Léo Apotheker nomeado Presidente da Global Field Operations da SAP

June 17, 2002 by SAP News 0

A posição, recém criada, pretende simplificar as operações e negócios da base instalada de clientes de alcance global

LisboaA SAP AG anunciou recentemente que Léo Apotheker foi nomeado Presidente de uma nova Unidade: Global Field Operations. Este cargo, que antes não existia na organização, vai permitir a Apotheker e à sua equipa de gestão, reestruturar e realinhar a força de vendas mundial da SAP, em torno das necessidades dos clientes de implantação global, procurando implementar processos consistentes e operações semelhantes independentemente dos factores geográficos.

Este realinhamento vai também atingir algumas das organizações regionais da SAP, de forma a criar segmentos de mercado mais homogéneos, para permitir que as estruturas locais assegurem uma melhor resposta às necessidades do cliente, independentemente da dimensão dos seus negócios.

Até aqui Presidente para a área da Europa, Médio Oriente e África (EMEA), Léo Apotheker vai agora coordenar todas as operações no terreno da SAP a nível mundial, respondendo directamente perante Henning Kagermann, co-Presidente e CEO da SAP.

Apotheker entrou para os quadros da SAP há 14 anos, fundando, na altura, a SAP França, na qual desempenhou primeiro o cargo de Director Executivo, assumindo mais tarde responsabilidades de liderança para toda a região do sudoeste da Europa. Em 2000, foi nomeado membro do ‘Extended Board’ da SAP, ao mesmo tempo que assumia a presidência da região que compreende a Europa, Médio Oriente e África (EMEA).

"O excepcional sucesso de Léo Apotheker à frente dos destinos da região EMEA deve-se à implantação de uma política de ‘best practices’, que pode ser agora também adoptada a nível mundial" disse, a propósito, Henning Kagermann. "Sob a sua supervisão, a nossa equipa global de vendas pode apresentar uma imagem ainda mais coerente para os nossos clientes. Esta consistência global, potenciada pelo reposicionamento das nossas operações, vai gerar uma maior eficiência ao nível do serviço prestado, expandindo as nossas relações, tanto com os novos clientes como com os já existentes", continua.

Esta nomeação de Apotheker implica alterações a nível da estrutura global, sendo cinco os membros da nova equipa de Global Field Operations. Assim, Les Hayman, até aqui Presidente e CEO da região Ásia-Pacífico vai assumir o papel de responsável máximo para a região EMEA, em substituição de Apotheker. Hans-Peter Klaey passa a Presidente para a região Ásia-Pacífico e Kiyotaka Fujii continua a exercer as funções de Presidente da SAP Japão, agora sob a supervisão directa de Apotheker. Raul Vejar também se mantém como Vice-Presidente Senior (SVP) da SAP América Latina, passando igualmente a responder apenas perante Apotheker. Carol Burch, actual SVP da Unidade Global de Customer Relationship Management, vai assumir responsabilidades a nível mundial pela prontidão operativa, enquanto SVP da Global Sales Operations.

Apotheker vai ainda funcionar como responsável da SAP para a região da América do Norte, esperando-se que o esforço de gestão do maior mercado potencial da SAP lhe garanta mais experiência operacional, até porque Wolfgang Kemna, ex-Presidente e CEO da SAP América passará a assumir o cargo de Vice-Presidente Executivo da Global Initiatives, reportando directamente a Henning Kagermann. Kemna vai comandar as iniciativas estratégicas globais da SAP em CRM e Supply Chain Management, liderando uma nova organização dedicada a esta e a outras iniciativas estratégicas futuras.

"A SAP possui a tecnologia, os produtos e as pessoas para se afirmar como um vencedor, a nível mundial, e agora estamos a criar uma equipa global imbatível para atacar o mercado", afirmou Apotheker. "A cultura da SAP, orientada para os clientes, é bem exemplificada por esta organização, e eu estou pessoalmente muito ansioso por poder oferecer a todos os clientes, independentemente de onde se encontrem, soluções optimizadas e níveis consistentes de serviço", conclui.

Tags: