SAP anuncia solução de Data Warehousing

March 3, 1999 by SAP News 0

LisboaA SAP anunciou a disponibilidade global do SAP Business Information Warehouse (SAP BW), na sequência da conclusão do primeiro e bem sucedido programa de distribuição ao cliente, em que participaram 80 empresas.

A solução SAP Business Information Warehouse combina as tecnologias de data warehousing e o conhecimento de negócio da SAP, com o objectivo de se obter uma solução completa. O SAP BW fornece aos utilizadores uma visão alargada da informação numa organização, incluindo dados SAP R/3 e de terceiros.

A completar a base de formação existe a informação quantitativa dos sistemas transacionais com o SAP R/3; a inteligência analítica derivada de aplicações, tais como o SAP BW; e a informação contextual contida nas aplicações SAP Knowledge Management , como a SAP Information DataBase (SAP InfoBD). Em conjunto, estas peças base fornecem os três pilares do conhecimento empresarial do negócio. No topo desta fundação existem aplicações analíticas, tais como as que estão contidas no SAP Strategic Enterprise Management (SAP SEM). O SAP SEM consiste em 5 novas aplicações que elevam uma gestão baseada nos custos e nos lucros para um segundo nível, fornecendo um sistema de informação completo que suporta as práticas de gestão baseadas no valor. Estas ofertas da SAP fornecem os clientes com uma solução necessária para tomar decisões de negócio com base na informação. A solução de inteligência de negócio da SAP vai para além dos relatórios de performance fornecidos por outros fornecedores e proporciona um conhecimento verdadeiramente profundo e multidimensional necessário como base para a estratégia de negócio.

O SAP BW fornece um componente principal que auxilia as empresas a estabelecerem uma base estratégica que, por sua vez, reúne a informação de toda a empresa. Representando todas as regiões do mundo e muitas indústrias verticais, alguns dos 80 clientes já receberam este produto, nomeadamente a Hercules, Georgia-Pacific, Dow Corning, Digital Equipment, Bay Networks (recentemente adquirida pela Nortel) e Colgate-Palmolive. O SAP BW tem sido alvo de uma grande procura do mercado, o que indica que o número de clientes, no mínimo, duplicará até ao final do ano.

O SAP BW é distribuído em conjunto com todos os elementos necessários à instalação, utilização, realização de alterações e manutenção. Estes componentes incluem o SAP Business Information Warehouse Server; capacidade de extracção automática; InfoCubes para relatórios multidimensionais; Business Explorer, uma nova solução OLAP e relatórios "front-end"; Administration Workbench e Business Applications Programming Interfaces (BAPIs). O SAP BW fornece também a capacidade de importar e incorporar conteúdos de negócio, tais como testes sobre performance e outros processos de informação externa sobre o mercado.

O SAP Business Information Warehouse é um componente totalmente independente que está disponível no seu próprio ciclo de distribuição. É compatível com a versão 3.0 do SAP R/3, o que significa que os clientes de SAP R/3 que utilizam as versões 3.0, 3.1. e 4.0 possam confiar na absoluta compatibilidade com o SAP BW.

Parceiros Aderem ao SAP Business Information Warehouse

O SAP Business Information Warehouse é largamente suportado por muitos dos principais parceiros tecnológicos e de consultoria de todo o mundo. O enorme suporte por parte dos parceiros ao SAP BW está também directamente relacionado com a forte procura do mercado pela nova solução. Com o apoio de consultores parceiros e membros da SAP, o TeamSAP está preparado para satisfazer os requisitos dos clientes relativamente a uma solução analítica completa.

Integrado no compromisso do TeamSAP para com a satisfação do cliente, a SAP conduziu diversos workshops de formação. Mais de 1300 consultores em todo o mundo foram formados em 1998 no SAP BW, de forma a auxiliar as empresas na implementação e na sua utilização. O SAP BW está disponível com as ferramentas da metodologia AcceleratedSAP para facilitar uma implementação rápida.

Solução corresponde às necessidades dos clientes para o suporte empresarial à decisão

A solução empresarial inteligente da SAP fornece um sistema "closed-loop" que fornece a informação mais actual, praticamente em tempo real que inclui dados operacionais, inteligência analítica e conhecimento contextual. Utilizando estas ferramentas, os decisores podem tomar decisões sobre negócios com base na informação, encaminhar as decisões para os sistemas operacionais e controlar os resultados. Deste modo, os gestores e executivos nos diversos departamentos de uma empresa podem aplicar a riqueza da inteligência empresarial, quando e onde é necessária para satisfazer os desafios de negócio.

Gestão do Conhecimento Fornece Conteúdo de Negócio

Os gestores e executivos precisam de conhecer qualitativamente a empresa, a concorrência e o mercado, de forma a obterem um contexto alargado que lhes permita sintetizar todas as perspectivas de uma situação. O conhecimento é produzido quando a inteligência contextual é combinada com a inteligência analítica e quantitativa. Uma vez produzido, o conhecimento torna-se um activo importante devido ao valor que representa e, deve ser gerido de forma a valorizar-se cada vez mais.

A estratégia SAP Knowledge Management consiste em três componentes: ferramentas, conteúdo e serviços para facilitarem a conexão entre aqueles que sabem com aqueles que necessitam de saber. Actualmente, com o InfoDB, os clientes e os parceiros podem aceder a todos os materiais de formação SAP, incluindo todos os cursos específicos do mercado, materiais de formação baseados em tarefas e toda a formação standard, e utilizarem as ferramentas para a transferência de conhecimento. A SAP tenciona expandir as suas soluções de gestão de conhecimento para fornecer inteligência contextual adicional. Os planos futuros para o Knowledge Management estão detalhados no SAP Knowledge Management Solution Map.

SAP Strategic Enterprise Management

O SAP Strategic Enterprise Management, consiste em novas aplicações que fornecem um sistema analítico que permite aos executivos e gestores de grandes empresas melhorarem o valor de uma empresa para os seus accionistas. Combinadas entre si, as cinco novas aplicações auxiliam os gestores a tomar decisões que melhoram, a longo prazo, o valor de uma empresa, fornecendo a informação certa no tempo certo. Os componentes do SAP SEM incluem: Business Planning and Simulation, Business Consolidation, Business Information Collection, Corporate Performance Monitor incluindo Management Cockpit, e Stakeholder Relationship Management.

O SAP R/3 proporciona às empresas uma solução integrada para o planeamento, execução e controlo dos processos de negócio horizontais em toda a cadeia de valor. O SAP Strategic Enterprise Management vai aumentar estes princípios de integração, verticalmente, de forma a suportar processos de gestão de elevado nível, baseados no valor, tais como planeamento estratégico, gestão de riscos e comunicação. O SAP SEM está estreitamente integrado com os sistemas de execução do negócio existentes para a gestão da cadeia de aprovisionamento, bem como com as soluções SAP para a área financeira.

Tags: