mySAP.com: SAP e NASA anunciam acordo para instalação estratégica

April 29, 2002 by SAP News 0

LisboaA SAP, fornecedor de soluções de e-business, e a National Aeronautics and Space Administration (NASA), líder mundial na exploração aeroespacial, anunciaram um acordo que prevê a expansão das actuais instalações mySAP.com, uma plataforma global de e-business, com o objectivo de agilizar os processos de negócio e de aumentar a eficiência operacional da organização.

A base de trabalho para este acordo terão sido as 6.000 licenças anteriormente existentes da solução mySAP Financials, adquiridas em Setembro de 2000, às quais se devem somar as 12.600 licenças para a suite mySAP.com, entretanto adquiridas pela NASA. As soluções SAP pretendem responder aos requisitos da Agência, que recorre a diferentes módulos de Gestão Financeira Integrada (Integrated Financial Management – IFM), e que abrangem funções tão diversas como o planeamento e formulação de orçamentos, a gestão integrada de património e activos (que inclui as áreas da logística, serviços, ambiente e aviação), a gestão de recursos humanos e processamento de salários, todas disponíveis na suite mySAP.com. Assim, o programa IFM da NASA visa elevar os patamares dos processos de gestão financeira, física e de recursos humanos no interior da Agência.

As novas licenças mais do que duplicaram o número de utilizadores da solução mySAP Financials na NASA, e a sua aquisição implicou um investimento de 22 milhões de dólares, que já inclui despesas de manutenção, até 2007. “Com as soluções integradas SAP, a NASA ganha consistência ao longo de todos os processos de negócios da Agência, facto que lhe garante uma melhor performance, permitindo-lhe aceder e organizar informação vital de forma rápida e eficaz”, defende Mike Mann, responsável pelo programa IFM da NASA. “O nosso objectivo passa por implementar uma estratégia ‘best-of-suite’, e a SAP demonstrou que pode atingir a maior parte das metas de funcionalidade do programa IFM da NASA”, continua.

O complexo, caro, e crítico negócio da exploração espacial exige uma aproximação integrada das operações. As soluções de software escolhidas vão permitir aos responsáveis da NASA, nos 10 centros da Agência, realizar actividades de pesquisa estratégica, gestão de projecto e decisões de negócio, optimizar o investimento nos funcionários da NASA, orientar a gestão financeira em função dos resultados e apostar em iniciativas avançadas de e-government, do tipo ‘full-cost management’.

A plataforma de soluções de e-business mySAP.com também pode introduzir alterações positivas na administração financeira e na elaboração de contratos, uma tarefa crucial, já que a NASA vai gastar cerca de 90% do seu orçamento de 14.9 mil milhões de dólares, para 2002, em contratos. “Mais nenhuma organização no mundo enfrenta o género de desafios com que nos deparamos neste momento: operar uma estação espacial tripulada, conduzir inúmeros projectos de pesquisa, lançar Space Shuttles e manter iniciativas de exploração espacial e de carácter científico”, disse Thomas Shirk, presidente da SAP Public Services. “As soluções colaborativas para e-business da SAP vão permitir à NASA a coordenar, gerir e expandir as iniciativas ‘mission-critical’ em toda a organização. A SAP aguarda esta oportunidade com expectativa, na esperança de ajudar a NASA na sua missão para ampliar o nosso conhecimento sobre o universo”, completou.

A NASA escolheu a solução mySAP Financials como principal software financeiro para o primeiro e maior componente do seu programa IFM. Este módulo financeiro é, pois, a ‘espinha dorsal’ do programa IFM da Agência e congrega todas as outras funcionalidades-chave, tais como os recursos humanos ou a gestão de património e activos. Ao longo de 2001, uma equipa do programa IFM levou a cabo exaustivos testes de demonstração com diversas soluções da plataforma mySAP.com, com especial destaque para os recursos humanos, planeamento e formulação de orçamentos, e gestão do ciclo de vida dos produtos, entre outros. Baseada nos resultados dos testes, a agência concluiu que se justificava um acordo mais abrangente e amplo com a SAP, de forma a melhor acautelar os seus interesses financeiros e as necessidades operacionais, ao abrigo do programa IFM.

Um grupo de funcionários da NASA e da SAP está agora a implementar a solução mySAP Financials no Marshall Space Flight Center, em Huntsville, Alabama (EUA) e prepara-se para instalar o sistema nos restantes 9 centros, depois de terminada esta primeira implementação. Os outros 9 centros incluem o Ames Research Center, o Dryden Flight Research Center, o Glenn Research Center, o Goddard Space Flight Center, o Johnson Space Center, o Kennedy Space Center, o Langley Research Center, o Stennis Space Center e o Quartel-General da NASA, no Distrito de Columbia.

Tags: