ROI: Investimento em solução SAP pode compensar ao fim de quatro anos

March 19, 2003 by SAP News 0

Implementação trouxe ganhos de eficiência e de produtividade à empresa

LisboaA SAP Portugal, o fornecedor líder de soluções de software empresarial, anuncia que um grupo português, analisado pela International Data Corporation Portugal (IDC), implementou uma solução SAP, tendo conseguido o Retorno de Investimento (ROI) em quatro anos. Para o estudo, a IDC baseou-se num projecto de implementação de uma solução ERM – Enterprise Resource Management ou ERP – Enterprise Resource Planning, como também é conhecido este tipo de solução, num grande Grupo Industrial português, operando no território nacional e noutros países.

A IDC, empresa analista do mercado das TIs, realizou um estudo que analisa o impacto da implementação de uma solução que, pela sua natureza globalizante, atravessa toda a empresa, possibilitando uma visão alargada das medidas a esse propósito tomadas. A escolha deste grupo prende-se com o facto de este projecto ser "suficientemente amplo e complexo para que possa oferecer informação rica em alternativas e conteúdo". O relatório foi divulgado em finais do ano passado, sob a designação de "Retorno do Investimento (ROI) – Uma questão novamente em foco".

Nos últimos anos tem se tornado evidente que a aquisição de produtos informáticos é, crescentemente, dominada por preocupações com o retorno do investimento, pelo que o agravamento da situação económica tem vindo apenas a acentuar os cuidados neste aspecto. Na verdade, existe interesse do investidor em saber à partida calcular o benefício da implementação de TIs para a sua empresa. O objectivo deste estudo é, precisamente, o de traçar algumas linhas orientadoras acerca desta questão e proporcionar um melhor entendimento das forças utilizadas e da dinâmica que as envolve.

De acordo com este documento, após este grupo ter investido na implementação da solução SAP R/3, verificou-se que o ROI foi alcançado ao fim de quatro anos. No entanto, no período em causa realizou-se um segundo investimento noutra solução SAP (mySAP Business Suite, antiga solução mySAP.com), tendo-se verificado o ROI ao fim de apenas mais um ano.

Ainda de acordo com a análise da IDC, "relativamente aos objectivos perseguidos, foi dado, claramente, um passo em frente por parte da empresa em análise, apresentando o aumento da produtividade e a maior rapidez na recolha de informação entre os principais benefícios advindos da implementação da Solução ERM. Vai ainda mais longe, colocando a criação de valor como meta a atingir – reduções nos erros de facturação, nos custos dos salários, nos prazos de cobrança, nos inventários e nos custos de distribuição; melhorias no serviço e nas margens de comercialização".

Além disso, o estudo refere que "no capítulo das dificuldades (ultrapassadas) existiram claros benefícios quer na alteração de processos quer no funcionamento da empresa, benefícios esses referidos como pontos importantes no decurso da implementação", continua.

A modernização e, sobretudo, o apetrechamento para futuras inovações que a nova solução oferece são, igualmente, aspectos da maior importância, salientados no estudo. Foram feitas implementações em tecnologia Internet, para os portais interno e externo, bem como a implementação de soluções de Business Intelligence e de comércio electrónico.

"Não será, assim, abusivo considerar o caso apresentado neste boletim como típico de um Projecto Enterprise Resource Management – Enterprise Resource Planning bem sucedido e não como uma excepção", adianta o mesmo estudo. Para elaborar o case study, a IDC solicitou à SAP nomes de clientes. O trabalho foi elaborado entre Junho e Agosto de 2002 e, posteriormente, adquirido pela SAP.

Tags: