Grupo Benetton escolhe SAP para consolidar sistemas de Tecnologias de Informação

December 19, 2002 by SAP News 0

Multinacional de vestuário implementa solução SAP Vestuário e Calçado, visando melhorar processos relacionados com a cadeia de fornecimento e distribuição

LisboaA SAP AG anunciou recentemente que o Grupo Benetton seleccionou a solução SAP Vestuário & Calçado (Apparel & Footwear – SAP AFS) para melhorar os seus processos de planeamento, distribuição e reabastecimento.

Através desta solução SAP, 1.500 empregados da Benetton vão passar a ter uma visão global, ao longo de toda a cadeia de fornecimento, desde os processos de design até às prateleiras das lojas, o que lhes permite controlar de forma eficiente os processos de negócio e melhorar o grau de prontidão e de resposta dos consumidores e revendedores, ao disponibilizar novas colecções de forma mais frequente, mais precisa e num menor espaço de tempo. Esta solução permite retirar benefícios imediatos, no presente cenário de mercado, ao mesmo tempo que garante uma grande escalabilidade para crescimento futuro.

O Grupo Benetton espera que o SAP AFS, que vai ser usado em fábricas, centros logísticos e estruturas de negócio em todo o mundo, permita à Benetton um acesso imediato e de teor global a informação administrativa e operacional.

A solução SAP AFS da Benetton vai gerar benefícios ao nível das receitas e dos custos a longo prazo, ao permitir que todo o negócio se processe tendo por base uma única plataforma integrada, com capacidades para proceder a um rápido ajustamento das operações de produção, de forma a ir ao encontro das expectativas dos clientes. O SAP AFS é uma solução integrada e abrangente, dirigida às necessidades particulares da indústria do vestuário e calçado. Permite às empresas deste sector um controlo completo de toda a sua cadeia de abastecimento, desde as matérias-primas à entrega do produto final. Esta solução, que inclui capacidades financeiras, de preenchimento de encomendas, gestão da cadeia de abastecimento e logística, parte do princípio do acesso global à informação como forma de melhorar as capacidades de antecipação, previsão e planeamento.

"Mais nenhum fornecedor de software pode apresentar uma solução que cubra toda a cadeia de abastecimento da moda", disse Terry Phipps, CIO (Chief Information Officer) do Grupo Benetton. "O SAP AFS vai-nos permitir satisfazer as necessidades do mercado, reduzir os custos e aumentar a lealdade do cliente, bem como fazer crescer o nosso número de clientes. Com a solução da SAP, podemos adaptar a nossa produção às encomendas das lojas", continua.

A implementação SAP também vai ser útil à Benetton, no seu esforço de criação de novas tendências de moda, assumindo-se como uma valiosa ferramenta no que à reacção rápida às exigências do mercado diz respeito. Descobrir o que os consumidores realmente desejam, desenvolver e distribuir novas colecções a tempo e antes da concorrência é crucial quando se quer ser bem sucedido nesta indústria. Por outro lado, o SAP AFS vai ajudar a Benetton a gerir as suas sofisticadas cadeias de abastecimento, que incluem fornecedores internacionais de matérias-primas e fabricantes sub-contratados.

"As empresas que operam no sector do Vestuário e Calçado enfrentam desafios particulares, como as transacções de grandes volumes e despesas de manutenção de stocks gigantescas, diariamente", afirma Nils Herzberg, vice-presidente para o sector industrial da SAP. "A vantagem de mercado da SAP passa pelo seu profundo conhecimento dos desafios únicos que os seus clientes enfrentam neste campo, combinado com soluções topo-de-gama e de todo o seu historial de ajudar empresas, grandes e pequenas, a aplicar a tecnologia para atingir o sucesso", continua.

A Benetton é 14ª empresa do sector a optar pelas soluções SAP, este ano, juntando-se a cerca de 50 clientes em todo o mundo deste sector de mercado, como a Adidas, Nike, Levi Strauss&Co., Reebok ou Oakley.