ANA faz conversão para mySAP.com

October 10, 2001 by SAP News 0

SAP e Case.Edinfor implementam funcionalidades da plataforma de e-business, mySAP.com, na ANA que aposta no e-business

LisboaA Case.Edinfor, S.A. e a SAP Portugal estão a participar na conversão para mySAP.com do sistema SAP R/3 já implementado na ANA, Aeroportos de Portugal, S.A. e também na implementação de novas áreas funcionais da plataforma de e-business líder de mercado, mySAP.com.

Na sequência da primeira fase de implementação do prestigiado ERP (Enterprise Resource Planning System) da SAP, nas áreas contabilística, económica e financeira da empresa, a ANA decidiu alargar o âmbito da utilização das soluções SAP, através da conversão para mySAP.com e, ainda, pela implementação de novas áreas, nomeadamente de Recursos Humanos (mySAP Human Resources) e Gestão de Investimentos nas Infraestruturas Aeroportuárias.

A ANA está, desta forma, a tirar vantagens da capacidade integradora da solução SAP para uniformizar processos administrativos e de negócio, dotando-se de uma ferramenta que ao permitir gerir de forma eficiente os recursos da empresa, lhe possibilitará uma gestão mais competitiva, direccionada para o e-business e com total garantia de continuidade e evolução.

Esta nova fase de implementação não veio alterar a constituição da parceria celebrada no projecto anterior, isto é, a ANA manteve total confiança na SAP Portugal e esta, por sua vez, manteve a parceria realizada com a Case.Edinfor, como resultado de sucessos anteriores, e em particular na ANA.

No âmbito deste projecto foi já implementada a solução mySAP Human Resources quer na componente de Administração de Pessoal (incluindo processamento de salários) quer na componente de Desenvolvimento de Pessoal (estrutura organizacional, avaliação de desempenho, competências e qualificações). Está em curso a implementação de funcionalidades de planeamento e controlo dos investimentos da empresa e funcionalidades de gestão integrada de compras, gestão dos contratos e consumos de materiais e serviços.

Com referência à estreita relação de parceria entre as empresas, Manuel Chaves Magalhães, Director de Sistemas de Informação da ANA, salienta que “se a SAP se mantiver em constante evolução, como até hoje tem sempre acontecido, a relação com a SAP será certamente uma relação duradoura. A SAP tem capacidade de inovação, de investigação, de adequação dos seus produtos às necessidades e às «novidades tecnológicas». E enquanto isso acontecer, a SAP será seguramente um parceiro entre nós.”

Para Rita Feio, Directora de Professional Services da SAP Portugal, a continuidade da aposta da ANA nas soluções de negócio da SAP “prende-se com factores tão importantes como as características de inovação e adequação às necessidades de negócio da ANA, por parte das nossas soluções, bem como com a qualidade dos serviços profissionais que desenvolvemos ao nível de acompanhamento de projectos. Para a SAP Portugal, tal facto só pode constituir-se de motivo de grande orgulho e de garantia de como a relação que estabelecemos com os nossos Clientes é a de uma real parceria.”

Segundo Pedro Deusdado, responsável da Case.Edinfor pelo Projecto ANA “A par dos Sistemas de Informação, que desempenham um papel cada vez mais importante na gestão estratégica, decisional e operacional da empresa, a ANA Aeroportos não descurou as oportunidades emergentes das novas tecnologias de informação, nomeadamente a Internet, de envolver e motivar os empregados enquanto peças chave nos processos da empresa, de optimizar processos de negócio e diminuir custos administrativos e de processamento, de criar valor acrescentado a todos os intervenientes na cadeia de valor da empresa”.

Sobre a ANA – AEROPORTOS DE PORTUGAL, SA
A ANA – Aeroportos de Portugal, SA tem como objecto a concessão do serviço público aeroportuário de apoio à aviação civil. No quadro destas funções, compete-lhe a gestão e o desenvolvimento dos aeroportos da Portela (Lisboa), Francisco Sá Carneiro (Porto), Faro, João Paulo II (Ponta Delgada), Santa Maria, Horta e Flores. Os investimentos globais que a ANA vai fazer, ultrapassando os 100 milhões de contos, no período 2001-2004, com vista à beneficiação dos seus aeroportos reflectem a preocupação da Empresa em manter elevados padrões de qualidade no serviço que presta aos utentes/clientes. Uma grande percentagem do investimento, cerca de 50,8 milhões de contos, destina-se à total renovação do Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Estão também previstos cerca de 32,0 milhões de contos para aumento da capacidade do Aeroporto da Portela e, no Aeroporto de Faro, os custos com as obras entretanto efectuadas e outras ainda em curso ascendem os 13 milhões de contos. A ANA tem uma participação de 80% no capital da NAER – Novo Aeroporto SA, e de 60% na Portway – Handling de Portugal, SA em parceria com a FAG (Aeroporto de Frankfurt). Detém, igualmente, participações no capital social de outras empresas gestoras de Aeroportos, nomeadamente 70% na ANAM – Aeroportos e Navegação Aérea da Madeira, SA, empresa responsável pelos Aeroportos da Madeira e Porto Santo e, em Macau, 49% na ADA – Administração de Aeroportos, Lda.

Sobre a Case.Edinfor
A Case.Edinfor é uma empresa integrante do Grupo ACE, constituído com a formação da ACE Holding, SGPS, SA, participada em 60% pela Edinfor e em 40% pelos accionistas da Case. Possui uma experiência acumulada de mais de uma centena de projectos SAP R/3, concluídos com sucesso em diversas partes do Mundo (Portugal, Espanha, Cabo Verde, Angola, Moçambique, Brasil).
Esta empresa oferece um conjunto completo de serviços de formação, consultoria e desenvolvimento, com o objectivo de auxiliar os seus clientes a tornarem o seu negócio mais rentável e eficaz, pela implementação e utilização criteriosa dos Sistemas de Informação, actuando de forma independente, profissional e exemplar no mercado. Conta desde Julho de 2000 com uma Divisão de Comércio Electrónico que a habilita a implementar cenários de negócio baseados na Internet, em ligações ponto-a-ponto, realizar projectos CRM e fornecer serviços de Outsourcing ASP.

Tags: