SAP apresenta versão 2.0 da solução SAP Advanced Planer and Optimizer

July 15, 1999 by SAP News 0

LisboaA SAP, líder no fornecimento de soluções empresariais, apresentou recentemente a versão 2.0 da solução SAP Advanced Planner and Optimizer (SAP APO), em consequência da forte procura manifestada pelos seus clientes relativamente à solução de gestão da cadeia de aprovisionamento existente.

Desde a sua disponibilidade no final de 1998, a versão 1.1 da solução SAP APO já foi distribuída em mais de 130 empresas de todo o mundo, tendo muitas destas empresas planeado a entrada em produtivo em menos de quatro meses após a data de início das suas implementações. O SAP APO é uma ferramenta avançada de planeamento, optimização e programação, que permite a gestão da cadeia de aprovisionamento, de uma forma precisa, global, dinâmica e, ainda, totalmente integrada com a solução SAP R/3. Oferecendo tecnologias inovadoras para uma performance excepcional e suportando interfaces abertos que permitem a existência de ambientes heterogéneos, o SAP APO é uma solução que as empresas podem implementar, sincronizando objectivos tais como redução de custos, maior rendibilidade e melhoria do serviço prestado aos clientes.

Com a versão 1.1 do SAP APO, a SAP já tinha fornecido funcionalidades poderosas para as principais aplicações de planeamento e optimização da cadeia de aprovisionamento. Continuando a investir no aperfeiçoamento deste tipo de solução, a SAP proporciona com esta nova versão funcionalidades mais específicas para cada indústria e para além de novos melhoramentos e aplicações que aumentam as capacidades de planeamento estratégico, contempla também a Internet.

O SAP APO fornece funcionalidades importantes da cadeia de aprovisionamento, no âmbito da estratégia de negócio para Internet, mySAP.com, recentemente anunciada pela SAP. Através deste portal, a SAP está a estender para a Web todas as suas soluções e todas as funcionalidades do SAP R/3, distribuindo cenários de negócio a clientes, nomeadamente em áreas como as de planeamento da cadeia de aprovisionamento. Além disso, o SAP APO é uma ferramenta de uma abrangência de tal forma elevada na gestão da cadeia de aprovisionamento, que permite ir tão longe quanto os próprios limites dessa cadeia, que não só engloba os fornecedores e os clientes das organizações, como também os fornecedores dos fornecedores e os clientes dos clientes.

Agora, com a versão 2.0 do SAP APO, as funcionalidades e as características da versão 1.1 vão ser incrementadas nas seguintes áreas:

  • Demand Planning, de forma a suportar produtos configurados para previsão de componentes ou variantes de um determinado produto ou conjunto de produtos.
  • Supply Network Planning (SNP), melhorado com um conceito genérico de planeamento para suportar a agregação de adaptações locais, produtos e recursos ao longo de vários níveis.
  • Production Planning/Detailed Scheduling (PP/DS) visa colmatar as necessidades dos ambientes da indústria de processos e de produção repetitiva, incluindo processos combinados, tais como o de fabrico de produtos de grande volume e de embalagem.
  • Rapid Planning Matrix oferece uma nova tecnologia para suportar a explosão de BOM (Bill of Materials) de elevada velocidade para produtos altamente configuráveis. Isto, permite, por exemplo, que os construtores da indústria automóvel possam considerar todos os componentes de automóveis no processo de planeamento, permitindo uma maior precisão na elaboração dos planos de produção e uma redução significativa dos ciclos de planeamento.
  • Global Available-to-Promise vai ser alargado para oferecer um algoritmo online para redefinir a produção durante a entrada da encomenda e baseada nas prioridades de encomenda do cliente.
  • Optimization Extension Interface vai fornecer uma plataforma aberta que permite aos clientes integrarem facilmente algoritmos adicionais de optimização. Esta ferramenta, desenvolvida em conjunto com a ILOG SA, vai permitir aos clientes complementarem o actual conjunto de algoritmos fornecidos pela solução SAP APO.

Tags: