SAP Portugal obteve receitas superiores a 4 milhões de contos

March 25, 1999 by SAP News 0

LisboaEm 1998, a SAP Portugal ultrapassou os 4 milhões de contos como valor de receitas e experimentou um forte crescimento, na ordem dos 50%, quanto ao seu número de empregados.

A subsidiária portuguesa da SAP AG encerrou o ano fiscal de 1998 com uma facturação superior a 4 milhões de contos (4.072 milhões de contos), quando em 1997 obteve receitas no valor de 3 milhões de contos. Antes de impostos, a SAP registou lucros acima dos 1.2 milhões de contos.

Num ano que se caracterizou pela transição para a sua completa autonomia da congénere espanhola, a SAP Portugal investiu fortemente nos seus recursos humanos: aumentou de 25 empregados, em 1997, para 51, em 1998. A empresa, em 1999, continuará com o processo de expansão do seu número de empregados, prevendo aumentar a sua estrutura para cerca de 90 profissionais, o que significa, no período entre 1997 e 1999, um incremento acima dos 250%. Esta estratégia de expansão incidiu e continuará a incidir essencialmente em profissionais dedicados a áreas de apoio a clientes.

Refira-se que o forte investimento verificado ao nível de recursos humanos para a área de serviços, resultou igualmente em novos investimentos. Se por um lado, a SAP na próxima semana, instala-se em novas e maiores instalações, por outro lado, sentiu a necessidade de aumentar a sua área exclusiva para formação, dada a maior procura verificada para este tipo de serviços.

A maioria dos resultados obtidos deriva da venda de software. No entanto, as maiores taxas de crescimento registam-se ao nível da componente de serviços, nomeadamente consultoria e formação, devido em grande parte à estratégia de melhoria da prestação de serviços na sua base instalada ao nível do mercado nacional.

Segundo José Duarte, 1998 "representou para a SAP Portugal um ano de extrema importância", pois caracterizou-se pelo "ano em que a SAP AG mais investiu em Portugal, quer pela preparação da subsidiária para a sua autonomia quer pelo aumento dos recursos humanos e, consequente, mudança de instalações." José Duarte acrescentou, ainda, que 1998 ficou assinalado por ter sido "um ano de grandes sucessos, porque para além de ter atingido uma penetração bastante considerável no mercado nacional, a SAP consolidou a sua estratégia de parcerias para o mercado das PMEs".

Tags: