Hasso Plattner: Co-fundador da SAP passa para o Supervisory Board

March 17, 2003 by SAP News 0

Henning Kagermann vai assumir sozinho o cargo de CEO

LisboaA SAP AG anunciou que o Supervisory Board da SAP propôs, em reunião, a eleição de Hasso Plattner para o Supervisory Board, a realizar na próxima Reunião Geral Anual, dia 9 de Maio, enquanto representante dos accionistas. Os co-fundadores Dietmar Hopp e Hasso Plattner concordaram numa mudança – após cinco anos – na presidência do Supervisory Board da SAP, com efeito a partir de Maio de 2003.

Assim, Hasso Plattner vai abdicar da sua condição de membro do Executive Board, a partir da Reunião Geral Anual do Supervisory Board, a realizar a 9 de Maio de 2003. Com a eleição de Hasso Plattner para o Supervisory Board, Dietmar Hopp vai propôr que Hasso Plattner seja eleito Presidente do mesmo, na reunião que se segue imediatamente à Reunião Geral Anual. O actual co-CEO da SAP, Henning Kagermann, vai continuar a assumir o cargo, mas sozinho.

Dietmar Hopp e Hasso Plattner chegaram a esta decisão, em conjunto, de forma a assegurar que, num sector em tão rápida evolução como aquele em que a SAP opera, os conhecimentos tecnológicos actualizados e o elevado grau de conhecimento das soluções marquem sempre presença no Supervisory Board. Espera-se que esta alteração permita ao Supervisory Board ir ao encontro das suas obrigações, que implicam a concepção e desenvolvimento, de modo proactivo, de toda a estratégia e decisões orientadas para o futuro, ao mesmo tempo que se defendem os interesses de todos os accionistas.

Nesta altura, todo o Supervisory Board da SAP pretende expressar a sua gratidão a Hasso Plattner, pelo seu brilhante e criativo contributo no esforço de desenvolvimento da SAP. "Estou encantado por mais uma vez ter a oportunidade de trabalhar em equipa com o meu colega Hasso Plattner, e estou também grato e reconhecido pelo seu compromisso continuado e a tempo inteiro em prol do sucesso da SAP", disse Dietmar Hopp. "Plattner fez um excelente trabalho a preparar a SAP para outra transição suave e coerente no topo, em benefício dos clientes, investidores e empregados", continua.

De acordo com as novas recomendações e directivas estabelecidas pelo Governo alemão para as empresas, Plattner vai continuar a exercer uma actividade visível e activa enquanto Presidente do Supervisory Board, tanto no universo da SAP como na comunidade mais alargada. O Supervisory Board congratula-se pelo facto de Hasso Plattner continuar a colocar as suas capacidades e conhecimento ao dispor da SAP. Nesse sentido, Plattner vai manter os seus escritórios nas instalações da SAP em Walldorf e Palo Alto.

"Hoje temos a organização certa, a postos para tirar partido das novas tendências tecnológicas, estamos a executar de forma bastante eficiente e estamos a ganhar quota de mercado num mercado extremamente competitivo. Isto quer dizer que esta é a melhor altura para passar toda a gestão da operação diária a Henning Kagermann", disse Hasso Plattner. "Acredito que posso gerar mais valor para a SAP e para os nossos clientes a nível global, ao dedicar o meu tempo e energia aos objectivos estratégicos de médio e longo prazo".

Kagermann começou a sua carreira na SAP em 1982, na área de desenvolvimento de produto e foi nomeado membro do Executive Board em 1991. Nessa qualidade, foi primeiro responsável pelo desenvolvimento das aplicações financeiras e de contabilidade. Em 1998, foi nomeado co-CEO, com responsabilidades mais efectivas e globais pela relação com os clientes da SAP. Durante anos, Kagermann foi a força motriz por trás da evolução da SAP, de empresa que desenvolve produtos para uma empresa fornecedora de soluções.

"Tive a grande sorte de ter o Henning como um verdadeiro parceiro a meu lado. Hoje, a sua marca está em toda a estrutura da SAP e ele tem uma clara visão do que é o melhor para a SAP. Espero continuar a apoiar o Henning no meu novo papel", comentou Plattner.

"Ao longo dos próximos anos, nós na SAP queremos servir os nossos clientes ainda melhor do que o temos feito até agora, oferecendo-lhes soluções inovadoras, que garantam um rápido retorno do seu investimento. Temos a reputação, o ‘know-how’, a base instalada e a rede de parceiros de que necessitamos para continuar a ser bem sucedidos", afirmou Kagermann. "A minha missão é estabelecer novos padrões em termos de qualidade, eficiência e inovação", concluiu.

Tags: