SAP Reforça as Suas Parcerias com o Ensino Superior

November 8, 2000 by SAP News 0

A Universidade do Minho, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Superior de Engenharia do Porto e o ISEGI da Universidade Nova de Lisboa são alguns exemplos de instituições com quem a SAP já estabeleceu acordos.

LisboaA SAP Portugal, subsidiária do líder mundial de soluções colaborativas de software que utilizam todas as potencialidades do e-business, através do seu departamento de Alianças e no âmbito de uma iniciativa denominada "Higher Learning Initiative", tem apostado no reforço das suas parcerias com as Universidades e Institutos Politécnicos de Portugal, tendo concretizado já no decorrer do ano 2000 mais três acordos. Através desta cooperação, a SAP e as Instituições de Ensino Superior procuram reduzir as diferenças que se verificam entre o saber científico e técnico, elaborando-se programas curriculares que visam adaptar a formação dos alunos às necessidades e tendências do mercado das tecnologias de informação.

Através destas parcerias, a SAP disponibiliza as suas soluções aos estabelecimentos de Ensino Superior sem qualquer tipo de encargo para os mesmos, embora condicione o seu uso ao ensino e às disciplinas adaptadas para a aprendizagem dos sistemas SAP, não estando as Universidades e Institutos Politécnicos autorizadas a utilizá-las como ferramentas de gestão.

Esta iniciativa, denominada "Higher Learning Iniciative", prevê a concretização de protocolos, ao abrigo dos quais a SAP disponibiliza o sistema designado por IDES (International Development Education System), o ambiente ideal de aprendizagem que permite aos utilizadores usufruírem da capacidade de trabalho de uma solução completamente personalizada e que contém dados mestres e transaccionais verídicos.

Para além de tudo isto, a "Higher Learning Initiative" é um projecto concebido para apetrechar as instituições de ensino com um poderoso software de aprendizagem e investigação, permitindo demonstrar como se trabalha num sistema de negócios real, aceder a tecnologia avançada, apoiar trabalhos e iniciativas de alunos e professores, assim como, proporcionar oportunidades de investigação e tecnologia de informação.

De acordo com António Amaro, Alliance & Business Development Manager da SAP Portugal, "este programa de apoio tem como objectivo oferecer a mais sofisticada tecnologia ao meio académico. Consideramos vital a importância deste relacionamento com as Universidades, pois valorizamos o reconhecido prestígio académico e estamos certos que irão maximizar as ferramentas colocadas à sua disposição, em proveito dos alunos e professores".

A Universidade do Minho, o Instituto Politécnico de Leiria, o Instituto Superior de Engenharia do Porto e o ISEGI (Instituto Superior de Estatística e Gestão de Informação da Universidade Nova de Lisboa) são alguns exemplos de instituições com quem a SAP estabeleceu este tipo de acordos.

Na opinião do Professor Altamiro Machado, Director do Departamento de Sistemas de Informação da Universidade do Minho, "o Departamento de Sistemas de Informação (DSI) da Universidade do Minho vê na cooperação com a SAP uma mais valia extremamente importante. Do ponto de vista académico, esta parceria dá ao DSI a possibilidade de repensar e manter actualizado o ensino de temas tais como a problemática dos ERP’s, da sua implementação e dos seus impactos, e por outro lado, tem permitido uma gradual mudança de natureza de disciplinas tradicionalmente abordadas de maneira extremamente teórica (Contabilidade, Gestão da Produção, Logística, etc…), tornando o seu ensino mais experimental com base no IDES. Outro aspecto importante desta colaboração, tem a ver com o lento estabelecimento de contactos informais entre o mundo empresarial e a Universidade beneficiando quer os alunos quer os professores. Este conhecimento mútuo permite eliminar medos e mitos de parte a parte tornando possível o aparecimento de parcerias que permitirão uma abordagem colaborativa a projectos que sejam de real interesse quer para a DSI quer para a SAP."

De acordo com o Professor José Victor, Coordenador do Departamento de Engenharia Informática da ESTG-Leiria, "o Departamento de Engenharia Informática da ESTG-Leiria tem tido desde sempre a preocupação da adequação do ensino ministrado às reais necessidades do mercado de trabalho. A forte ligação a empresas de reconhecida competência, nas diferentes áreas dos Sistemas e Tecnologias da Informação, é por isso vital. A parceria com a SAP surge neste contexto, constituindo sem dúvida uma mais valia para os nossos alunos, pois poderá proporcionar melhores oportunidades de emprego e realização profissional."

Ao abrigo destes protocolos, a SAP garante a formação dos docentes que leccionarão a disciplina dedicada aos seus sistemas, disponibilizando-se para realizar apresentações e sessões de esclarecimento sobre tendências emergentes no mercado das tecnologias e informação, tal como Business-to-Business Procurement, Customer Relationship Management e Business Intelligence.

Tags: