SAP Duplica Número de Clientes no Sector Público em 2001

November 7, 2001 by SAP News 0

LisboaA SAP Portugal, o fornecedor líder de soluções de e-business, viu o seu número de clientes no Sector Público duplicar em Portugal durante o ano de 2001. A SAP, que nesta área estratégica já tinha clientes como, por exemplo, a Câmara Municipal de Lisboa, a Marinha de Guerra Portuguesa e a Universidade de Coimbra, tem como novos clientes durante o presente ano, o Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Almada, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra, o Instituto Nacional de Administração (INA) e a Câmara Municipal de Oeiras.

De facto, hoje em dia, na Administração Pública confirma-se uma tendência consolidada de investimento em aplicações “standard”, face a um passado recente em que a aposta passava maioritariamente pela adopção de soluções desenvolvidas à medida. Assim, afirma-se que, a breve prazo, toda a interacção entre os cidadãos e o Sector Público deve evoluir no sentido do “e-Government”. O aumento das expectativas dos contribuintes quanto à melhoria dos serviços, a exigência de processos administrativos mais rápidos e mais eficientes ou a possibilidade de aceder aos serviços públicos, independentemente da hora e do local, confrontaram o Sector Público com a necessidade de empreender importantes reformas.

Para responder aos desafios colocados ao sector dos Serviços Públicos, a SAP desenvolveu três soluções verticais: mySAP Public Sector para a Administração Pública central e autarquias; mySAP Higher Education & Research para Universidades e Instituições dedicadas à pesquisa e desenvolvimento; e, finalmente, mySAP Healthcare para o sector da Saúde. As soluções SAP para o sector da Administração Pública fazem parte da plataforma de e-Business mySAP.com, uma solução para as organizações que pretendem trabalhar de forma conjunta em processos de negócio colaborativos através da Internet. mySAP.com proporciona soluções abrangentes para processos integrados internos e entre organizações, o que se traduz numa grande vantagem sobre quaisquer outras aplicações actualmente disponíveis.

A título de exemplo, recorde-se que recentemente, a SAP Portugal e a ACE, empresa da Edinfor especializada em Integração de Sistemas, anunciaram que a Segurança Social está a implementar um Sistema de Informação Financeira (SIF) para adaptação ao EURO e POCISSSS – Plano Oficial de Contabilidade das Instituições do Sistema de Solidariedade e Segurança Social. Este sistema assenta na solução integrada mySAP.com da SAP nas vertentes orçamental, contabilística, financeira e administrativa, através de uma componente aplicacional específica para o Sector Público. Esta solução integra as componentes mySAP Financials, mySAP Supply Chain Management, mySAP Real State e mySAP Workplace, e vai servir um conjunto de cerca de 1000 utilizadores, dispersos pelos diversos Serviços Centrais, Regionais, Distritais dos Institutos, Direcções e Caixas que integram o Sistema de Segurança Social.

Tags: