Zona Euro: Três Quartos Dos Clientes SAP Já Converteram A Facturação Para Euros

September 28, 2001 by SAP News 0

LisboaA SAP AG (NYSE: SAP), fornecedor líder de soluções de e-business, anunciou que três quartos das 6,700 instalações SAP na zona euro foram convertidas com sucesso para a facturação em euros. Por outro lado, as estatísticas da Comissão Europeia indicam que apenas 7.9% do total das empresas da zona euro estão já a operar com a contabilidade adaptada para a moeda única. No panorama nacional e segundo estudos oficiais, somente 9% do total do tecido empresarial português está preparado para o Euro, ao passo que dois terços dos Clientes da SAP Portugal já converteram com sucesso a sua contabilidade para a moeda única.

"Apesar de ainda faltarem cerca de 3 meses para a data-limite de conversão, é com agrado que verificamos que a grande maioria dos clientes da SAP no espaço da zona euro já converteram a sua facturação para euros, estando assim preparados para enfrentar os desafios empresariais da nova Europa," disse Hans-Joachim Würth, director do programa para a União Económica e Monetária Europeia (EMU) da SAP AG. "Esperamos que os restantes clientes também procedam à conversão dentro dos prazos."

A SAP, logo em 1996, forneceu aos seus clientes um plano viável de conversão, prevendo a adaptação dos sistemas de contabilidade e de recursos humanos à realidade da moeda única. Desde 1998 que todo o software da SAP está desenhado para operar tendo o euro como referência. A SAP também concebeu um kit específico, o Euro-Workbench®, capaz de gerir todas as conversões que dizem respeito aos processos empresariais e às relações com fornecedores e clientes.

A funcionalidade multidivisas dos sistemas SAP tornam os processos contabilísticos da empresa independentes das diferentes divisas utilizadas pelos seus clientes e fornecedores. Existe um ‘help desk’ disponível 24 horas por dia para assistir e esclarecer os clientes na conversão dos seus sistemas para euros. Para além disso, nos últimos anos a SAP tem organizado numerosos eventos e simulações para ajudar as empresas a conciliar as suas actividades e os seus negócios com o euro.

Como é confirmado por um relatório da Comissão Europeia acerca da utilização do euro, datado de Julho, o software da SAP adquirido depois de 1998 permite o cálculo retroactivo necessário para que a conversão para o euro possa ser efectuada durante o decorrer do ano contabilístico. A funcionalidade de cálculo retroactivo permite às empresas a conversão da contabilidade em qualquer momento após o encerramento contabilístico do ano anterior. Este relatório também confirma que é possível aos clientes proceder ao ‘update’ do software SAP adquirido antes de 1998.

Recorde-se que as empresas dos países membros da EMU têm de converter os seus registos internos de contabilidade para euros até dia 1 de Janeiro de 2002.

Tags: