Clientes da SAP exploram novas oportunidades de negócio com soluções baseadas na Web

February 17, 1999 by SAP News 0

LisboaA SAP anunciou que os seus clientes, a um nível mundial, estão a utilizar as soluções SAP Internet para realizarem operações de negócio, em tempo real, na Internet. A presença da SAP na Internet continua a ser reforçada, à medida que aumenta o número de clientes da SAP que aderem às soluções SAP Internet, tais como: SAP Online Store, SAP Employee Self Service e SAP Business-to-Business Procurement (SAP BBP).

Estas soluções permitem aos clientes desenvolver soluções de comércio electrónico, de intranet e extranet, que por sua vez possibilitam uma integração completa e em tempo real entre a Internet e os sistemas de front-office e back-office e, permitem interfaces intuitivos com os utilizadores ocasionais. Como resultado, as empresas podem explorar novas oportunidades de negócio, chegar a novas comunidades de utilizadores e executar os processos de negócio à velocidade da Internet.

Para centenas de clientes da SAP, a Internet está a adquirir uma importância muito grande como um meio de melhorar a comunicação com os empregados, de construir melhores relações de parceria, de maximizar a venda ou a compra de produtos e a distribuição de serviços, directamente através da Web. Por um lado, os clientes necessitam de uma infraestrutura robusta que esteja integrada com os seus sistemas de negócio e que forneça segurança, escalabilidade e fiabilidade. Por outro lado, necessitam de flexibilidade para se adaptarem rapidamente às alterações dos mercados e construir soluções que permitam a rápida convergência de novos clientes e novas ideias. Actualmente, os clientes da SAP estão a desenvolver soluções que permitem criar uma nova forma de realizar os negócios.

A SAP oferece uma abordagem múltipla para as suas soluções de Internet de forma a corresponder aos diversos requisitos. Em primeiro lugar, a SAP fornece aos clientes uma infraestrutura de Internet completa e aberta que potencia a tecnologia SAP Business Framework e os seus Business Application Programming Interfaces (BAPIs), permitindo uma interligação entre as soluções de Internet e as aplicações SAP. Em segundo lugar, a SAP fornece componentes aplicacionais para a Internet que incluem os interfaces intuitivos da Web desenhados para utilizadores ocasionais, os processos de negócio específicos para a Internet e templates abrangentes facilmente personalizáveis. Por fim, a SAP combina os componentes para distribuir soluções de negócio completas para Internet e cenários de negócios. A SAP oferece aos seus clientes a escolha para implementarem soluções alargadas de negócio para Internet ou implementar componentes, individualmente ou numa base gradual. Paralelamente, a SAP oferece soluções para a Internet em conjunto com as soluções verticais, nomeadamente para a indústria automóvel e para o retalho.

A facilidade na utilização é uma das vantagens que as soluções SAP Internet oferecem às empresas. Devido a estas aplicações serem simultaneamente muito funcionais e simples de utilizar, as empresas estão a descobrir que um grande número de empregados aderem a estas aplicações pela sua própria iniciativa, por exemplo, para visualizar electronicamente recibos de pagamentos ou outras informações pessoais, podendo também actualizá-las online.

Outro papel importante desempenhado pela Internet consiste em aproximar as empresas dos seus parceiros, através da criação de cadeias virtuais de aprovisionamento.

A SAP lançou também duas novas soluções de comércio electrónico, SAP Business-to-Business Procurement e SAP Online Store, que fornecem aos clientes um conjunto de soluções para conduzirem as suas actividades de negócio através da Internet. O SAP Business-to-Business Procurement aumenta a integração e reforça a tecnologia SAP. Por seu lado, o SAP Business Workflow, com um novo interface de utilização baseado na Web, trata do ciclo completo, desde a requisição ao pagamento, através de um ecrã de entrada individual, fácil de utilizar. Os utilizadores podem comprar produtos e serviços directamente a partir dos seus desktops, enquanto o departamento de compras retira como vantagens, o controlo centralizado e a focalização em operações estratégicas de compra e de economias de escala.

A funcionalidade da solução SAP Online Store abrange todo o processo de procura no mercado, desde a entrada da ordem do cliente na loja à logística do armazenamento e dos processos de solicitação nos escritórios até às fábricas. Esta solução end-to-end fornece aos gestores das lojas um acesso melhorado à informação, maior controlo sobre as suas actividades e a capacidade para analisarem as condições dos mercados locais e reagirem, com rapidez, às mudanças dos clientes e aos requisitos dos negócios.

Para os clientes que estão a implementar soluções de comércio electrónico, a SAP garante toda a confidencialidade, integridade e autenticação. As soluções SAP Internet suportam todos os protocolos importantes de segurança para a Internet, incluindo Secure Socket Layers (SSL), Secure Hyper Text Transfer (SHTTP) e Secure Electronic Transaction (SET), garantindo a protecção total dos dados de negócio.

Fundada em 1972, a SAP tem a sua sede em Walldorf, na Alemanha, e conta com mais de 17.000 empregados nos seus escritórios instalados em mais de 50 países por todo o mundo. Estes dedicam-se a providenciar um alto nível de apoio e auxílio às mais de 17.800 instalações do R/3 em todo o mundo. A SAP, desde a abertura do seu escritório em Lisboa, em 1993, integra uma equipa de mais de 50 profissionais, tendo já constituído uma base de 119 clientes em Portugal.

Tags: