SAP Portugal apresenta novo Modelo de Parcerias

July 2, 2002 by SAP News 0

LisboaA SAP Portugal, o fornecedor líder de soluções de e-business, procedeu em 2001 a um trabalho de reformulação dos programas de parceria existentes, por forma a garantir o seu alinhamento com a estratégia mySAP.com. O resultado de todo este trabalho é um único e abrangente programa de gestão de parcerias, designado SAP Partner Value Net, que hoje é oficialmente apresentado.

Tendo em conta que os Service Partners são um pilar fundamental dentro do ecossistema SAP, no esforço para assegurar o sucesso dos nossos clientes, a SAP definiu um programa a nível global, que propunha os seguintes objectivos:

  • Fornecer aos clientes soluções completas através de parcerias totais;
  • Disponibilizar soluções inovadoras com o menor custo de posse e com a maior contribuição para o valor de negócio;
  • Estabelecer uma nova qualidade de colaboração com os parceiros através de um maior nível de compromisso;
  • Acelerar a criação e a disponibilização das soluções mySAP.com via ofertas dos parceiros;
  • Estabelecer um programa de parceiros consistente através de uma estrutura global de parceria;
  • Re-alinhar os vários programas de parceiros existentes criando um único programa global – SAP Partner Value Net;
  • Envolver novos parceiros;
  • Premiar parceiros pela sua elevada contribuição para a mySAP.com.

A SAP Portugal, consciente de que estes objectivos são extremamente ambiciosos e exigentes, considerou que a melhor forma de eles serem alcançados seria definir regras que permitissem desenvolver e criar um modelo de segmentação dos Service Partners existentes no nosso país.

A prioridade foi regulamentar, de uma forma consistente, o relacionamento da SAP com a comunidade dos seus parceiros de implementação. Por outro lado, face aos vários sectores de actividade e à multiplicidade da oferta actualmente disponibilizada pela SAP, existia no mercado um enorme défice de visibilidade sobre quem tinha, e onde tinha, competências para trabalhar com uma determinada solução.

"Este modelo de segmentação actua como catalisador, potenciando uma maior visibilidade, que terá que existir, entre a SAP e os seus parceiros, mas acima de tudo, entre o ecossistema SAP e o mercado, permitindo, ao mesmo tempo um melhor posicionamento dos parceiros face à oferta SAP. Por outro lado, é igualmente uma excelente oportunidade para elevar o padrão da qualidade de serviço prestado pelos nossos parceiros", disse Gonçalo Leitão, Director de Alianças da SAP Portugal.

"Face a estes desafios, a SAP Portugal entendeu que a melhor aproximação, numa primeira fase, passava por fazer a adaptação do modelo de segmentação que implicitamente existia no programa SAP Partner Value Net. Esta adaptação, que já estava prevista no corpo do programa, possibilita que se entre em linha de conta com as particularidades de cada país, particularidades essas que podem influenciar decisivamente a sua aplicabilidade e comprometer o sucesso da sua implementação", continua.

A dimensão do mercado nacional, a actividade económica concentrada num número reduzido de sectores de actividade, o número de Service Partners existentes ou a dimensão de cada Service Partners (essencialmente no que se refere aos recursos humanos – consultores SAP – existentes) foram alguns dos factores considerados no momento da definição do modelo.

Como é natural, a SAP vai desempenhar um papel fundamental no acompanhamento e suporte à actividade do parceiro, proporcionando-lhe todas as condições para que este consiga cumprir o compromisso de parceria estabelecido com a SAP, e ao mesmo tempo atingir os propósitos de negócio traçados.

Passado este período, a SAP publicará no seu site oficial (www.sap.pt), os resultados de todo este trabalho de posicionamento desenvolvido pelos nossos parceiros (em estreita colaboração com a SAP), constituindo este meio o veículo por excelência para que os clientes SAP, e o mercado em geral, conheçam quem são e que competências possuem os parceiros de implementação de soluções SAP em Portugal.

Tags: