Grupo EDP Contrata Plataforma de e-Business mySAP.com

April 23, 2001 by SAP News 0

O Grupo EDP e a SAP formalizam hoje o maior contrato de sempre em Portugal, de conversão para a plataforma de e-business mySAP.com.
O contrato surge no seguimento da estratégia de Customer Relationship Management do Grupo EDP.

LisboaO Grupo EDP formaliza hoje com a SAP Portugal o maior contrato de conversão da sua actual instalação SAP para a solução de e-Business, líder de mercado, mySAP.com, com um licenciamento que na sua totalidade envolverá 13.000 utilizadores, todos eles munidos das ferramentas necessárias para o desenvolvimento das suas tarefas via Internet.

No âmbito deste contrato, a instalação SAP no Grupo EDP ultrapassará as fronteiras nacionais e alcançará o mercado brasileiro, no seguimento da política de expansão para mercados externos, desenvolvida pelo Grupo EDP. Empresas como a Bandeirante de Energia e a SABESP estão já a implementar a solução mySAP.com e mySAP Utilities.

Este contrato de conversão para mySAP.com visa dotar o Grupo EDP de poderosas ferramentas analíticas disponibilizadas pelo mySAP Customer Relationship Management (CRM), permitindo ao Grupo EDP e aos seus parceiros de negócio identificar os segmentos de mercado para determinados produtos e serviços, coordenar os esforços de vendas e de marketing e transformar as informações dos Clientes em resultados de vendas reais.

Com a celebração deste acordo, a EDP afirma-se como o maior Cliente mundial da solução sectorial mySAP Utilities, desenvolvida especialmente para as empresas do sector de actividade em que a EDP se enquadra, e que permite modernizar a rede comercial junto do consumidor, ao incluir funcionalidades de Customer Care e Service System. A EDINFOR, empresa do Grupo EDP, está entre outros projectos a colaborar com a SAP na implementação deste sistema para a área comercial, projecto denominado “Cliente Mais”.

Ainda no âmbito deste contrato, está em fase final de execução o projecto designado por “Cliente On-Line”, baseado num cenário Business-to-Consumer, que integrado com a solução mySAP Utilities, permitirá aos clientes da EDP, num futuro próximo, inserir o volume de energia consumido mensalmente e, após o cálculo do custo final, receber a factura e proceder ao respectivo pagamento, tudo via Internet.

Como corolário de todos estes projectos, em fase de finalização no Grupo EDP, a solução mySAP CRM, proporcionada pela conversão para mySAP.com, vem pôr em prática a estratégia de Customer Relationship Management do Grupo EDP. A solução mySAP CRM facilita às empresas um acompanhamento de perto nas interacções com os clientes em todas as fases de duração da relação – contrato, transacção, resposta e serviço. A solução SAP de CRM inclui as componentes de Planeamento e Gestão de Campanhas de Marketing, Telemarketing e Televendas e Mobile Service.

O projecto, numa fase inicial, arrancará com a solução mySAP CRM – CIC que suportará o Centro de Atendimento Telefónico da EDP. O Customer Interaction Center (CIC) é parte integrante da solução global mySAP CRM oferecida pela SAP. Entre os benefícios a atingir encontram-se:

  • Colocar o cliente no centro de negócios;
  • Maximizar o nível de satisfação do Cliente;
  • Criar uma só ficha de Cliente acessível pelos departamentos e áreas de negócio do Grupo EDP;
  • Acesso em tempo real ao Centro de Atendimento Telefónico da EDP.

O Centro de Atendimento Telefónico será munido de uma ferramenta que permite optimizar o tempo e a qualidade de resposta ao cliente, mesmo em situações de pico. Este sistema inclui o serviço Interactive Voice Response (IVR), que permite a redução dos custos por chamada e o desenvolvimento e implementação da Base de Dados de contactos.

No Grupo EDP estão também em fase de implementação outras soluções SAP, nomeadamente mySAP Business Intelligence (mySAP BI), nas componentes de Business Information Warehouse (SAP BW) e de Knowledge Management (SAP KM), que estarão perfeitamente integradas com a área Comercial e de Recursos Humanos do Grupo EDP. A aplicação SAP BW constitui uma solução de datawarehouse que fornece aos decisores do Grupo EDP, o acesso a todos os dados existentes no sistema SAP, bem como a outras aplicações empresariais e fontes de dados externas. A solução de Knowledge Management suportará o desenvolvimento e a transferência do conhecimento dentro da organização.

Num futuro muito próximo, o Grupo EDP, com o intuito de adoptar um modelo de gestão orientada para a criação de valor, conta implementar a aplicação SAP Strategic Enterprise Manegement (SAP SEM), em completa integração com a sua área financeira. Resumidamente, com a aplicação SAP SEM, o Grupo EDP terá a possibilidade de implementar processos de gestão estratégica que abrangem aspectos desde o planeamento e simulação até à avaliação do desempenho e comunicação do valor aos stakeholders.

Por último, mas não menos importante, este acordo contempla ainda a atribuição de 2.000 licenças da solução mySAP.com ao Grupo EDP, que num modelo de negócio do tipo ASP (Application Service Provider), permite a sua utilização a outras empresas suas clientes, como é, por exemplo, o caso da EDA – Electricidade dos Açores.

Tags: