SAP e Commerce One Formam “Dream Team” para a Nova Economia

June 19, 2000 by SAP News 0

Num acordo estratégico, em que a SAP investiu 250 milhões de USD, ambas as empresas partilharão as receitas, por um período de 3 anos, de um marketplace de e-business da nova geração

LisboaA SAP AG, líder de soluções de software inter-empresarial, a SAP Markets, subsidiária da SAP AG criada para a construção e desenvolvimento de marketplaces e a Commerce One, líder em soluções globais de comércio electrónico anunciaram um acordo que visa, em conjunto, disponibillizarem o marketplace de e-business da nova geração para a economia digital.

O marketplace, que ainda não tem um nome definido e que será desenvolvido conjuntamente, promete revolucionar o mercado ao oferecer às empresas one stop shopping para todo o leque de serviços de e-business disponibilizados num marketplace. Baseados numa arquitectura comum, estes serviços distribuem-se por cenários de colaboração, incluindo serviços de conteúdos segmentados por áreas de negócio e de business intelligence. Este marketplace substituirá as cadeias logísticas lineares e em série, por comunidades colaborativas e paralelas, reduzindo dramaticamente os ciclos de tempo, melhorando as relações com os clientes e aumentando a produtividade dos negócios a nível mundial.

Este acordo de âmbito alargado resultará numa oferta conjunta que inclui, das duas empresas, as melhores tecnologias e aplicações para marketplaces de e-business. A tecnologia e as aplicações serão fornecidas pela SAP e distribuídas pela Commerce One, SAP e SAPMarkets através do desenvolvimento conjunto e de estratégias de vendas e marketing comuns, com início imediato. Este marketplace, numa única solução, fornecerá aos clientes tecnologia aberta, aplicações de e-business e capacidades de distribuição.

O todo é maior que a soma de todas as partes

A nova solução de Marketplace permite às empresas tornarem-se mais fortes nas respectivas áreas de actividade e, ainda, com maior capacidade de criação de novas oportunidades para os seus clientes. A Commerce One fornecerá a infraestrutura do marketplace que permitirá às empresas estabelecerem e operarem em portais de comércio electrónico, ao passo que a SAP fornecerá as funcionalidades em áreas tais como Supply Chain Management, Gestão do Ciclo de Vida do Produto, Customer Relationship Management e Business Intelligence. Este marketplace combina a solução do Portal MarketSite da Commerce One, incluindo os Serviços de Leilão e o Motor de Conteúdos, com as aplicações de e-business do mySAP.com para planeamento avançado e de optimização, gestão do ciclo de vida do produto e gestão da informação (datawarehousing). As empresas envolvidas neste projecto vão desenvolver em conjunto a nova geração de soluções de e-procurement baseadas nos requisitos dos clientes, como parte da solução de marketplace.

No marketplace a desenvolver adoptar-se-á a XML Common Business Library (xCBL) da Commerce One, um conjunto standard de Building Blocks XML e uma framework documental que fornece integração aberta com todas as aplicações de venda e de compra, assim como integração aberta com aplicações de negócio de todas as indústrias. Adicionalmente, as empresas irão ampliar a xCBL para incorporar os Business Application Programming Interfaces da SAP (BAPIs), melhorando os processos de negócio end-to-end na Internet.

Os clientes da SAP, da SAPMarkets e da Commerce One vão usufruir de uma transição suave para as soluções de front office e de e-business no marketplace, o que significa a entrada na nova economia. Estes clientes poderão participar imediatamente na Global Trading Web, a maior comunidade mundial de comércio business-to-business. Com software de gestão de compras, todas as empresas que têm instalado o software empresarial da SAP estarão aptas a conectar-se ao novo marketplace sem terem de realizar qualquer upgrade aos seus sistemas internos.

"Com a união de esforços das duas empresas, estaremos aptos a atingir a nossa visão mútua de uma economia sem atritos" disse Hasso Plattner, co-presidente e CEO da SAP AG e CEO da SAPMarkets. "Os nossos 13.000 clientes querem uma solução de marketplace de e-business única e líder, que tire o máximo partido da Internet. A SAP, SAPMarkets e Commerce One disponibilizarão esta solução."

"Esta dream team de líderes de mercado disponibilizará o marketplace colaborativo do futuro", afirmou Mark Hoffman, Presidente do Conselho de Administração e CEO da Commerce One. "Os nossos parceiros mundiais estão a exigir aplicações de e-business líderes. A nossa relação com a SAP vem adicionar um valor tremendo a uma vasta série de funcionalidades. Esta é uma verdadeira vitória para a economia na Internet."

De forma a assegurar uma implementação rápida e global do marketplace, o acordo entre as empresas envolvidas resultará na compra pela SAP de acções da Commerce One no valor aproximado de 250 milhões de dólares e na distribuição de receitas pelas duas empresas, durante um período de três anos. Por último, as empresas irão colaborar conjunta e muito proximamente nas novas tecnologias para soluções de marketplace.

Sobre Commerce One
A Commerce One é líder em soluções globais de e-commerce. Através dos seus produtos, portais e serviços, esta empresa possibilita o acesso a mercados mundiais, facilitando transacções comerciais em qualquer momento e lugar. A Global Trading Web da Commerce One é a maior comunidade de comércio business-to-busines. Constituída por muitos marketplaces electrónicos e abertos, a Global Trading Web permite grandes economias de escala para as empresas compradoras e para os fornecedores de produtos e serviços, a uma escala mundial.

Tags: