SAP revela experiência do Utilizador para o próximo Milénio

April 6, 1999 by SAP News 0

LisboaA SAP revelou recentemente os resultados da iniciativa, que pôs em curso no ano transacto, denominada EnjoySAPä. Esta iniciativa tem como missão criar uma nova experiência junto dos utilizadores das soluções de software de gestão empresarial da SAP e tem como objectivo último a definição de um interface de utilizador, com características que se traduzem numa maior facilidade de aprendizagem, adaptação e utilização.

Ao colocar à disposição do utilizador um software que espelha os padrões individuais de cada um, a SAP proporciona a cada utilizador uma experiência de trabalho mais satisfatória, com reflexos ao nível da sua motivação e eficiência. Para a empresa, a iniciativa EnjoySAP, resulta na redução dos tempos e das despesas referentes à formação, bem como no envolvimento de um maior número de pessoas que participam nos processos integrados de gestão.

"EnjoySAP contactou virtualmente todas as áreas da SAP, uma vez que colocamos o utilizador no centro de tudo o que fazemos para desenvolver, suportar e vender as nossas soluções," referiu Hasso Plattner, co-presidente e CEO da SAP AG. E continuou, "com a adopção do uso da Internet em larga escala, as regras para o software de aplicações empresariais mudaram. A simplicidade é essencial e, com o EnjoySAP, estamos a oferecer, pessoalmente, interfaces de utilizadores gratificantes e direccionados para as funções de cada um."

Com esta iniciativa, a SAP desenvolveu uma estratégia de desenho dos interfaces de utilizador que se caracteriza por ser: visual, interactiva e pessoal; envolvendo toda a experiência dos utilizadores, bem como as respectivas funções e actividades individuais. A nova abordagem à construção de interfaces para utilizadores combina três factores principais que simplificam o software: o visual estético do software que torna a sua utilização óbvia ao primeiro olhar, a compreensão de como as pessoas interagem com o software para uma utilização mais rápida e, ainda, a personalização do software desenhado à medida das necessidades individuais.

A iniciativa EnjoySAP representa o maior dos compromissos e o principal empenhamento da SAP para ajudar os utilizadores individuais a usarem o software e a melhor compreenderem e resolverem as suas necessidades quotidianas.

Este compromisso traduz-se, por exemplo, através de esforços conjuntos com peritos líderes em design e utilização de software, de visitas de cerca de 17% dos programadores SAP a mais de 1.000 sites de clientes durante o ano passado e, através do concurso EnjoySAP que visava reunir ideias e sugestões dos utilizadores, de forma a aumentar a facilidade de utilização do software SAP.

O concurso EnjoySAP, concluído no final do ano passado, gerou mais de 1.000 sugestões de como melhorar a utilização do SAP R/3, oriundas de mais de 36 países a uma escala mundial. Houve três vencedores, distribuídos pelos continentes europeu, americano e asiático. Cada um dos vencedores recebeu como prémio um Volkswagen New Beetle, um símbolo do nascimento de um novo produto bem sucedido e baseado na fusão de um novo interface de utilizador com uma experimentada plataforma.

"Estou entusiasmada em participar neste processo estratégico do EnjoySAP," comentou a vencedora do concurso, Marisela Castro de Ciffoni, uma utilizadora final, analista de suporte na Petrozuata, C.A., uma empresa petrolífera localizada na Venezuela. E continuou, "a tomada de uma abordagem específica junto do utilizador para continuamente melhorar a oferta da SAP, ajuda-nos a ter a grande vantagem de usufruir de todos os benefícios oferecidos. Quanto mais utilizo esta solução, mais gosto dela."

Tags: