José Duarte assume a Presidência das Operações dos Países que integram o Sul da Europa e Médio OrienteJoaquim Jesus Santos é o novo Director Geral em Portugal

January 17, 2003 by SAP News 0

LisboaA SAP AG, o fornecedor líder de soluções de e-business, anunciou uma reorganização na região EMEA (Europe, Middle East & Africa). No âmbito dessa reorganização, José Duarte, de 35 anos, foi nomeado para o cargo de Presidente da sub-região SOUTH EMEA, que compreende a Itália, Espanha, Portugal, Grécia, Turquia, Israel, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e outros países do Médio Oriente, passando a supervisionar uma organização que comporta mais de 1.000 empregados. No que diz respeito à nova estrutura da SAP Portugal, o seu lugar será preenchido por Joaquim Jesus Santos, até agora Director-Geral Adjunto.

José Duarte, que era também Director Geral da SAP Espanha (desde 2000), sendo responsável por uma estrutura ibérica com cerca de 400 pessoas e um volume de negócios de aproximadamente de €160 milhões, já exerceu funções de âmbito internacional no passado. De Janeiro a Junho de 2000 acumulou as funções de Executive Vice-President, para a área de Manufactoring, e de Deputy Managing Director para a área de Vendas na região South West Europe (Benelux, França, Espanha e Portugal), com base em Paris. José Duarte fez parte dos quadros fundadores que procederam à abertura do escritório em Lisboa da SAP, em 1993, sendo também responsável pela cisão da SAP España y Portugal, e consequente criação da SAP Portugal como subsidiária autónoma, em 1998.

Este realinhamento da organização pretende criar estruturas locais que assegurem uma melhor resposta às necessidades do cliente, independentemente da dimensão dos seus negócios e atendendo aos diferentes factores geográficos. Como principais objectivos para 2003, é intenção de José Duarte fazer crescer a dimensão da região em termos de negócio, assim como consolidar e reforçar o nível de satisfação dos clientes.

Joaquim Jesus Santos, que está na SAP Portugal desde Setembro de 1998, tendo começado por ser Indirect Sales Manager (cargo que ocupou até Junho 2000), era Director Geral Adjunto desde Julho de 2000 e tem mais de 15 anos de experiência na indústria das tecnologias, tendo ocupado vários cargos directivos e de chefia. Antes de entrar para os quadros da SAP era Director de Vendas Indirectas da Informix Software Ibérica (de Janeiro a Agosto de 1998), tendo também sido Director Comercial da Unidade de Indústria e Administração Pública da mesma empresa (de Janeiro a Dezembro de 1997). Este gestor de 39 anos, licenciado em Engenharia Electrotécnica – Telecomunicações pelo Instituto Superior Técnico, tinha estado antes na Empresa de Investigação e Desenvolvimento (E.I.D.), na Digital Equipment Portugal e na Marconi Comunicações Globais.

Responsável pelas áreas operacionais da SAP Portugal, nos últimos dois anos e meio, Joaquim Jesus Santos tem um profundo conhecimento de todos os aspectos da organização, e encara como um estimulante desafio manter a SAP Portugal com a dimensão e relevância que conquistou, no mercado Nacional, tendo como linha orientadora uma estratégia de valor acrescentado, totalmente direccionada para os Clientes e Parceiros.

A SAP AG decidiu dividir a região EMEA em duas: a EMEA CENTRAL (a partir de agora presidida por Michael Kleinemeier), que inclui a Alemanha, Bélgica, Luxemburgo e Holanda e a EMEA NEWS (North, East, West and South), liderada por Enrico Negroni, que engloba as sub-regiões Europa Central & Leste, a Europa Sul (liderada por José Duarte), a França & Norte de África, os Países Nórdicos, o Reino Unido, Irlanda e a restante África.

Estas alterações entram em vigor com efeitos imediatos.

Tags: