SAP Promove Estudo Preliminar para Projectos de Conversão para o EURO

July 17, 2000 by SAP News 0

A SAP Portugal, líder de soluções de software inter-empresarial, disponibilizou recentemente, para a base instalada do sistema SAP R/3, um serviço que visa avaliar se o cliente está ou não preparado para iniciar a conversão para o Euro.

LisboaOs principais benefícios deste serviço, disponível desde Junho passado, são entre outros a detecção e identificação antecipada de eventuais áreas críticas no sistema SAP R/3, ao nível de dados e do estado da parametrização da ferramenta de conversão para o EURO, contribuindo para um planeamento do projecto de conversão mais apurado. Quanto mais cedo forem detectadas estas áreas críticas no sistema SAP R/3, mais rapidamente serão apresentadas as pistas para análise e resolução destas áreas. Através deste serviço, o cliente poderá ter uma ideia mais clara da dimensão do trabalho a executar, antes de ter o sistema preparado para executar os programas de conversão propriamente ditos. Além deste benefício, o cliente poderá ainda adquirir Know-How suficiente para a fase de análise da conversão para o EURO, o que lhe permitirá efectuar este estudo pelos seus próprios meios regularmente até ao momento da conversão.

O processo de conversão para o EURO, no sistema SAP R/3, exclusivo para a base instalada que ainda utiliza nos seus processos internos, a moeda local PTE e que dispõe de uma versão igual ou superior à 3.1I, abrange um conjunto de macro tarefas que se dividem em quatro fases: Preparação da Conversão; Pré-Processamento; Conversão e Pós-Processamento. Na fase da preparação de conversão são realizadas todas as tarefas relacionadas com a parametrização de tabelas necessárias à execução da conversão e encerramento do exercício fiscal anterior, nos vários módulos SAP R/3; enquanto na fase seguinte – Pré-processamento – são efectuados os programas de análise e assignadas as regras de tratamento para conversão de desenvolvimentos específicos do cliente. A fase da Conversão, como o seu nome indica, caracteriza-se pela execução dos programas de conversão de valores em moeda local para o EURO; e por último na fase do Pós-Processamento, são realizadas as tarefas de refinamento e disponibilização do sistema para o processamento diário do mesmo.

No decorrer de um projecto de conversão da moeda, definida no sistema SAP R/3, para EURO, o conjunto de tarefas que poderá ter um maior impacto, em termos de duração, é a fase de pré-processamento, em que são executados os programas de análise. E enquanto persistirem áreas críticas detectadas por estes programas de análise, não é possível prosseguir com as fases seguintes de conversão. A dura o desta fase depende da quantidade e complexidade das situações detectadas, daí que seja recomendável executar estes programas com a maior brevidade possível.

Segundo Paulo Lopes, coordenador da equipa de consultoria na SAP Portugal para a área financeira, "os clientes de SAP R/3 que maior importância atribuírem a este estudo preliminar, melhores condições terão para avançarem para um projecto de sucesso na conversão da moeda local para o Euro."

Tags: