Aliança Estratégica Junta SAP, Ford e Caterpillar

October 31, 2002 by SAP News 0

Ford e Caterpillar vão colaborar com a SAP para desenvolver solução de gestão de peças a nível mundial

LisboaA SAP AG, o fornecedor líder de soluções de e-business, anunciou recentemente estar a conceber uma iniciativa de software estratégica, em conjunto com dois dos principais construtores mundiais, a Ford Motor Company e a Caterpillar Inc.. O objectivo é desenvolver uma solução de software para a gestão do abastecimento de peças sobresselentes a nível mundial.

O desenvolvimento desta solução de software, da próxima geração, vai permitir o crescimento dos níveis de serviço de peças sobresselentes e a redução dos custos logísticos, e será suportada pela solução mySAP Supply Chain Management (mySAP SCM) e pela mySAP Customer Relationship Management (mySAP CRM). Esta iniciativa vai beneficiar os proprietários de veículos Ford e a rede de distribuição mundial da Caterpillar, bem como os clientes externos da Caterpillar Logistics Services, Inc., uma subsidiária detida a 100% pela Caterpillar Inc.

No ano passado, a Caterpillar e a Ford acordaram formar uma aliança para o desenvolvimento de software, visando criar uma inovadora solução de gestão de peças sobresselentes. Depois de um intensivo processo de avaliação, a SAP foi seleccionada pelas duas empresas para o co-desenvolvimento deste projecto, com base no seu conhecimento do sector industrial, pela força financeira demonstrada e por mais de trinta anos de experiência no desenvolvimento de aplicações críticas de negócio.

A relação entre a Caterpillar, a Ford e a SAP é a longo termo e inclui a implementação de soluções mySAP.com já existentes, o desenvolvimento conjunto de regras e padrões apenas destinadas à logística das peças sobresselentes e o estabelecimento de uma direcção estratégica de produto.

Enquanto maior fornecedor mundial de soluções de e-business, a SAP vai dotar esta solução para a logística de peças sobresselentes de capacidades específicas, em colaboração com a Ford e a Caterpillar, através de uma iniciativa ao abrigo da qual as três empresas serão responsáveis pelo desenvolvimento e a SAP pela comercialização posterior da solução.

A Ford e a Caterpillar vão utilizar as plataformas mySAP SCM e mySAP CRM como base para a futura solução de logística, capaz de proporcionar uma visão completa, em tempo real, da existência de peças sobresselentes e da situação das encomendas colocadas. As capacidades do sistema também incluem a completa visibilidade de todos os pontos da rede de abastecimento, desde a origem da encomenda até ao fornecedor. Os aspectos chave deste esforço de desenvolvimento conjunto são a adaptação do mySAP SCM, para lidar com o planeamento específico das redes globais de peças, e um sistema de gestão logística, optimizado para grandes volumes de informação e máxima eficiência. A grande capacidade de integração das duas plataformas possibilitará elevados níveis de satisfação dos clientes de ambos os fabricantes, a redução dos custos de distribuição e logísticos totais e o aumento das receitas.

“O grau de satisfação do cliente é a prioridade número um da Ford Motor Company”, disse Don Johnson, director da Global Parts Supply & Logistics da Ford Motor Company. “A SAP foi a nossa escolha devido à sua capacidade global de apoio ao utilizador, à integração dos seus produtos e ao seu empenhamento em trabalhar connosco, de forma a conceber software de logística e a manter esta solução na vanguarda da indústria, das práticas de negócio e da tecnologia”, continua.

“A Caterpillar há muito que é conhecida por garantir a melhor assistência e rede de distribuição pós-venda aos nossos representantes e clientes em todo o mundo”, afirmou Steve Wunning, presidente da Cat Logistics e vice-presidente da Caterpillar. “A tecnologia de informação aplicada aos processos de distribuição global é um importante contributo para a obtenção deste alto nível de serviço. Para alargar este padrão de excelência, decidimos colaborar com a Ford e a SAP, procurando tirar proveito tanto da dimensão como da capacidade da oferta destas duas empresas”, acrescentou.

“Esta inovadora iniciativa com a Ford e a Caterpillar serve para afirmar a singularidade da proposta de valor que a SAP oferece, em termos de especificidade e conhecimento de determinada indústria”, disse Léo Apotheker, presidente da unidade Global Field Operations e membro do Executive Board da SAP. “Esta estratégia colaborativa de desenvolvimento do projecto vai oferecer aos nossos clientes uma vantagem competitiva que mais nenhuma empresa pode garantir”, conclui.

Tags: