann-Erickson Worlwide, a maior rede de agências de publicidade do mundo, com escritórios em mais de 123 países e uma facturação superior a 12 mil milhões de dólares. “Utilizando o SAP R/3, estamos aptos para integrar os nossos processos financeiros em todas as nossas operações internacionais, reunindo a informação financeira num único sistema e melhorando o seu fluxo”, acrescentou DiIorio.

Funcionalidade Avançada para a Gestão da Publicidade, Venda de Meios e Processos de Distribuição

O componente Advertising Management oferece uma funcionalidade específica para a gestão de campanhas de publicidade e de marketing. Este componente é concebido de forma a suportar e gerir todos os processos relacionados com vendas, reserva de espaço e facturação dos anúncios na imprensa escrita, tais como jornais, revistas, encartes, directorias telefónicas, livros de endereços e serviços online, assim como em comerciais na rádio e na televisão.

O componente Advertising Management suporta as actividades de marketing desenhadas para promoção das oportunidades de publicidade junto das agências e dos potenciais anunciantes. Suporta ainda todos os aspectos de processamento de ordens de encomenda e permite a flexibilidade da contabilidade, de acordo com as regras definidas e os valores das comissões estabelecidos caso a caso. Com esta funcionalidade, as empresas podem suportar, com eficácia, os processos de negócio para vendas de publicidade em todas as áreas.

Com o componente Media Sales and Distribution, a SAP desenvolveu processos de negócio avançados para as vendas e distribuição de meios, tais como jornais e revistas. Este componente fornece processos de grande eficiência para um marketing pró-activo e processamento de ordens de encomenda dos clientes. Suporta um vasto conjunto de processos, incluindo o marketing de um simples folheto de vendas e de subscrições, gestão de assinaturas, gestão de vendas e distribuição junto dos distribuidores e retalhistas. Este componente fornece um suporte alargado, desde o planeamento da circulação, passando pela logística da distribuição e entrega, à facturação e estabelecimento de comissões.

SAP Media Solution Maps

O SAP Media Solution Maps é um documento que articula os principais processos de negócio comuns às empresas de media e define uma solução de TI integrada para suportar esses processos. Trabalhando com clientes, parceiros e especialistas da indústria, a SAP identificou sete categorias principais de negócio para a indústria dos media, que estão representadas nos Solutions Maps.

A solução SAP Media é concebida para responder às necessidades dos clientes num vasto conjunto de empresas de media:

  • Empresas multinacionais de publicações, incluindo jornais, livros, revistas, páginas amarelas e folhetos;
  • Empresas de difusão, incluindo rádios, televisão, televisão por cabo e empresas de serviços online e de vídeo;
  • Agências de Publicidade e Agências de Serviços Noticiosos;
  • Empresas de entertenimento, incluindo música, estúdios de cinema e produtoras de CD-ROMs e vídeos.

Tags: , ,