Nações Unidas apresentam portal Global Compact com recurso a tecnologia SAP

October 2, 2002 by SAP News 0

Fórum online vai unir líderes globais e redes locais, promovendo um espírito de boa cidadania empresarial

LisboaA SAP AG, o fornecedor líder de soluções de e-business, anunciou recentemente que o Gabinete Global Compact das Nações Unidas lançou um poderoso portal de Internet, recorrendo a tecnologia SAP. Esta iniciativa visa incentivar o ensino, diálogo e colaboração online entre parceiros globais, dedicando-se à promoção de um espírito de boa cidadania empresarial e de globalização responsável.

O portal Global Compact (www.unglobalcompact.org) foi construído em mySAP Enterprise Portal, uma plataforma web destinada à gestão de todos os tipos de informação, incluindo aplicações, bases de dados, documentos em arquivo e informação da Internet. O catalisador para a implementação, pelas Nações Unidas (ONU), do mySAP Enterprise Portal foi o facto da ONU necessitar de uma infra-estrutura tecnológica mais flexível e dinâmica, que vai acelerar o fluxo de informação entre os parceiros da Global Compact (incluindo empresas, a sociedade civil e grupos de trabalho, governos e agências da ONU).

Com esta nova tecnologia, os envolvidos no projecto Global Compact podem partilhar experiências e ‘case studies’, ao mesmo tempo que são convidados a comentar os dados e a contribuir com as suas opiniões, num espírito de constante melhoria. Esta tecnologia também vai dotar as redes nacionais e locais da Global Compact, no mundo desenvolvido e em desenvolvimento, de uma ferramenta para dar a conhecer as suas acções, iniciativas e ensinamentos.

O Global Compact, lançado pelo Secretário-Geral, Kofi Annan, em Julho de 2002, é uma iniciativa de cidadania empresarial (‘corporate-citizenship’), que procura aproximar as empresas às agências da ONU, às entidades governamentais e à sociedade civil, para alimentar a acção e as parcerias em torno de nove princípios, nas áreas dos direitos humanos, do trabalho e do ambiente.

"Este é o primeiro portal deste tipo para as Nações Unidas", disse Georg Kell, Director Executivo do departamento Global Compact. "Isto estabelece uma potente infra-estrutura tecnológica para encorajar a criação e a partilha de conteúdos críticos e informação descentralizada, o que oferece aos participantes no projecto Global Compact do mundo inteiro uma oportunidade de partilhar actividades e de aprender com os outros. Para as redes locais e nacionais da Global Compact, que estão a nascer à volta do globo, a tecnologia vai abrir-lhes uma janela para o mundo", continua.

O mySAP Enterprise Portal apresenta-se como um comum interface de utilizador, de navegação fácil e intuitiva, e está vocacionado para a organização, publicação e fácil localização de informação relevante. O portal também pode guiar e canalizar os utilizadores de acordo com os seus papéis e interesses específicos na organização. Para as empresas, que, ao abrigo dos estatutos da Global Compact, são obrigadas a participar exemplos anuais de boas práticas, o portal oferece um interface único, com sistema de protecção de password para que possam afixar os seus exemplos e consultar os comentários de outros participantes do Global Compact, bem como do público em geral.

"Esperamos que este novo portal fomente uma mais eficiente comunicação entre os responsáveis das empresas e os outros interessados globais, tanto em países desenvolvidos como em vias de desenvolvimento, na promoção de práticas de negócio responsáveis e de desenvolvimento sustentado", disse Mokhethi Moshoeshoe, director do African Institute of Corporate Citizenship, com sede na África do Sul, membro activo do Global Compact. "Este tipo de comunicação é critica para encorajar a colaboração, o diálogo e a disseminação de boas práticas", acrescentou.

O mySAP Enterprise Portal vai contribuir para a redução, de forma significativa, dos tempos de busca e consulta de informação, automatizando também os até aqui morosos processos de gestão de conteúdos. O portal Global Compact deve atrair milhares de visitantes por mês. "Enquanto o mundo se torna cada vez mais ligado, é cada vez mais importante que o sector público e privado trabalhem juntos para criar uma sociedade global sustentada, para as gerações futuras", comentou Shai Agassi, membro executivo do Board da SAP AG. "Enquanto participante do Global Compact, temos consciência do poder do diálogo global e esperamos que a tecnologia de portais da nossa empresa contribua para a eficácia desta iniciativa".

O portal foi viabilizado graças a um donativo da SAP AG.

Tags: