Coca-Cola optimiza cadeia de aprovisionamento com SAP R/3

August 19, 1999 by SAP News 0

LisboaA SAP anunciou recentemente que a Coca – Cola Company, líder mundial de bebidas refrigerantes, completou a primeira fase de um dos maiores projectos de implementação da solução SAP R/3, a nível mundial.

A primeira fase deste projecto consistiu na implementação de aplicações da área financeira, produção, logística e de gestão de recursos humanos quer na Sede desta empresa, em Atlanta, quer em cinco países Europeus. As cinco equipas de projectos localizadas nos E.U.A., na Bélgica e na Irlanda, apesar de separadas, trabalharam de uma forma integrada e conceberam um único sistema que permitiu à Coca-Cola Company entrar em produtivo com a solução SAP, dentro do prazo definido e abaixo do orçamentado.

SAP R/3: Proporciona Maior Eficiência e Rapidez na Tomada de Decisões e Redução de Custos

O SAP R/3 viabiliza a existência de um sistema de gestão comum para toda a organização da Coca-Cola Company que permite melhorar a eficiência dos processos, reduzir custos de operação e proporcionar a rapidez da tomada de decisão por parte dos colaboradores. Os benefícios que a Coca – Cola Company obtém, à medida que o projecto se desenvolve incluem: uma gestão mais consistente reportando através de todas as unidades operacionais; melhorias no fecho de contas tanto a nível local como mundial; capacidade de executar compras a nível mundial e dinamizar custos dentro de todas as organizações da empresa; melhorar a gestão de vendas; e, com o decorrer do tempo, permite uma melhor posição negocial, graças a uma análise aperfeiçoada das operações de compra e venda.

Na sede da Coca-Cola em Atlanta, as soluções SAP que estão em produtivo incluem os módulos Financeiro, Controlo, Planeamento e Orçamentos, Sistemas de Projectos, Gestão de Activos e Aquisição – incluindo a componente de Aquisição para a Internet, SAP Employee Self Service e Gestão de Despesas de Viagens.

As cinco subsidiárias Europeias, que estão em produtivo, possuem, adicionalmente às aplicações instaladas em Atlanta, outras aplicações nomeadamente, controlo de despesas de marketing dentro do Sistema de Projectos e Workflow Imaging, em conjunto com o módulo de Aquisição e Gestão de Despesas e Viagens. Na produção, a instalação incluiu as aplicações de: Gestão de Materiais, Gestão de Inventário, Plano de Produção, Plano de Produção para Indústrias por Processo, Vendas e Distribuição, Manutenção das Instalações Fabris e Gestão da Qualidade.

Num verdadeiro esforço de TeamSAPä e tendo como objectivo o sucesso do projecto, as equipas da Coca- Cola trabalharam em conjunto com programadores e consultores da SAP, utilizando a metodologia AcceleratedSAP para optimização do processo de implementação. O sistema agora implementado na Coca – Cola, funciona 24 horas por dia, 6 dias por semana, apoia-se em servidores IBM RS/6000, suporta mais de 1.000 utilizadores simultâneos e abrange uma totalidade de mais de 5.000 utilizadores nesta fase inicial.