A SAP aposta na integração sem fronteiras que transformará o e-Business

May 15, 2002 by SAP News 0

mySAP Technology permite total compatibilidade tecnológica

LisboaA SAP AG, o fornecedor líder de soluções de e-business, apresentou, em Novembro último, no evento de formação tecnológica, SAP TechEd, patrocinado pelos Laboratórios da SAP, uma nova infra-estrutura baseada em ‘standards’ abertos, que permite uma interoperacionalidade técnica sem precedentes e impulsiona os modelos de negócio colaborativo no mundo heterogéneo das Tecnologias de Informação. Actuando como suporte de todas as soluções integradas do universo mySAP.com, esta nova tecnologia (mySAP Technology), promove a colaboração, tanto através de processos de negócio como entre utilizadores no interior e no exterior da empresa, mediante a integração das aplicações e do acesso aos serviços de Internet de diferentes fornecedores, centralizando todo o processo numa única plataforma Web comum, segura e aberta.

A nova infra-estrutura de tecnologia, mySAP Technology, vem resolver o dilema com o qual os CIOs se confrontam: comprar aplicações integradas a um único fornecedor ou adquirir aplicações de diferentes fornecedores, desenvolvidas "à medida", especificamente para cada cliente. A solução mySAP Technology suporta ambas as opções. Através da nova tecnologia mySAP.com, os clientes reduzem os custos de aquisição, garantem flexibilidade para a sua infra-estrutura tecnológica e potenciam os investimentos já realizados, pois não necessitam de actualizar ou substituir os actuais sistemas por outros.

"A natureza dos negócios e processos colaborativos implica a evolução contínua e vai incluir diversas aplicações de diferentes fornecedores em ambientes tecnológicos distintos", sublinha Hasso Plattner, co-Presidente, CEO e co-fundador da SAP AG. "A divulgação de um conjunto de interfaces abertos, para programação de aplicações, é o primeiro passo, mas não o último. A própria plataforma de e-business tem de garantir a flexibilidade necessária para a mudança. A SAP proporciona esta ampla e completa infra-estrutura de negócio, para fazer frente ao desafio da construção de uma economia colaborativa".

Elementos de suporte para negócios colaborativos

A plataforma mySAP Technology consiste em três elementos orientados para o suporte de negócios colaborativos: Web Application Server, Exchange Infrastructure e Portal Infrastructure. Estes três componentes asseguram a compatibilidade com tecnologias de outros fornecedores. Por exemplo, a Portal Infrastructure assegura a interoperactividade com outros portais, independentemente da tecnologia subjacente utilizada. Esta característica está também presente na Exchange Infrastructure e na Web Application Server.

"A SAP conseguiu alcançar uma posição de liderança no segmento ERP II, tanto em quota de mercado como na dimensão do produto, que será difícil de superar nos próximos três anos", afirma Ivonne Genovese, directora de investigação da Gartner Inc. "A orientação estratégica da SAP passa por dotar os utilizadores com ferramentas que permitam integrar aplicações e processos a nível interno, entre empresas e com aplicações de terceiros", continua.

O Web Application Server da SAP porporciona serviços Web através de uma plataforma independente de aplicações de negócio e tecnologias baseadas na Internet. Isto engloba tanto as plataformas Java 2 Enterprise Edition (J2EE) e ABAP, como a conectividade com outras tecnologias, como a Microsoft .NET. Além disso, com o Web Dynpro, o Web Application Server pode tornar-se numa ferramenta de desenvolvimento Web de alto rendimento, fácil de utilizar, ou num ambiente de eleição para aplicações profissionais Web.

A Portal Infrastructure proporciona uma colaboração centrada no utilizador, baseada na unificação de dados e capacidades de gestão de perfis, permitindo trabalhar de forma mais inteligente e facilitando ao utilizador a navegação. Enquanto ‘ponto de entrada’ comum a diferentes sistemas e fontes de informação, incluindo sistemas de back-end, o utilizador acede e gere apenas a informação relevante para si, de forma a tomar as melhores decisões, baseadas em informações que não eram visíveis até esse momento.

A Exchange Infrastructure proporciona uma colaboração centrada nos processos e baseada no conhecimento partilhado do negócio, com o objectivo de desenhar, configurar, alterar e executar processos de negócios colaborativos.

Com a solução mySAP Technology, os clientes retiram benefícios tanto da forte herança da SAP no sector, como de um novo mundo de integração aberta. Os pontos fortes de escalabilidade, ampla funcionalidade e elevado desempenho em missões críticas, imagens de marca da SAP, são agora desenvolvidas com o suporte da J2EE. A SAP é o único fornecedor de soluções capaz de combinar uma infra-estrutura de serviços Web ampla, aberta e integrada com todas as aplicações e dados de que as empresas necessitam para se adaptar rapidamente à mudança. Com este desenvolvimento, a SAP converte o conceito de uma empresa virtual numa realidade de negócio.

Benefícios revolucionários resultantes de uma mudança evolutiva

A solução mySAP Technology capacita a plataforma de e-business mySAP.com com uma infra-estrutura comum para a integração interna e externa em relação aos limites da empresa. A arquitectura utilizada facilita a integração aberta de qualquer aplicação ou serviços Web de qualquer outro fornecedor em qualquer ambiente tecnológico, permitindo às organizações ser muito mais eficientes no seu esforço de redução de custos mediante a optimização da utilização dos activos existentes. Para além disso, permite uma colaboração flexível, interna e externamente.

A solução mySAP Technology reduz os inconvenientes das mudanças tecnológicas disruptivas, proporcionando uma melhoria contínua e evolutiva. Como resultado, os clientes podem modificar, melhorar e adaptar os serviços Web individuais sem alterar outros serviços, reduzindo assim, ao mínimo, a necessidade de proceder a grandes rupturas e/ou migrações, que podem comprometer toda a plataforma tecnológica. Isto permite às empresas proteger os seus investimentos anteriores e, ao mesmo tempo, adquirir novas funcionalidades, que podem ser facilmente desenhadas, implementadas e combinadas com serviços Web já existentes.

O nível de colaboração que a plataforma mySAP Technology proporciona é essencial para incrementar a agilidade e flexibilidade corporativa, tendo por fim responder da melhor forma às oportunidades de negócio e dinâmicas do mercado, em constante mutação. Esta tecnologia também ajuda a minimizar os custos logísticos e de transporte, a reduzir drasticamente os ciclos de tempo, a alcançar novos níveis de qualidade de serviço e precisão no atendimento dos pedidos, a ampliar a visibilidade em relação às operações e a conseguir grandes ganhos na produtividade dos activos. Resumindo, a eficiência e capacidade de colaboração garantidas por esta tecnologia traduz-se numa substancial redução dos custos de aquisição para os clientes SAP.

"A capacidade de resposta em termos de funcionalidade estratégica, frequentemente posta à prova em missões críticas, e de processos, mediante uma infra-estrutura aberta, baseada em standards, é crucial para as organizações que desejem obter uma integração eficiente, interna e externa, em termos de custos com outros sistemas e parceiros de negócio", comenta Michael Barnes, Director Executivo de Programas no META Group Inc. "Para alcançar os mais altos níveis de agilidade corporativa, as empresas procuram com insistência um equilíbrio estável e eficiente a nível de custos, entre a decisão de adoptar novas soluções e a de manter e actualizar simultaneamente os ambientes de gestão existentes".

Tags: