SAP Portugal Lança a Sua Maior Campanha Publicitária de Sempre

October 10, 2000 by SAP News 0

Integrada numa forte campanha publicitária a nível mundial, esta acção promocional visa consolidar a imagem de liderança da SAP no mercado das soluções de e-business.

LisboaA SAP Portugal, subsidiária do líder mundial de soluções colaborativas de software que utilizam todas as potencialidades do e-business, vai realizar o seu maior investimento publicitário de sempre no nosso país. Visando a consolidação da sua imagem de líder no mercado das soluções e-business, esta campanha publicitária irá durar até ao final do ano, contando com a presença garantida em diversos meios, nomeadamente, imprensa escrita, rádio, Internet e publicidade exterior no aeroporto de Lisboa.

De acordo com João Paulo Silva, Director de Marketing da SAP Portugal, "a SAP, ao longo dos últimos anos, passou por várias evoluções devido ao forte crescimento que tem registado quer a nível mundial (de 1996 a 1999 triplicou a sua dimensão), quer a nível nacional (de 1996 a 1999 quadruplicou a sua dimensão)." E adianta, "por outro lado, a SAP deixou de ser uma empresa mono-produto para passar a comercializar várias soluções de negócio, assentes na nova geração de e-business, que abrangem áreas como o Enterprise Resource Planning (ERP), o Customer Relationship Management (CRM), o Business Inteligence (BI) e o Supply Chain Management (SCM). Por todos estes motivos, era importante relançar e consolidar a imagem da empresa através de uma forte acção de comunicação".

Note-se que a evolução da SAP e o desenvolvimento de novas soluções é assente nos indicadores que nos são transmitidos pelo mercado, nomeadamente dos nossos parceiros, analistas e, principalmente, dos nossos clientes. A SAP realiza todos os anos um estudo de satisfação junto de toda a sua base instalada, que nos ajuda a aferir os caminhos de melhoria. Já a partir do ano 2001, este estudo será realizado todos os trimestres, sendo que em cada trimestre contactaremos um quarto dos nossos clientes. Assim, teremos constantemente informação actual de como o mercado está a reagir às nossas soluções.

Esta campanha internacional, com presença nacional, teve o seu "pontapé de saída" no último Grande Prémio de Fórmula 1 dos EUA, do qual a SAP foi patrocinadora. Todos os países europeus, onde a SAP tem presença, estão neste momento a lançar as suas campanhas adaptadas aos respectivos mercados nacionais, como é o caso em Portugal.

Desde o arranque da era e-business que, com alguma ligeireza, o mercado se tem apropriado do termo "nova economia" e este, por sua vez, tem sido conotado com empresas associadas à Internet, com elevado potencial (mas por vezes com elevados prejuízos) e consequente entrada no mercado bolsista, como forma de financiar o crescimento. Assistiu-se a um fenómeno empresarial onde o prioritário, não era ter uma estratégia sólida e integrada aproveitando todas as potencialidades do e-business, mas sim, a presença rápida neste meio, mesmo que de uma forma desintegrada com o resto da empresa.

João Paulo Silva, apontando como enquadramento este fenómeno de escala mundial, acrescenta "daí a escolha da mensagem para esta campanha: "Chegaram as soluções para a Nova, Nova Economia (A Que é rentável)". Porque nesta "nova, nova economia", é importante saber que retorno do investimento será alcançado e dentro de que prazo." E reforça, "esta é a preocupação das empresas nossas clientes e daqueles que nos contactam diariamente."

Para esta campanha, o site da SAP, www.mysap.pt, foi alvo de renovações. Estando muito mais centrado no utilizador, este site permite uma navegação muito mais apurada e intuitiva, sendo um importante instrumento de esclarecimento de questões surgidas durante a campanha. No entanto, funcionando também como complemento do site, a SAP preparou um centro de atendimento telefónico que estará disponível durante toda esta fase da campanha.

Tags: