VICAIMA faz planeamento da Cadeia Logística com SAP APO

April 9, 2001 by SAP News 0

A entrada em produtivo da aplicação SAP APO na VICAIMA caracteriza-se por ser um projecto pioneiro em Portugal e na Europa, de tal modo que a VICAIMA, no SAPPHIRE 2001, será responsável por uma das apresentações a realizar na área de Supply Chain Management

LisboaA SAP Portugal vem anunciar que uma das maiores empresas nacionais no ramo das madeiras, VICAIMA, utiliza desde Dezembro último, o componente SAP APO (Advanced Planner & Optimizer) da solução mySAP SCM, como ferramenta de planeamento e sequenciamento detalhado da sua fábrica em Vale de Cambra.

A VICAIMA opera na indústria das madeiras e enfrenta diariamente o grande desafio de produzir portas, durante 24 horas por dia, numa fábrica, de acordo com regras e restrições que determinam a sequência óptima de produção, maximizando a ocupação dos recursos e minimizando os tempos de paragem, tentando desta forma melhorar significativamente o serviço prestado aos seus clientes.

A entrada em produtivo do componente SAP APO e mais concretamente das funcionalidades de Production Planning e Detailed Scheduling é o culminar de um projecto de implementação pioneiro em Portugal e na Europa, onde colaboraram elementos da VICAIMA, da SAP Portugal e da própria SAP AG.

O arranque das diferentes áreas que constituem as funcionalidades de Production Planning e Detailed Scheduling foi faseado. Assim, no início do mês de Dezembro de 2000 entrou em produtivo, a área de "Planeamento e Sequenciamento Detalhado da Produção em Capacidades Finitas". Neste momento encontra-se em fase de arranque a área que cobre os "Processos de Optimização do Fluxo Produtivo".

A implementação das funcionalidades de Production Planning e Detailed Scheduling do SAP APO vem trazer um grande número de vantagens, de entre as quais se destacam: a redução do tempo dispensado para o planeamento e sequenciamento da fábrica; a maior visibilidade da informação, com um sistema que permite encarar o processo de planeamento como um todo; os ganhos de eficácia ao nível do controlo das encomendas e dos atrasos; e a melhoria da qualidade do planeamento, tendo em conta as interligações que se obtêm entre os vários elementos.

Este projecto representou um verdadeiro desafio, para todas as partes envolvidas, devido à sua complexidade, particularidade e inovação. O projecto de SAP APO na VICAIMA foi de facto inédito em Portugal e, seguramente, é um dos primeiros a nível mundial dentro dos moldes em foi definido.

Tendo em conta tudo isto, foi um enorme prazer e satisfação assistir ao arranque de uma nova etapa que será seguramente bem sucedida, dado o empenho e determinação evidenciados por este cliente em abraçar as novas dimensões de planear a cadeia logística.

O sucesso deste processo deveu-se e continuará a dever-se ao empenhamento e à excelente qualidade dos elementos da VICAIMA, bem como ao elevado nível de conhecimento e experiência dos consultores da SAP envolvidos. Além disso, refira-se que grande parte do sucesso obtido resultou também do óptimo espírito de equipa, sempre patente ao longo de todo o projecto.

No próximo dia 23 de Abril, no âmbito do SAPPHIRE 2001, a VICAIMA fará uma apresentação, intitulada "VICAIMA – Supply Chain Management a Living Reality" que focará não só os principais aspectos da solução que entrou em produtivo, bem como os benefícios alcançados. Esta apresentação realizar-se-á no pavilhão 2 da Nova FIL, na área "Presentation Theatre", pelas 14:30.

Tags: