No SAPPHIRE 2001 Ravi Kalakota apresenta o futuro do e-Business

April 17, 2001 by SAP News 0

Ravi Kalakota, um visionário na área do comércio electrónico, que vai dirigir a sessão de encerramento do SAPPHIRE 2001, prevê que a empresa do futuro tem por base uma fundação de aplicações, bens digitais e de informação.

LisboaRavi Kalakota, um pioneiro na área do comércio electrónico e CEO da eBusiness Strategies, desenha as grandes tendências actuais e futuras do e-Business durante o SAPPHIRE 2001, a conferência internacional da SAP, a decorrer de 22 a 25 de Abril na FIL no Parque das Nações, em Lisboa.

No actual mundo empresarial caracterizado pela complexidade e constante mudança, as empresas que querem alcançar sucesso têm de desenvolver uma estratégia que lhes permita rentabilizar ao máximo as novas tecnologias, bem como devem implementar estratégias de e-Business focalizadas que lhes permitam servir e manter os clientes, gerir os fornecedores e integrar as redes de vendas de forma mais eficaz.

Neste cenário empresarial, os gestores têm de mudar as estratégias de gestão de forma a obter a máxima vantagem do e-Business. Ravi Kalakota apresenta uma teoria inovadora sobre a passagem do modelo tradicional de negócios para o modelo de e-Business, baseado na sua larga experiência.

Na última década as empresas passaram por várias fases cada uma delas orientada para uma forma de gestão: passaram pela reengenharia e cortes orçamentais, pela preocupação de fazer aumentar as suas receitas, pela fase da inovação e criação de valor. Paralelamente, surgiu uma fase de fusões e aquisições. O panorama empresarial actual é caracterizado por Ravi Kalakota como "um desafio que as empresas enfrentam, pois devem absorver a inovação tecnológica e fazerem uma reengenharia da sua empresa. Estamos a entrar num novo período de reengenharia e corte de despesas. O ciclo repete-se."

O autor de obras como "eBusiness: Roadmap for Sucess" enfatiza as estratégias para conduzir o negócio na era da informação. Segundo Ravi Kalakota "o segredo das empresas com sucesso é uma estratégia simultânea de inovação e construção de relações próximas com os clientes." E continua "o problema tecnológico mais relevante para os gestores na actualidade é rescrever as aplicações de operações internas de negócio que utilizam a tecnologia da Internet." Os gestores envolvidos no e-Business têm de enfrentar o dilema da integração de processos, seja no interior das empresas, na cadeia de distribuição ou com os clientes.

Na era da revolução do e-Business, as empresas têm de recorrer a novas soluções informáticas para conquistar e fidelizar os seus clientes, prestando melhores serviços. Torna-se importante redefinir os novos processos e adaptá-los aos objectivos empresariais.

O e-Business, segundo Ravi Kalakota "é fundamentalmente a digitalização dos processos de negócio. O foco são os processos de negócio e não a tecnologia". Os gestores de empresas de sucesso têm de enfrentar o desafio de transformar todos os processos de negócio que ainda existem no papel para processos digitais.

O e-Business necessita de ser colocado em prática através de uma estratégia, o que implica princípios de execução aprendidos através da experiência. Segundo o pioneiro do e-Business "a experiência irá vencer a inovação a longo prazo. Essa é a razão porque empresas como a SAP irão triunfar".

Sobre Ravi Kalakota
Com uma alargada actividade profissional na área do e-Business e comércio electrónico, Ravi Kalakota – um pioneiro e um visionário na área do comércio electrónico – é o Chief Executive Officer da eBusiness Strategies, uma empresa de consultoria que ajuda as startups e grandes empresas a terem o modelo de negócios do futuro no presente. É o autor do primeiro livro sobre comércio electrónico – "Frontiers of e-Commerce" – e continua a estar na linha da frente do pensamento e desenvolvimento desta área. O seu livro "eBusiness: Roadmap for Sucess" foi um best seller e ficou em terceiro na lista de Best Seller da livraria virtual Amazon.com. O seu último livro "eBusiness 2.0: Roadmap for Sucess" examina os desenvolvimentos recentes da economia digital. Ravi é ainda co-autor de outras obras como "Electronic Commerce: A Manager’s Guide" e "Readings in Electronic Commerce".
Ravi foi professor de Comércio Electrónico e director do Centro para Comércio Digital da Universidade Estatal da Georgia, em Atlanta. Foi também professor de Sistemas de Informação na Simon Graduate School of Business, Universidade de Rochester e leccionou na Universidade do Texas.
Recebeu o seu doutoramento em Comércio Electrónico pela Universidade do Texas, obteve o seu Mestrado em Ciência Computacional pela Universidade do Hawai e o bacharelato em Tecnologia em Ciências Computacionais pela Universidade Osmania, na Índia.