De acordo com a “Business Week”: A marca SAP foi a que mais valorizou no universo do software em 2002

January 14, 2003 by SAP News 0

A SAP foi a terceira empresa com maior evolução no sector das TIC, tendo o valor da sua marca aumentado 7% (de 6.307 para 6.775 milhões de dólares), ficando apenas atrás da Samsung e da Dell.

LisboaA SAP AG, o fornecedor líder de soluções de e-business, foi o fabricante de software que viu a sua marca valorizar mais em 2002, de acordo com um estudo da "Business Week", elaborado em colaboração com a Interbrand, uma empresa especializada em consultoria de marcas. A SAP ocupa agora o 42º lugar da geral na lista das marcas mais valiosas do mundo.

Segundo este estudo, publicado pelo segundo ano consecutivo pela revista "Business Week", o valor de marca da SAP cresceu dos 6.307 milhões de dólares registados em 2001 para os 6.775 milhões de dólares no ano que agora terminou, o que representa um ganho de 7%. Entre as 100 maiores marcas globais, encontram-se 26 empresas de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC).

Esta classificação parte do princípio de que as marcas fortes encerram o potencial para fazer crescer as vendas e os ganhos. A Interbrand calculou qual o contributo que uma boa marca garante à respectiva empresa, qual a estabilidade desse contributo e quanto é que esses ganhos futuros valem no presente. Para o cálculo dos valores de marca, foi levada a cabo uma rigorosa análise dos volumes de negócio, em vez de se confiar apenas na percepção do consumidor, bem como o impacto das alterações no clima de negócio ou num dado sector da economia.

Tal como na lista anterior, todas as marcas escolhidas valem mais de mil milhões de dólares e foram seleccionadas a partir de dois critérios: terem uma natureza global, vendendo 20% ou mais fora do país de origem e; colocarem à disposição do público a sua informação promocional e financeira.

"Quando uma marca conquista a nossa confiança, não só repetimos as nossas aquisições, como também espalhamos a palavra, recomendando-a a amigos e conhecidos. Esse é o segredo", afirma David Martin, Presidente para os Estados Unidos da Interbrand Corp.

A lista é liderada pela Coca-Cola, e entre as dez marcas mais valiosas do mundo podem encontrar-se marcas como a Microsoft, a IBM, a Intel ou a Disney. Atrás da SAP, no ranking de 2002, encontram-se marcas tão conhecidas como a Pepsi, Xerox, Philips, Adidas, Levi’s ou Shell.

Tags: