SAP Consolida solução de Strategic Enterprise Management

October 14, 1999 by SAP News 0

LisboaA SAP anunciou, recentemente, a sua parceria com a Balanced Scorecard Collaborative Inc. (BSC) para o desenvolvimento e implementação da abordagem Balanced Scorecard na solução SAP Strategic Enterprise Management (SAP SEM). A solução SAP SEM caracteriza-se por disponibilizar, aos executivos, processos de gestão estratégica que cobrem aspectos desde o planeamento e simulação até à avaliação do desempenho e comunicação do valor aos stakeholders.

A conjugação da solução SAP SEM com a abordagem Balanced Scorecard, fundada pelo Professor Robert Kaplan da Harvard Business School e por David Norton, consultor de gestão, terá como resultado a implementação, cada vez mais rápida, da informação de estratégia dentro da organização. David Norton, presidente da BSC, afirmou que "esta combinação resulta no potenciar dos processos de gestão estratégica e, permite que as empresas implementem a sua estratégia de uma forma cada vez mais competitiva, fundamentada em decisões de negócio cada vez mais inteligentes, próximas dos stakeholders e de maior valor".

A SAP AG, líder mundial em soluções empresariais, e a Powersim Corp., o primeiro fornecedor de software de simulação de gestão baseado no conceito de Systems Dynamics, anunciaram recentemente uma aliança para aumentar as capacidades de simulação da solução Strategic Enterprise Management SAP (SAP SEM). Utilizando o produto desta colaboração, o SAP SEM habilita os utilizadores a realizarem experiências e a analisarem resultados, num ambiente simulado, com cenários alternativos, levando a melhores decisões empresariais.

Baseada no modelo Systems Dynamics, esta oferta permitirá aos executivos melhores capacidades para simular processos de gestão empresarial – como planeamento estratégico, gestão de risco e comunicação de valor – por toda a empresa, adicionando, deste modo, valor na tomada de decisões.

A oferta integrada será comercializada mundialmente através do canal de distribuição global da SAP; as duas empresas trabalharão em conjunto no suporte e no desenvolvimento contínuo. A Powersim receberá receitas do licenciamento como parte do acordo e fornecerá especialistas em simulação para os clientes SAP. Porque a SAP acredita que o conceito Systems Dynamics é uma tecnologia líder para sistemas de planeamento estratégico, a empresa está também a realizar um investimento minoritário na Powersim.

SAP Strategic Enterprise Management

O SAP SEM fornece uma perspectiva da informação integrada em tempo real acerca do desempenho da empresa, ao longo das várias estruturas de negócio. O SAP SEM suporta os processos de gestão estratégica no interior da empresa de uma forma integrada, desde o planeamento de negócios à simulação, passando pela avaliação do desempenho e executando a comunicação do valor aos stakeholders. Desde a sua concepção, o SAP SEM utiliza a solução SAP Business Frameworkä e a tecnologia Business Application Programming Interface (BAPI), que facilita a rapidez no desenvolvimento e implementação de novas soluções através da utilização de tecnologias abertas e orientadas por objectos.

O SAP SEM contém os seguintes componentes:

  • Business Planning and Simulation – permite aos gestores tomarem decisões com base na informação completa para a criação de valor da empresa. Utilizando modelos dinâmicos de estratégia de negócio, os processos de análise e simulação identificam o impacto de várias actividades possíveis numa estratégia global.
  • Business Consolidation – acelera os processos contabilísticos da empresa, automatizando o processo legal e de consolidação da gestão.
  • Business Information Collection – este componente inclui o Web-based Editorial Workbench para juntar e incorporar informação não estruturada ("business news"), de fontes externas através da World Wide Web. Também permite a reunião de informação estruturada de fontes diversas.
  • Corporate Performance Monitor – utiliza Key Performance Indicators (KPIs) para as especificidades dos sectores de actividade e de desenvolvimento do cliente ligados a um Balanced Scorecard ou cenários de Management Cockpit, para continuamente mostrar a performance em todos os níveis do negócio relativamente aos alvos estratégicos.
  • Stakeholder Relationship Management – este componente permite melhorar significativamente o processo de comunicação das empresas para os seus stakeholders.

Tags: