Grupo Águas de Portugal adopta soluções mySAP.com

November 13, 2001 by SAP News 0

LisboaA SAP Portugal celebrou recentemente um contrato de licenciamento da plataforma integrada mySAP.com com a Águas de Portugal, o mais importante grupo empresarial português no domínio do Ambiente.

O Grupo Águas de Portugal vai implementar as soluções da oferta mySAP.com, incluindo a solução sectorial mySAP Utilities. Prevê-se que para além da implementação das soluções mySAP CRM, mySAP SCM e mySAP PLM seja ainda implementada a solução mySAP Enterprise Portals como infraestrutura para a construção de um Portal Empresarial, não só numa perspectiva interna de Employee Self Service, mas também como ponto de colaboração entre as empresas do Grupo Águas de Portugal e os seus fornecedores, clientes e parceiros de negócio.

Para a SAP, este contrato vem consolidar e reforçar a sua posição junto do sector de Utilities no mercado português, uma área de negócio que a SAP classifica como estratégica. O elevado grau de integração das várias soluções SAP e o facto da empresa ser o único fabricante de software com a abrangência funcional necessária para cobrir todos os processos de negócio de todas as empresas do Grupo foram alguns dos factores que pesaram na selecção da SAP pela Águas de Portugal. O contrato abrange 54 empresas, sendo que algumas delas irão abandonar soluções informáticas que se encontram desajustadas das necessidades actuais, bem como daquelas que advêm do crescimento do grupo.

O Presidente do Grupo Águas de Portugal, Mário Lino Correia, referiu que "a implementação deste novo sistema integrado de gestão e informação irá permitir uniformizar procedimentos e maximizar recursos, visando o aproveitamento estratégico das sinergias existentes num grande grupo empresarial como é o Grupo Águas de Portugal".

O vasto número de referências que a SAP apresenta no sector das Utilities, a nível mundial, bem como a experiência em Portugal detida neste sector pela SAP Portugal, foram factores a considerar, fazendo com que a SAP Portugal passe a contar como clientes, com as principais organizações nacionais do sector.

De acordo com João Matos, Director Comercial da SAP, os benefícios que a Águas de Portugal vai recolher com este novo software passam pela "standardização dos processos entre as várias empresas do grupo, nas várias áreas de actividade, pela racionalização e optimização dos processos de aprovisionamento e de manutenção dos múltiplos sistemas operacionais e, por último, pela melhoria e descentralização dos processos de gestão de projectos de construção. Benefícios estes, que seguramente se traduzirão num melhor e mais eficaz serviço prestado aos seus clientes".

O Grupo Águas de Portugal opera nas três vertentes do Saneamento Básico – abastecimento de água, saneamento de águas residuais e tratamento e valorização de resíduos sólidos – prestando serviços a mais de 70% da população portuguesa. Trata-se do mais importante grupo empresarial português no domínio do Ambiente cuja missão é prestar serviços nestas importantes áreas ambientais, num quadro de sustentabilidade económica, financeira, técnica, social e ambiental e visando a melhoria dos níveis de atendimento das populações e a promoção da qualidade ambiental.

Internacionalmente, o Grupo Águas de Portugal opera directamente em cinco países, através de empresas participadas na África do Sul, Brasil, Cabo Verde, Chile e Moçambique, e presta serviços e assistência técnica em diversos outros países.

Tags: