SAP aumenta a aplicação da solução SAP OIL and GAS para suportar os distribuidores de petróleo e retalhistas de estações de serviço

February 23, 1999 by SAP News 0

LisboaA SAP AG, líder mundial no fornecimento de aplicações empresariais cliente/servidor e soluções globais para a indústria petrolífera, está a alargar a solução SAP Oil & Gas para a cadeia de aprovisionamento de petróleo e gás, desde a concepção até aos estabelecimentos de retalho. Integrado neste esforço de desenvolvimento inovador e de grande alcance, a SAP anunciou dois novos componentes: Trader and Scheduler Workbench e o Service Station Retailing.

O Trader and Scheduler Workbench é a primeira solução de optimização e planeamento especialmente concebida para os distribuidores de petróleo e gás responderem rapidamente às condições de mudança do mercado e gerirem da melhor forma as complexas transacções referentes à distribuição. O componente Service Station Retailing fornece suporte completo para o complexo negócio de retalho de produtos petrolíferos e não petrolíferos. Com estes novos componentes específicos da indústria, a solução SAP Oil &Gas fornece aos clientes a solução mais completa, de planeamento da cadeia de aprovisionamento, optimização e execução, desde a concepção dos produtos até à sua introdução nos estabelecimentos de retalho.

Recentemente, a SAP realizou investimentos significativos, dando à solução líder do mercado SAP Oil &Gas uma nova dimensão: desenvolvimento da solução SAP Oil & Gas para a exploração e produção. “A indústria elevadamente competitiva do petróleo e do gás necessita de coordenar o planeamento e os controlos a montante, com o estabelecimento dos seus processos a jusante. O desenvolvimento da solução SAP Oil & Gas vai resolver essa necessidade”, disse Bart Taylor, analista do Aberdeen Group. “Unidades industriais para exploração, desenvolvimento e produção face a novos clientes em projectos de todo o mundo, tornam muito oportunos os aperfeiçoamentos introduzidos pela SAP à sua funcionalidade”, comentou.

O SAP Oil & Gas eleva a experiência da SAP em múltiplas soluções existentes no mercado, tais como retalho, optimiza as operações ao longo da cadeia de aprovisionamento, desde a exploração e produção à distribuição na estação de serviço e na loja de conveniência mais próximas. A solução alargada SAP Oil & Gas inclui as seguintes características:

  • SAP R/3 para gerir processos de “core business” (finanças e contabilidade analítica, recursos humanos, produção e logística).
  • Funcionalidade a montante (“upstream”) para exploração e produção, desenvolvida pela SAP conjuntamente com a PricewaterhouseCoopers LLP.
  • Novo componente de inventário e comercialização (Trader e Scheduler Workbench).
  • Solução completa a jusante para transporte, refinação e distribuição.
  • Novo componente de gestão de estações de serviço (Service Station Retailing)

O Trader and Scheduler Workbench suporta o processo de aprovisionamento e de procura

A iniciativa SAP SCOPE (Supply Chain Optimization, Planning and Execution) dirige-se às necessidades dos clientes que necessitam de uma solução de optimização de baixo custo, elevada performance e planificação em tempo real. O Trader and Schedule Workbench é uma aplicação do SAP Advanced Planner and Optimizer (SAP APO), que é um aspecto chave da iniciativa SAP SCOPE para a cadeia de aprovisionamento de petróleo e gás.

O componente específico e único da indústria, Trader and Schedule Workbench controla a cadeia de aprovisionamento de petróleo e gás em tempo real e alerta os distribuidores para potenciais problemas, tais como superprodução ou ocorrência de falhas nos produtos, permitindo aos distribuidores ajustarem-se rapidamente às condições de tempo real. O “Workbench” suporta as trocas de produtos, permitindo aos distribuidores controlar os inventários, as condições de mercado e a informação sobre os contratos, efectuar trocas e planear o transporte para deslocar os produtos para locais necessários de forma a corresponder às exigências do mercado. O Trader and Schedule Workbench também informa os utilizadores sobre os melhores meios de transporte disponíveis, capacidades e propostas de percursos para conduzir os produtos aos seus destinos. A SAP prevê disponibilizar o Trader and Schedule Workbench como um componente separado do SAP Oil & Gas.

“Gerir uma rede de aprovisionamento e de distribuição tão complexa como a CITGO é extremamente complicado”, disse Roger Rowe, coordenador da implementação de petróleos leves na CITGO Petroleum, um cliente piloto do Trader and Scheduler Workbench. “O Trader and Scheduler Workbench prevê fornecer as ferramentas de forma a facilitar essa implementação na SAP. Ao fornecer actualizações integradas em tempo real de posições financeiras e de inventários, iremos capturar a informação necessária para avaliar as consequências económicas das nossas decisões de aprovisionamento. À medida que o produto amadurece com o tempo, esperamos utilizar o Trader and Scheduler Workbench para optimizar o nosso planeamento de distribuição e execução e, dessa forma, reduzir os nossos custos, aumentar os lucros e fornecer uma melhor utilização dos nossos recursos”.

A SAP responde aos requisitos das Estações de Serviço

À medida que diminuem as margens de lucro para os petróleos, as empresas petrolíferas compreendem a importância do negócio de retalho de outros produtos, para além do petróleo, como um factor competitivo de diferenciação. As estações de abastecimento estão a incluir outros serviços, tais como lavagens de automóveis, lojas de conveniência e marcas conhecidas de “fast-food”, de forma a manterem a sua competitividade. Isto oferece novos requisitos ao negócio que incluem a necessidade de armazenar um inventário variado, o controlo de vendas de produtos separados para determinar tópicos de vendas e, ainda, a contabilidade para os produtos e serviços extra petróleo.

Ao trabalhar com a AGIP (Itália) e outras empresas europeias, a SAP está a desenvolver o componente Service Station Retailing, a primeira solução com a infra-estrutura necessária para os operadores das estações de serviço gerirem, com eficiência, o seu complexo e crescente negócio de retalho, desde o local de encomenda à venda final ao consumidor. Esta oferta, que aumenta a solução SAP Retail, vai suportar funções de retalho, tais como controlo de stocks, preço, facturação, gestão do cartão de crédito, cash flow e transacções contabilísticas, incluindo administração, instalação, pagamentos e relatórios para as redes da estação de serviço.

“O negócio das estações de serviço está a tornar-se cada vez mais complexo e mais competitivo”, disse Joe Ciaramella, director de serviços de informação na Sunoco. “Os operadores necessitam de armazenar, vender e gerir um inventário de bens de consumo extra petróleo e, ainda, operar serviços relacionados, tais como lavagens de automóveis. O componente SAP Service Station Retailing será a solução completa para o negócio das estações de serviço, ou seja, uma ferramenta que oferece um controlo mais eficiente quer para o negócio do petróleo quer para o de outros serviços, desde o lançamento do produto até à venda junto do consumidor final”.

Clientes do Petróleo e Gás confiam na solução SAP Oil & Gas

A Petrogal foi o primeiro cliente da SAP em Portugal a adoptar a solução Oil& Gas, estando o projecto em avançado estado de implementação, prevendo-se a sua entrada em produtivo no próximo mês de Julho. O sistema engloba a gestão dos processos do “core business” (contabilidade e finanças, recursos humanos, comercialização e logística) articulados numa solução integrada (downstream) para a indústria petrolífera.

SAP Oil & Gas: Uma solução completa para a indústria petrolífera

A solução SAP Oil & Gas é uma solução de negócio completa que tira partido da arquitectura flexível SAP Business Framework para integrar funcionalidades específicas na indústria petrolífera. Trabalhando estreitamente com os seus clientes e colaboradores com tecnologias líderes e parceiros de implementação numa relação constante, a SAP assegura-se que a sua solução SAP Oil & Gas forneça uma funcionalidade sólida para empresas do sector energético, de forma a gerirem melhor os seus actuais negócios e a construírem a flexibilidade necessária para o seu crescimento no futuro.

A nível mundial, existem mais de 400 instalações do SAP Oil & Gas, incluindo nove das dez principais empresas petrolíferas e de gás da Global Fortune 100. O número de instalações é de 134 no continente americano, 233 na Europa, África e Médio Oriente e 59 na região do Pacífico-asiático.

Tags: