SAP Portugal Alcançou Receitas no Valor de 7.856 Milhões de Contos no Ano 2000

February 12, 2001 by SAP News 0

As vendas de produto registaram um crescimento de 21% em comparação com o ano anterior

O número de contratos mySAP.com, a solução líder de e-business, representou 52% do total de novos contratos celebrados durante o exercício de 2000

LisboaA SAP Portugal, fornecedor líder de soluções de e-business, encerrou o exercício fiscal correspondente ao ano 2000 com uma facturação global de 39.184 milhares de Euros (7.856 milhões de contos), o que representa um aumento de 19% em comparação com os 32.951 milhares de Euros (6.606 milhões de contos) alcançados durante o ano de 1999.

No que diz respeito aos lucros antes de impostos, e em conformidade com os critérios de contabilidade do Grupo SAP (US GAAP), a SAP Portugal atingiu um valor de 8.364 milhares de Euros (1.676 milhões de contos), que representa 21% do valor global das receitas obtidas durante o ano 2000.

Do valor global de facturação da SAP Portugal, 74% corresponde às vendas de produto, cujo volume registou um aumento de 21% face ao período homólogo anterior.

Para estes resultados, alcançados durante o ano 2000, contribuiu especialmente o êxito da plataforma de e-business da SAP, de tal modo que num só ano, mySAP.com é uma realidade no mercado empresarial português. Durante o ano 2000, 52% dos novos contratos celebrados pela SAP Portugal foram contratos de fornecimento da solução mySAP.com. O que significa que a plataforma mySAP.com experimentou no nosso país uma penetração muito semelhante àquela que foi registada a nível mundial.

Durante o ano 2000, a SAP ampliou consideravelmente a sua carteira de clientes, celebrando contratos com 60 novos clientes. Contando actualmente com um número superior a 500 clientes, destaque-se como novos contratos obtidos durante o ano de 2000: Edifer, e-Logistics, HLC, José de Mello Saúde, Logoplaste, Marinha de Guerra Portuguesa, MARL – Mercado Abastecedor da Região de Lisboa, PowerTrade, SMAS de Sintra, UNICRE, Universidade de Coimbra, entre muitos outros.

Neste mesmo ano de exercício, a SAP Portugal viu aumentar a re-compra de novas soluções pela sua base instalada. Tal facto assenta no elevado grau de confiança depositado pelos nossos clientes quer na SAP quer nas soluções que fornecemos, como sendo as que melhor respondem aos requisitos do mercado. Pode, pois, afirmar-se que a nossa estratégia de expansão e evolução na nossa base instalada está a atingir os resultados expectados.

Segundo José Duarte, director-geral da SAP Portugal, "durante o ano transacto encontrámos numerosos desafios que se traduziram, proporcionalmente, em êxitos. Manteve-se assim a tendência de crescimento que a SAP Portugal tem experimentado desde sempre e continuadamente no mercado nacional. Os nossos resultados são fruto da confiança que numerosas organizações têm depositado na SAP como fornecedor global de soluções de negócio. Esta confiança manifesta-se especialmente no excelente acolhimento que a nossa plataforma de e-business, mySAP.com, tem recebido por parte dos nossos clientes."

Este crescimento do valor da facturação da SAP em Portugal foi sustentado pelo crescimento da sua estrutura de recursos humanos que aumentou de 90 empregados, em 1999, para 104, em 2000, o que representou um incremento de 16%.

Desafios para 2001

O primeiro objectivo que SAP Portugal definiu na sua estratégia para este ano é continuar a fortalecer o relacionamento com os seus clientes, centrado em duas vertentes, por um lado, no estreitamento das relações com as empresas já utilizadoras das soluções SAP, e por outro, continuar a oferecer novas soluções de negócio, que lhes permita incrementar a sua rentabilidade e eficácia.

Graças à excelente evolução, tanto no que diz respeito aos seus resultados financeiros, como à extraordinária procura que estão a ter as suas soluções de e-Business, em especial a sua plataforma de e-Business, mySAP.com, a empresa tem previsto reforçar a sua liderança, afirmando-se como o fornecedor de soluções de e-Business preferido das empresas nacionais. As alianças estratégicas formadas pela SAP com outras empresas líderes, a proliferação de marketplaces por diferentes sectores de actividade e a crescente adopção da sua solução de CRM (Customer Relationship Management) em todo o mundo, suportam o êxito da estratégia definida pela SAP.

Neste contexto, e dentro do leque de soluções de e-Business da empresa, durante o ano de 2001 a SAP Portugal acredita que as suas soluções no campo da gestão das relações com o cliente (CRM), na gestão da cadeia de fornecimento (SCM – Supply Chain Management) e de Business-to-Businesss ocuparão uma posição de liderança no nosso mercado.

Outro dos desafios que a SAP Portugal enfrenta, durante o ano 2001, mas que se traduz numa excelente ferramenta de alavanca para o seu negócio, é o facto da próxima edição do SAPPHIRE, a maior convenção europeia de e-business, se realizar em Portugal. Pela grande notoriedade que este evento produzirá no mercado nacional, pois reunirá mais de 9.000 assistentes e trará a presença de mais de 120 parceiros mundiais, a SAP Portugal está segura que a sua penetração no mercado português aumentará substancialmente.

Tags: