Vodafone Telecel selecciona mySAP Business Suite como plataforma

February 24, 2003 by SAP News 0

Cliente SAP desde 1996, a Vodafone Telecel vai implementar novas soluções da SAP

LisboaA SAP Portugal, o fornecedor líder de soluções de software empresarial, anunciou recentemente que a Vodafone Telecel assinou um contrato de licenciamento da plataforma mySAP Business Suite e respectivas soluções. A Vodafone Telecel é cliente SAP desde 1996, com o sistema SAP R/3, e aderiu ao mySAP Business Suite com vista a implementar outras áreas de solução da SAP, nomeadamente SAP APO (Advanced Planner & Optimizer) e SAP BW (Business Information Warehouse).

O SAP APO é, juntamente com o SAP R/3 e com o SAP Business Information Warehouse (SAP BW), um dos elementos chave da solução mySAP Supply Chain Management, fornecendo um conjunto de ferramentas que permitem planear e optimizar diversos processos logísticos aos níveis estratégico, táctico e operacional.

A solução que a Vodafone Telecel acaba de adquirir integra módulos de Planeamento Estratégico, que permitem desenhar e redesenhar toda a Cadeia de Abastecimento, de modo a estudar-se diferentes modelos e o respectivo impacto nas decisões de produção, compras e distribuição, garantindo também a Monitorização da Cadeia de Abastecimento, com base num interface especialmente desenhado para o efeito. A criação de planos de procura com base em dados de histórico, o planeamento integrado, a médio/longo prazo, da rede de distribuição, o planeamento da produção e transportes, rotas e cargas, a verificação de disponibilidades ou a integração completa com SAP R/3 são outras das principais funcionalidades que esta solução integra.

"A recente migração para o licenciamento mySAP Business Suite traz à Vodafone Telecel a possibilidade de melhor fazer face às exigências e especificidades do mercado dos telemóveis. Explorando a implementação de alguns dos seus componentes, nomeadamente o SAP APO e o SAP BW, a Vodafone vai, deste modo, optimizar a sua cadeia logística, com o objectivo de reduzir prazos de entrega, níveis de stock e custos de logística, sempre com o objectivo final de melhor servir os seus clientes. Do ponto de vista técnico, também consideramos que existem vantagens neste licenciamento. A arquitectura web based dos componentes mySAP Business Suite permite-nos perspectivar a evolução dos sistemas SAP, enquadrando-os na estratégia global de infra-estruturas web enabled", diz Margarida Costa, Directora de Aplicações da Vodafone Telecel.

A Vodafone irá retirar vários benefícios deste investimento. De acordo com Rui Almeida, Director Comercial da SAP Portugal, o destaque vai para "a redução dos prazos de entrega, a diminuição dos níveis de stock ao longo da cadeia logística e a melhoria do nível de serviço a clientes, pela disponibilização, nos diversos pontos de venda, dos equipamentos adequados à procura dos seus clientes e face à estratégia de cobertura do mercado, com os serviços e produtos delineada pela Vodafone".

Uma das explicações para a necessidade de mudança sentida pela Vodafone Telecel passa pelo facto dos mercados serem cada vez mais competitivos, enquanto os accionistas se tornaram mais exigentes. Do mesmo modo, os hábitos dos consumidores sofreram enormes alterações, levando a um aumento dos níveis de incerteza e a um declínio nas margens, fruto de menores graus de fidelização por parte dos clientes.

As empresas vêem-se assim confrontadas com a necessidade de, entre outras medidas, racionalizar as suas cadeias logísticas, de modo a aumentar o volume de vendas e os níveis de satisfação dos seus clientes, enquanto trabalham para reduzir custos de forma sustentada. A resposta eficaz a todos estes desafios exige uma total visibilidade da informação ao longo da cadeia logística, baseada na optimização das actividades desenvolvidas internamente e uma mudança de paradigma no relacionamento entre parceiros, de modo a maximizar a capacidade de reacção de cada empresa. Adicionalmente, a capacidade de antecipação e a visibilidade dos indicadores estratégicos para o negócio são elementos diferenciadores num mercado altamente competitivo.

Sobre a SAP
A SAP é o fornecedor líder mundial de soluções de software empresarial. Através da plataforma mySAP Business Suite assiste-se, em todo o mundo, a relações entre clientes e parceiros que são francamente melhoradas, bem como a operações de negócio fortemente rentabilizadas, obtendo-se significativos níveis de eficiência em todas as cadeias logísticas. Hoje em dia, cerca de 12 milhões de utilizadores de mais de 60.100 instalações distribuídas por mais de 120 países, usufruem dos benefícios do software SAP. Com uma presença directa em mais de 50 países e com mais de 19,300 organizações clientes, a SAP no ano de 2002 gerou receitas de 7.4 mil milhões de Euros. A empresa está cotada na Bolsa de Frankfurt e de Nova Iorque, sob o símbolo "SAP". Com uma facturação de 46.76 milhões de Euros durante o ano de 2001, a SAP Portugal possui actualmente mais de 680 clientes e conta na sua estrutura organizacional com cerca de 130 profissionais.

Tags: ,