VERBO implementa SAP R/3

February 10, 2000 by SAP News 0

LisboaA VERBO S.A., uma das principais editoras portuguesas, entrou recentemente em produtivo com a solução SAP, após uma implementação bem sucedida dos módulos de SAP R/3 de Logística (Vendas, Distribuição e Materiais), Produção, Controlo e Financeiro.

A aquisição e implementação de um software de gestão empresarial, líder de mercado, por parte da VERBO, uma empresa com características de PME, foi possível graças à disponibilidade de soluções SAP específicas para o mercado das empresas de pequena e média dimensão, que por sua vez são garantidas pelo canal de Venda Indirecta da SAP Portugal. A CPCis, sendo um VAR (Value Added Reseller) da SAP, foi o responsável pelo licenciamento da instalação SAP, bem como pelo processo de implementação e consultoria do SAP R/3 na VERBO.

Os objectivos da VERBO na implementação de um sistema SAP estavam relacionados com diversos factores: a disponibilização da informação à organização em tempo útil; a implementação de uma solução que estivesse preparada para o Euro, para o Ano 2000 e para a gestão integrada do grupo de empresas; a garantia da evolução tecnológica, minimizando a necessidade de migrações e grandes mudanças no futuro; e a fiabilidade e continuidade da solução a adoptar, que deveria ser suficientemente conhecida para inspirar a confiança de toda a equipa.

A VERBO apostou numa estrutura de sistemas de informação que lhe permite encarar o próximo milénio da melhor forma: não só pelo processo de reengenharia e adaptação que toda a empresa experimentou, como também pelo aumento da competitividade que a VERBO visa atingir com a solução SAP R/3 no apoio ao seu negócio.

Segundo Pedro Nuñez, Administrador da VERBO, "Era preciso encontrar uma ferramenta que apoiasse o nosso processo de mudança. O ano 2000 e o Euro não eram os únicos problemas a serem enfrentados. O sistema deveria atender de modo integrado às necessidades do nosso grupo de empresas, e ser suficientemente flexível para apoiar o reenquadramento estratégico necessário para enfrentar um mercado sempre mais competitivo que não se compadece com o aumento dos custos administrativos-burocráticos. A solução SAP está a ser o catalizador deste processo."

"A introdução da solução SAP na VERBO, para além de trazer vantagens operacionais nos procedimentos administrativos, cujos efeitos só se farão sentir inteiramente no médio prazo, está já a trazer um maior rigor na definição dos vários sistemas de suporte à decisão estratégica, que é fundamental num mercado como o nosso, que atravessa uma fase de rápidas mudanças estruturais." reforçou Nuno Manuel Guedes, Administrador da VERBO.

Como objectivo de sempre e para o futuro, a VERBO encara a divulgação e comercialização dos conteúdos que desenvolve, rentabilizando sempre as novas tecnologias, em realidades como a Internet.

A CPCis como VAR da SAP, actuando no mercado das PMEs aborda a implementação de projectos SAP R/3 numa perspectiva global, ou seja, desde a instalação do software SAP R/3, parametrização de todos os módulos funcionais e integração em plataformas tecnológicas – hardware, permitindo assim ao cliente, um diálogo e responsabilização de toda a solução, com um só interlocutor.

O projecto da VERBO enquadrou-se na estratégia da CPCis de abordar a implementação como um projecto "fechado", considerando o tempo de implementação e custos determinados no âmbito das funcionalidades e áreas a implementar, definidos no contrato de fornecimento.

As implicações e requisitos necessários a uma implementação duma solução SAP R/3, assim como o respectivo impacto na organização de cada empresa, revestem-se de enorme importância – "sendo necessário que o cliente, na tomada de decisão, esteja sensibilizado para a disponibilidade de recursos e possível alteração de processos existentes, numa perspectiva de usufruir de um Sistema Integrado de Informação – ERP, como uma "ferramenta" de mais valia, auxiliar dos actos de gestão." salientou Miguel Santos, Director Geral da Divisão SAP da CPCis.

Miguel Santos adiantou ainda "O sucesso de uma implementação de um projecto SAP, com as suas especificidades, passa por uma boa inter-relação das equipas funcionais do cliente com o implementador. Um dos vários factores críticos de sucesso deste projecto, deveu-se à correcta percepção e empenho dos quadros da VERBO, permitindo assim definir as funcionalidades requeridas para uma maior racionalização das respectivas áreas de negócio, cumprindo o calendário e custos estimados."

Sobre a Verbo S.A.
A Editorial Verbo S.A. foi constituída em 1959, em Portugal, iniciando a sua actividade com livros infantis e juvenis. Embora a sua expansão tenha passado pela criação de empresas do grupo direccionadas para mercados específicos, (nacionais e internacionais), e pelo estabelecimento de alianças estratégicas com outros intervenientes no mercado; a Verbo continua a assumir-se como uma empresa quase familiar.
Com pouco mais de 150 empregados, a Verbo, líder em Portugal no seu segmento, opera desde 1973 nos mercados angolano e brasileiro, concretizando uma vertente da estratégia do grupo, que define como o seu espaço natural os países de língua oficial portuguesa.