CASE/EDINFOR e SAP apresentam solução Si.SMAS

May 3, 2000 by SAP News 0

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) dispõem agora de uma solução específica para as suas necessidades, que tem como objectivo aumentar a eficácia, rentabilidade e flexibilidade do serviço prestado ao cidadão.

LisboaA SAP Portugal, fornecedor líder de soluções de negócio e a CASE/EDINFOR, com a sua experiência acumulada em cerca de uma centena de projectos SAP realizados desde 1993, apresentam a solução que desenvolveram especificamente para os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento, denominada Si.SMAS.

A solução agora apresentada enquadra-se, por um lado, na necessidade de reforma e modernização da Administração Pública através da optimização da sua estrutura e processos, tendo presente os objectivos de maior eficácia, rentabilidade e flexibilidade e, por outro, nas necessidades específicas dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento intrínsecas à prestação dos seus serviços à população.

A Si.SMAS consiste na adaptação do Sistema SAP aos Serviços Municipalizados nas áreas de Gestão de Materiais, Contabilidade Financeira e Gestão de Manutenção. Esta solução, que permite uma forte integração e uma vantajosa uniformização dos métodos de trabalho, oferece ainda outros benefícios tais como: a flexibilidade na criação de relatórios, a gestão integrada de dados e a partilha de informação com segurança e em tempo real.

Na vertente de Gestão de Materiais, a Si.SMAS integra várias funcionalidades desde o registo de materiais e fornecedores até à integração automática dos movimentos de stock com a contabilidade, passando por o processo automático de selecção de fornecedores, segundo critérios definidos pelo utilizador, administração de stocks, confirmação de facturas (possibilidade de pré-registo) e, ainda, Impressão de listas de contagem dos movimentos de stock com a contabilidade.

A vertente Financeira inclui, por seu turno, uma forte integração da contabilidade financeira, contabilidade analítica e tesouraria, utilização de plano de contas SMAS, relatórios de análise de saldos e facturas vencidas, tratamento do IRF, gestão integrada de tesouraria e, por fim, criação de centros de custo/resultado. A CASE/EDINFOR assegura ainda a integração do ELAG, sistema comercial da Edinfor utilizado nos SMAS, com o Si.SMAS. Por sua vez, a Gestão de Manutenção, permite o registo de tempos e custos por centros de trabalho, o cadastro de equipamentos, o registo e relatórios de notas de avaria e o registo de manutenção.

A solução Si.SMAS apresenta, ainda, como principal característica a redução significativa dos custos e dos tempos de implementação. Nos projectos de implementação da solução Si.SMAS, a CASE/EDINFOR ao utilizar a metodologia ASAP que assenta nas recomendações da SAP e incorpora a experiência resultante tanto de pequenos como de grandes projectos, garantirá a sua implementação em oito semanas.

Por último e ainda no âmbito da solução Si.SMAS, a CASE/EDINFOR disponibiliza um serviço do tipo ASP (Application Service Provider), que possibilitará o outsourcing da função informática por parte dos SMAS, evitando-lhe o investimento em hardware, comunicações, licenças, projecto e formação de utilizadores.

Sobre a Case/Edinfor
A Case/Edinfor com a sua experiência acumulada em cerca de uma centena de projectos SAP R/3, concluídos com sucesso em diversas partes do mundo, é hoje o maior implementador de SAP em Portugal. Esta associação de empresas oferece um conjunto de serviços de consultoria e implementação, com o objectivo de auxiliar os seus clientes a tornarem o seu negócio mais rentável e eficaz, pela utilização criteriosa dos Sistemas de Informação, actuando de forma independente, profissional e exemplar no mercado.