SAP Lança Programa “Smart Business Solutions” para PME

March 13, 2002 by SAP News 0

O novo pacote de aplicações empresariais para negócios de pequena e média dimensão inclui funcionalidades da área Financeira, Logística e CRM
Complementa as actuais ofertas para PME, baseadas na plataforma de e-business mySAP.com
Apoio Global à Rede de Parceiros do tipo VAR

LisboaA SAP AG (NYSE: SAP) anunciou ontem, na CEBIT, o seu novo programa "Smart Business Solutions", para o mercado das pequenas e médias empresas (PME). O programa dirige-se a segmentos distintos deste mercado, sendo baseado no grau de sofisticação das necessidades de Tecnologias de Informação dos clientes, e tendo em conta as funcionalidades aplicacionais específicas da indústria e do cliente.

No âmbito deste programa, e para as PME "sofisticadas", ou seja, para as PME com necessidades de elevada individualização e funcionalidades empresariais específicas, a SAP está a alargar a sua estratégia de oferta de soluções específicas para este segmento de mercado, através de soluções baseadas na plataforma de e-business mySAP.com, que são adaptadas, configuradas e complementadas pelos Parceiros de Canal da SAP. Para as PME "avançadas", que requerem um menor grau de sofisticação em termos de individualização e de funcionalidades empresariais específicas nas suas soluções de Tecnologias de Informação, a SAP está a lançar uma nova aplicação dirigida especialmente a este segmento de mercado.

Com o objectivo de garantir o desenvolvimento e suporte destas soluções para as PME, será formada pela SAP uma nova Unidade de Negócio que denominar-se-á Business Unit Small & Medium Businesses (BU SMB).

A SAP irá apoiar os seus Parceiros de Canal através de formação e facilitando a transferência de conhecimentos de costumização e desenvolvimento, criando sinergias e eficiências em todo o mundo. Por outro lado, a organização de vendas indirecta existente, também irá fortalecer o seu suporte aos Parceiros de Canal, com o seu marketing internacional e outras actividades de geração de oportunidades, no mercado das empresas de pequena e média dimensão.

Solução "Advanced" para PME

O novo produto de soluções avançadas oferece, às pequenas e médias empresas, uma família integrada de aplicações empresariais, concebidas de acordo com as necessidades específicas das empresas orientadas pelas vendas. Está dirigida às necessidades operacionais essenciais das PME, tais como contabilidade, finanças, gestão de clientes, compras e vendas, logística, bem como relatórios e análise. Também fornece ferramentas analíticas para observação das operações realizadas por uma organização, alertas online para detecção de eventos colaborativos, de resolução de problemas e costumização de relatórios, que por seu turno oferecem às empresas a informação de que elas necessitam, num formato que lhes permite conduzir o seu negócio.

Esta solução será baseada no TopManage, um produto desenvolvido e comercializado pela empresa de software Israelita, TopManage Financial Solutions LTD. A SAP adquiriu os direitos do produto TopManage e irá integrá-lo na recém-criada Unidade de Negócio para o mercado das PME (BU SMB), a qual terá a missão de proceder ao desenvolvimento das Smart Business Solutions da SAP e dos seus parceiros, e de apoiar o fornecimento de soluções específicas e costumizadas.

Esta solução, de fácil utilização, fornece um interface intuitivo, estando complementada com capacidades de Drag&Relate e de integração forte com aplicações de desktop. As capacidades de Drag&Relate permitem aos utilizadores "arrastarem" informação entre diferentes fontes de dados e fazerem o seu link no desktop.

A solução suporta a base de dados Microsoft SQL Server e o sistema operativo Microsoft Windows. A sua arquitectura aberta integra a plataforma empresarial mySAP.com, dando às empresas a adaptabilidade para dimensionarem as suas aplicações a passo com o crescimento do seu negócio. O novo produto da SAP estará disponível, principalmente, através dos múltiplos canais indirectos.

"O mercado das PME, não é um mercado uniforme. Os requisitos e as necessidades das empresas, variam em função da região, indústria e do número de empregados, o que por sua vez define a "intensidade de Tecnologias de Informação", ou seja, a sofisticação que essas empresas exigem de uma solução de TIs", disse Léo Apotheker, presidente da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) e membro do Extended Management Board da SAP AG. "Actualmente cobrimos os maiores segmentos de mercado das PME com uma oferta variada, que se baseia nos 30 anos de experiência da SAP, alcançada nos diferentes sectores de actividade. A visão enriquecida da SAP em termos de inovação de negócio e de tecnologia conduzirá o sucesso das melhores soluções para as PME."

Programa Global de Parceiros da SAP para o Mercado das PME

O novo produto complementa a oferta existente de soluções verticais pré-configuradas, disponíveis para pequenas e médias organizações, com necessidades sofisticadas e específicas relativamente ao seu sector de actividade. Estas soluções, baseadas na plataforma de e-business mySAP.com, têm sido refinadas por parceiros experientes da SAP, que participam no programa global de parceiros, o que aumenta o sucesso deste programa.

A iniciativa Smart Business Solutions da SAP juntará os programas nacionais de parceiros para as PME da SAP, num programa global de parceiros, que os apoiará no desenvolvimento de soluções de elevado nível de qualidade, consistência e abrangência. Por outro lado, as pequenas e médias empresas que utilizaram, no passado, soluções localizadas da SAP, estarão agora aptas a expandir rapidamente os seus sistemas a uma escala internacional.

A SAP também vai aumentar a sua comunidade de parceiros de canal, em todo o mundo, recrutando parceiros com experiência em áreas específicas e 100 por cento focalizados no mercado das PME. Como parte do programa, a SAP irá estabelecer parcerias com fornecedores de software independentes (ISVs), que já forneçam soluções de software em diversas línguas, para mercados específicos, mas que também pretendam optimizar o desenvolvimento e a manutenção, incorporando as funções essenciais de ERP da SAP.

Tags: