SAP Portugal cresceu 62% em 1999

April 4, 2000 by SAP News 0

A SAP Portugal registou no final de 1999 receitas globais no valor de 6.606 milhões de contos

LisboaA SAP Portugal encerrou o exercício fiscal correspondente ao ano de 1999 com uma facturação de 6.606 milhões de contos, o que representa um aumento de 62% em comparação com os 4.072 milhões de contos obtidos durante o ano de 1998. Estes resultados permitiram que a SAP Portugal, se destacasse das outras subsidiárias europeias da SAP AG por ter sido a subsidiária que registou o maior crescimento ao nível europeu.

Segundo José Duarte, director-geral da SAP Portugal, "durante o primeiro ano de autonomia da SAP no território nacional conseguimos reafirmar a nossa liderança na área do software de gestão empresarial. Conseguimos que um crescente número de empresas e entidades, de todas as dimensões e sectores tenham depositado a sua confiança na SAP e nas nossas soluções para enfrentar os novos desafios do próximo milénio. Tudo isso tem sido fruto do esforço realizado pela nossa equipa e pela nossa intensa actividade orientada para a oferta de soluções cada vez mais avançadas e completas para o mundo empresarial."

Do valor global de facturação, 70% corresponde à venda de licenças de software e os restantes 30% às receitas de serviços. As receitas oriundas do licenciamento de software são constituídas por 40% de instalações SAP R/3, 40% de soluções sectoriais (i.e. soluções específicas para os diferentes sectores de actividade) e cerca de 20% correspondem às novas aplicações, por exemplo, Business Intelligence, Supply Chain Management e Internet. As receitas de serviços dividem-se aproximadamente em 20% para consultoria e 10% para formação.

Sobre esta segmentação por áreas de negócio, José Duarte esclarece, "o software ERP ainda domina o volume de negócio e aponta para um crescimento contínuo, mas a sua contribuição para o total das receitas terá tendência a ser ultrapassada quer pelas novas aplicações quer pelos novos componentes da solução mySAP.com que endereça o emergente negócio digital."

A SAP Portugal possui actualmente um número aproximado de 450 clientes, sendo que, neste número estão incluídas tanto empresas que facturam acima dos 15 milhões de contos, como empresas que facturam cerca de 1 milhão de contos. Segundo estudos oficiais, a SAP detém, no território nacional, uma quota de mercado superior a 50%, sendo uma parte considerável oriunda do mercado das empresas de pequena e média dimensão.

A estratégia de consolidação do Canal de Venda Indirecta, em 1999, permitiu à SAP Portugal conquistar, em menos de um ano, cerca de trinta novas empresas, o que representa cerca de metade das novas contas da empresa obtidas durante o ano de 1999 e traduz 12% da facturação global da empresa no mercado nacional.

Dos novos contratos obtidos durante o ano de 1999 destaque-se: AIP, Alcântara Agrícola (Vinhos Romeira), Ambar, ANA – Aeroportos e Navegação Aérea, Câmara Municipal de Lisboa, Cifial, Cimentos da Madeira, Fluxograma, Gestnave, Higiper, Office Center, Páginas Amarelas, Sanitana, Sardinha & Leite e RALL, entre outros.

Este crescimento do valor da facturação da SAP em Portugal foi sustentado pelo forte crescimento da sua estrutura de recursos humanos que aumentou de 51 empregados, em 1998, para mais de 90, em 1999, em conformidade com o que foi anunciado no ano transacto. A empresa continuará com o processo de expansão do seu número de empregados prevendo aumentar em 2000 para cerca de 130 profissionais.

Objectivos para o Ano 2000

O ano da viragem do século foi o escolhido pela SAP para mudar de paradigma. Hoje em dia assistimos a uma organização que se concentra totalmente na Internet, tendo o mySAP.com como veículo dessa estratégia. Desta forma, e no enquadramento da estratégia mySAP.com, alguns dos objectivos para o mercado nacional são:

  • a concretização de "Marketplaces" horizontais ou verticais, por sector de actividade ou indústria, aplicáveis quer a clientes SAP quer ao mercado em geral;
  • a disseminação da utilização da solução "Workplace" do mySAP.com que se trata de um portal empresarial baseado na Web, que proporciona aos colaboradores o acesso único e integrado a todas as aplicações de software SAP e outras, bem como à informação que lhes permita desempenhar as suas tarefas no seio da organização onde se inserem;
  • a disponibilização de serviços de Application Hosting, direccionados a empresas de pequena e média dimensão, que vão permitir que estas empresas, através do pagamento de uma mensalidade por utilizador, acedam a aplicações até agora consideradas inacessíveis.

Tags: