SAP lança nova plataforma aplicacional e de integração: SAP NetWeaver

March 19, 2003 by SAP News 0

Desenhada para total inter-operacionalidade
Compatibilidade tanto com Microsoft .NET como com IBM WebSphere

LisboaA SAP anuncia o lançamento da plataforma SAP NetWeaver, que representa o passo seguinte na evolução da plataforma aplicacional e de integração da SAP, concebida para garantir a capacidade de expansão ao longo de ambientes de Tecnologias de Informação heterogéneos.

A plataforma SAP NetWeaver permite às organizações proceder à integração de pessoas, informação e processos de negócio, tanto ao nível das tecnologias como das estruturas. Para além disso, a SAP assume a vanguarda tecnológica, ao conceber o SAP NetWeaver para ser altamente inter-operacional com Microsoft .Net e com IBM WebSphere (J2EE), oferecendo aos clientes a flexibilidade necessária para gerirem infra-estruturas heterogéneas, minimizando a sua complexidade e reduzindo o Custo Total de Propriedade (TCO – Total Cost of Ownership).

O SAP NetWeaver é a plataforma optimizada para os vários modelos de negócio e serviços que as soluções SAP contemplam, bem como para a forma como a SAP está a distribuir o novo Enterprise Services Architecture (ESA), um plano de aplicações empresariais. A SAP foi uma das primeiras empresas a apresentar uma plataforma tecnológica que facilita o negócio colaborativo, quando lançou o mySAP Technology, em 2001. O SAP NetWeaver, que se assume como a mais avançada resposta da comprovada oferta tecnológica da SAP, actua agora como espinha dorsal de toda a ‘suite’ de soluções SAP, impondo-se enquanto infra-estrutura completa, aberta e flexível, que permite às empresas integrar valor adicional a partir de investimentos de TIs já existentes.

"A Microsoft e a SAP estão a consolidar a sua longa e bem sucedida parceria, de forma a garantir que toda e qualquer solução que recorra ao NetWeaver possa ser melhorada com Microsoft.Net", disse Eric Rudder, vice-presidente da Microsoft. "Através deste acesso ilimitado ao NetWeaver Enterprise Services Architecture, os clientes podem potenciar a produtividade e poder do Microsoft.Net para ligar, customizar e expandir as soluções que vão melhorar a sua agilidade de negócio".

"Estamos encantados por fazer parte e oferecer apoio a uma iniciativa tão importante como o lançamento do SAP NetWeaver", afirmou Bruce Harreld, vice-presidente da IBM. "Ajudar os nossos clientes a constituírem negócios ‘on-demand’ vai requerer novos tipos de colaboração e cooperação entre as empresas no sector das tecnologias de informação. Esperamos continuar a cimentar a nossa relação de longa data com a SAP, de forma a conceber, não apenas melhorias tecnológicas, mas valor de negócio efectivo para os nossos clientes", continua.

A SAP, a IBM e a Microsoft criaram recentemente centros de apoio de tecnologias colaborativas, orientados para os projectos de clientes em torno da utilização do SAP NetWeaver e à sua integração com o IBM WebSphere e o Microsoft .Net.

"Com a retracção nos gastos em Tecnologias de Informação, o objectivo passa agora por baixar os custos e aumentar a produtividade", disse Joshua Greenbaum, consultor da Enterprise Applications Consulting (EUA). "Para conseguir isso, os gestores precisam de dispor de uma plataforma tecnológica flexível e englobante, baseada em serviços Web e noutros padrões capazes de motivar a inovação e de suportar a integração de aplicações heterogéneas. O SAP NetWeaver vai permitir aos clientes alcançar os seus objectivos, através da criação e melhoria dos processos de negócio ao longo do seu ecossistema de TI, sem alterar a base tecnológica subjacente", continua o mesmo responsável.

Plataforma Aplicacional e de Integração Abrangente

Com o NetWeaver, a SAP apresenta duas funcionalidades inovadoras – Composite Application Framework e Master Data Management -, que ampliam o alcance da oferta tecnológica muito para além das capacidades originais do mySAP Technology.

O Composite Application Framework, integrado no SAP NetWeaver, permite à SAP e aos seus parceiros criar novas aplicações, destinadas aos processos cruzados de negócio, através de ferramentas, contextos, regras e metodologias. Isto inclui, por exemplo, uma camada de acesso que permite aos clientes abstraírem-se de toda a heterogeneidade subjacente, para dar origem a um ambiente unificado de desenvolvimento e implementação.

O SAP NetWeaver inclui serviços de Master Data Management (MDM), que é a primeira oferta estandardizada concebida para resolver os crescentes desafios da integração de dados de múltiplos sistemas, locais e diferentes revendedores. O MDM assegura a integridade da informação ao longo de toda a rede de negócio, ao permitir às empresas consolidar, harmonizar e centralizar a informação fundamental proveniente de diversos ambientes de TIs.

SAP NetWeaver reduz TCO

É consensual que, nos dias que correm, um dos maiores desafios que se colocam aos negócios é o da integração. No actual ambiente heterogéneo, um cliente que opte por uma abordagem ‘best of breed’ para as suas tecnologias de integração (por exemplo, conciliando um portal e ‘business intelligence’ de fornecedores diferentes) é confrontado com o imenso esforço de integrar tecnologias díspares. O cliente tem de preocupar-se primeiro em fazer as tecnologias funcionar entre elas, antes de se poder realizar qualquer novo valor de negócio. Este desafio de integração deve ser encarado não apenas no arranque dos projectos, mas também ao longo do ciclo de vida das várias soluções. Uma plataforma integrada, como a SAP NetWeaver, reduz os custos de propriedade (TCO) de forma significativa, ao dispensar a integração customizada.

Outro factor de custo é a necessidade de integração com a ampla variedade de tecnologias e formatos de diferentes fornecedores de software (ISV). O SAP NetWeaver não pode ser descrito como sendo uma plataforma única concebida para ser totalmente interoperacional com o .NET e o WebSphere a todos os níveis (pessoas, informação e processos), mas também como uma ferramenta de integração imediata para aplicações de terceiros, graças à sua arquitectura aberta e à bem estruturada rede de parceiros da SAP. Para além disso, o SAP NetWeaver permite aos clientes tirar o melhor partido das capacidades e especificidades dos seus colaboradores, minorando as necessidades de recrutamento, retenção e custos de formação.

"O SAP NetWeaver transforma os activos de TIs em algo de inegável valor estratégico para os clientes", disse Shai Agassi, membro do Executive Board da SAP. "A pura tecnologia, por si só, não consegue suportar os complexos processos de negócio de hoje em dia – eles precisam de uma completa plataforma de integração e aplicações, que responda às suas necessidades de criar valor a partir dos investimentos em tecnologia já existentes. Com o SAP NetWeaver e a Enterprise Services Architecture, a SAP apresentou o mapa que vai permitir aos serviços Web saltar do actual estádio de mero conceito para um outro de realidade efectiva, ao mesmo tempo que reduzem os custos operacionais das empresas", conclui.

Parceiros Confirmam Valor

Muitos diferentes tipos de parceiros SAP abraçaram a plataforma SAP Netweaver, anunciando o seu apoio a esta e à Enterprise Services Architecture. Os integradores de sistemas SAP, que se comprometeram a dedicar parte importante dos seus recursos das áreas de integração, portais, business intelligence e Java, treinando-os para melhor lidarem com o SAP NetWeaver incluem: Accenture, BearingPoint, Cap Gemini Ernst & Young, Deloitte Consulting (soon to become Braxton), EzCommerce Global Solutions, IDS Scheer e IBM Business Consulting Services. Juntos, estes integradores vão formar mais de 6.000 consultores para o SAP NetWeaver.

Inúmeros parceiros SAP anunciaram a sua intenção de conceber novos xApps, alimentados pelo SAP NetWeaver. A lista inclui a Accenture, Bristlecone, Digital Fuel, IBM Business Consulting Services, EzCommerce Global Solutions, Lighthammer, NRX, TechniData e a Vedaris.

Os fornecedores independentes de software que garantem igualmente suporte à plataforma SAP NetWeaver, incluindo a Actional, Ascential Software Corp., Business Layers, Business Objects, Cognos, Crystal Decisions, Digital Fuel, Documentum, FileNET, FileTek, Interwoven, Mercury Interactive, Seeburger, SeeBeyond, Stellent, WebEx e webMethods.

Mais informações relativas ao SAP NetWeaver podem ser encontradas em www.sap.com/company/press/factsheets/netweaver.aspx.

Tags: