AMBAR instala solução SAP R/3 e SAP APO

November 4, 1999 by SAP News 0

LisboaA SAP Portugal celebrou recentemente um contrato com a Ambar, Complexo Industrial Gráfico S.A., para a instalação do software SAP R/3 e SAP APO (Advanced Planner & Optimizer), uma solução de Gestão da Cadeia de Aprovisionamento.

A implementação do SAP R/3 na Ambar surge ligada à necessidade de uma elevada cobertura das funcionalidades, que é associada a um ambiente de grande integração e de coerência global do software exigida pela empresa. A instalação deste software na plataforma AS/400 possibilitará um aproveitamento do elevado know-how detido, neste domínio, pelos recursos internos da Ambar.

A instalação da solução SAP na Ambar será faseada: na primeira fase proceder-se-á à substituição do sistema actual por SAP R/3 através de um processo "big bang", ao passo que na segunda fase implementar-se-ão as funcionalidades adicionais associadas à solução SAP APO – a qual será um importante meio para a racionalização de toda a cadeia de distribuição.

A solução SAP R/3 será implementada na sede da Ambar no Porto que controlará a rede de comunicação que se estenderá aos vários centros distribuidores existentes, quer no Porto quer em Lisboa, bem como ao escritório da empresa em Faro. Na medida em que a Ambar é uma empresa com 60 anos, que assenta num ramo de negócios familiar e que se constitui em grupo com a Ambar Espanha S.A., é natural que, mais tarde, também nesta empresa do grupo seja implementada a solução SAP R/3, tanto no escritório de Barcelona como no centro distribuidor de Madrid.

Com SAP R/3 a Ambar espera obter benefícios directos em diversas operações de negócio. Ao nível estrutural, este software possibilitará uma reformulação dos processos de negócio, dos fluxos de trabalho e da organização funcional, apelando a uma maior competência assente na descida do poder de decisão e no cuidadoso controlo do desempenho.

Relativamente ao impacto operativo, a solução SAP melhora a eficácia operacional, reduzindo prazos e stocks e possibilitando uma maior eficiência administrativa, fruto da simplificação dos procedimentos e da automatização de tarefas.

A solução SAP contribuirá para o desenvolvimento do volume de negócios da Ambar e para o aumento significativo da produtividade dos seus recursos humanos, optimizando a geração de resultados capazes de reforçarem a sua solidez económica-financeira, bem como a tradicional capacidade para investir.

Ainda sobre os benefícios da solução recentemente adquirida, José Figueiredo Rocha, Vice-Presidente da Ambar, referiu que "a implementação do software da SAP terá um impacto no futuro, através das condições geradas para o desenvolvimento do comércio electrónico e para a utilização do Workflow, como a auto-estrada para a circulação dos processos de negócio e pela possibilidade de adaptação constante às novas condições negociais que o mercado global tem vindo a determinar".

Do ponto de vista da SAP e citando Paulo Marques, Sales Account para a Ambar, "este projecto é um desafio muito interessante, não só pelas particularidades da própria empresa que detém uma cadeia de valores bastante ampla: desde a fase de desenho e concepção até à distribuição, mas também pela forte motivação da Ambar para a gestão da mudança."

Sobre a Ambar
Fundada em 1939 por Américo Barbosa, a Ambar iniciou a sua actividade pelo negócio de encadernação de livros. Actualmente recria material tão diverso como cadernos, arquivos, livros e papel de fantasia. A Ambar rege-se, desde sempre, por princípios éticos que são a base da sua grandeza económica, laboral e social. Assim o volume de negócios em 1998 foi na ordem dos 7,6 milhões de contos, prevendo-se um esforço de investimento para o período de 1998/2000 de cerca de 2,5 milhões de contos. Contando actualmente com um número de funcionários de 714, o seu capital social é de 1 milhão de contos e possui uma área coberta de 36.000 m2, utilizando as mais modernas tecnologias. O objectivo estratégico inicial da Ambar de se tornar uma empresa de nível Europeu foi conseguido em 1986 com a início de actividade da Ambar Espanha, S.A.

Tags: