“500 Maiores & Melhores”: SAP Portugal vence prémio da Exame para melhor empresa do seu sector em 2001

July 9, 2002 by SAP News 0

LisboaA SAP Portugal foi considerada como a melhor Empresa de Serviços em 2001, pela revista "Exame" no âmbito da sua edição especial "500 Maiores & Melhores" e que é publicada pelo 12º ano consecutivo.

Esta edição, que pretende ser "a mais completa e fiável base de dados relativa às 500 maiores empresas, não financeiras, a operar em Portugal", conta com a colaboração de dois parceiros de prestígio, a D&B, responsável pela recolha dos balanços das empresas, e a Deloitte & Touche, que validou a inserção dos dados e os cálculos sobre as 500 maiores empresas nacionais, oriundas de 25 sectores de actividade.

Para avaliar a dimensão das empresas, a "Exame" recorreu a uma análise de 22 indicadores económico-financeiros, das empresas com Vendas Líquidas acima dos 28,914 milhões de euros em 2001 e que disponibilizaram o balanço e demonstração de resultados do exercício de 2001. De entre os 22 indicadores analisados, as empresas foram ordenadas com base nos seguintes indicadores principais: crescimento de vendas, crescimento dos lucros, rentabilidade do activo, rentabilidade do capital próprio, rentabilidade das vendas aferidas pelos resultados correntes, VAB por vendas, solvabilidade e liquidez geral. Contudo, o processo de avaliação das empresas não foi meramente quantitativo, pois também obedeceu a critérios qualitativos, como por exemplo a contribuição da empresa para a economia, o dinamismo, a rentabilidade e o equilíbrio financeiro, que foram calculados com base em determinados rácios.

Num enquadramento desfavorável, em que o sector de Serviços atingiu valores de crescimento mínimos e estagnando no seu valor mais baixo desde Abril de 1997, a SAP Portugal alcançou, todavia, em 2001, um desempenho completamente em contra-ciclo ao do sector em que se insere, contrariando também a recessão do mercado em global.

José Duarte, Director-Geral da SAP Portugal, defende que "os resultados alcançados baseiam-se em três factores-chave de sucesso: focos no Cliente, tecnologia de ponta e capacidade de execução". E continua, "a melhoria da performance da SAP, que tem como resultado final a satisfação do Cliente, assenta na qualidade das nossas soluções e na adopção de uma estrutura global de apoio ao Cliente, com colaboradores empenhados e com a melhor rede de parceiros existente no mercado".

Tags: