SAP e IBM juntam-se para disponibilizar soluções às Pequenas e Médias Empresas

June 23, 2003 by SAP News 0

Alinhamento Global de Estratégias e Produtos Chave inclui mySAP All-in-One, SAP Business One e IBM Software Express para ajudar as PMEs a alcançarem vantagens competitivas.

LisboaA SAP AG e a IBM acabam de anunciar a extensão da aliança estratégica já existente, por forma a disponibilizarem soluções SAP para Pequenas e Médias Empresas, juntamente com a IBM e com os seus parceiros de negócio, ao mesmo tempo que potenciam o portfólio do software Express, dos eServer e da tecnologia de armazenamento da IBM. O anúncio foi feito durante o SAPPHIRE’03, a conferência internacional de clientes da SAP, que teve lugar em Orlando, na Flórida, entre 16 e 18 de Junho.

Com base neste acordo, a IBM irá trabalhar com clientes de pequenas e médias dimensões, com o objectivo de os ajudar a tirar partido das vantagens das soluções do mySAP All-in-One para sectores específicos, bem como do SAP Business One a nível mundial. A IBM, juntamente com uma rede seleccionada de parceiros de negócio, irá disponibilizar as soluções mySAP All-in-One, estando desde já a ser conduzida esta disponibilização em alguns países da Europa bem como no Japão e na Austrália. Estas ofertas dão às PMEs soluções completas, começando pelas melhores práticas industriais e empresariais conjugadas com serviços de instalação e de implementação de projectos. O acordo sublinha também o compromisso da IBM em dar suporte ao SAP Business One através de recrutamento de revendedores, tecnologia e marketing, integrando outros serviços IBM, tais como financiamento e hardware, juntamente com a oferta do SAP Business One.

Uma pesquisa feita pela IBM e pela SAP conclui que as pequenas e médias empresas estão preparadas para investir em sistemas que os possam ajudar a melhorar a eficiência dos seus principais processos de negócio. Os empresários de hoje procuram formas de trabalhar com maior capacidade de resposta, mais flexíveis e variáveis, com o intuito de melhor servir os clientes, aumentar as receitas ou diminuir os custos de fornecimento. O acordo entre a SAP e a IBM junta duas empresas líderes da indústria para responderem a estas necessidades.

mySAP All-in-One

A Divisão de Consultoria da IBM (Business Consulting Services) criou o maior portfólio de soluções mySAP All-in-One da indústria, com 27 soluções verticais e horizontais já disponíveis em alguns mercados em todo o mundo. A IBM e os seus parceiros de negócio podem agora potenciar a sua experiência e o seu portfolio através de ofertas globais e deste acordo agora firmado com a SAP. As soluções verticais mySAP All-in-One incorporam as melhores práticas da indústria desenvolvidas pela SAP e pelos seus parceiros. Este acesso às melhores práticas irá permitir à SAP e à IBM disponibilizar uma funcionalidade superior em pacotes acessíveis e fáceis de implementar, adaptados a processos de negócio específicos das indústrias verticais.

Entre as inúmeras soluções para indústrias verticais do mySAP All-in-One apresentadas este ano por um parceiro de negócio da IBM, encontra-se uma nova solução da indústria cerâmica, disponível em Espanha. Por exemplo, o lançamento da nova solução possibilitou à INSA (empresa subsidiária da IBM) assinar 5 contratos neste sector, alguns dias após a solução ter sido certificada pela SAP.

"A criação de soluções específicas para um sector, baseadas na tecnologia certificada mySAP All-in-One, ajudou-nos a entrar em novos mercados e a atingir novos segmentos de clientes, devido ao conhecimento da indústria que podemos agora colocar sobre a mesa", afirma Diego Fernandez Casado, Director Geral da INSA.

A IBM, os seus parceiros de negócio e a SAP irão comercializar as soluções mySAP All-in-One. A IBM irá dar aos clientes a possibilidade de integrar ofertas adicionais, incluindo as da família do software Express da IBM, bem como a respectiva implementação.

Complementarmente, a IBM irá introduzir nos Estados Unidos uma nova solução pré-configurada para a indústria de distribuição de vendas por grosso (Wholesale) baseada no mySAP All-in-One. Esta oferta está concebida para servir grossistas de equipamentos eléctricos, fornecedores de ferramentas de canalização e de aquecedores, fornecedores de maquinaria e de diversos bens duráveis. A solução da IBM irá ajudar os clientes a gerir de forma mais eficiente os principais processos de negócio (tais como finanças, vendas, planeamento de produção e logística). Esta oferta é disponibilizada directamente pela IBM, com serviços de implementação disponibilizados pela IBM Business Consulting Services. Os parceiros de negócio da IBM podem complementar a solução com o hardware e o software necessários, bem como receber uma quota pelas oportunidades de negócios fechadas pela IBM.

Os clientes, ao utilizarem as soluções mySAP All-in-One, terão também a oportunidade de utilizar ofertas da plataforma WebSphere Express da IBM e IBM DB2 Express através da IBM ou do respectivo parceiro de negócio. A plataforma é fácil de utilizar e de gerir ao mesmo tempo que aumenta a robustez do WebSphere da IBM, no que respeita a standards abertos, segurança e fiabilidade. O Suporte da IBM e da SAP aos standards abertos e ao seu desenvolvimento de integração das capacidades permite aos clientes tirar vantagem da plataforma tecnológica aberta SAP NetWeaver. A IBM e a SAP podem também dar suporte aos clientes interessados em utilizar o mySAP All-in-One nos standards abertos baseados em Linux.

IBM – Novo Suporte para SAP Business One

Globalmente, A IBM irá oferecer um suporte mais alargado para o SAP Business One, uma solução de automatização empresarial de fácil utilização para as pequenas empresas. A IBM trabalhará com esta rede global de parceiros de negócio, por forma a identificar novos revendedores para o SAP Business One e dará suporte ao canal de desenvolvimento com opções financeiras e hardware inovadores. Especificamente, a IBM irá promover pacotes SAP Business One direccionados para o canal, com IBM eServer xSeries e tecnologia de armazenamento com soluções IBM Global Financing desenhadas para estes mercados. Os revendedores da IBM irão oferecer as soluções globais. O financiamento através da IBM está já disponível nos mercados onde o SAP Business One foi já introduzido.

Nos Estados Unidos, A IBM está já a trabalhar com um dos parceiros estratégicos da SAP para o SAP Business One, a American Express Tax and Business Services, com o intuito de disponibilizar uma combinação da solução SAP Business One e do eServer xSeries da IBM para as pequenas e médias empresas. A IBM e a American Express estão também a trabalhar conjuntamente para dinamizarem as relações sinérgicas entre os seus respectivos parceiros. Esta combinação vem reforçar o compromisso da IBM de promover os parceiros de negócio, tais como consultores e integradores, a penetrarem no mercado das PME.

Complementarmente a este anúncio, a SAP pretende distribuir o software SAP Business One para as PMEs correrem o software da base de dados DB2 Express da IBM, no primeiro trimestre de 2004. O IBM DB2 Express é uma base de dados para o mercado das médias empresas, nova e funcional, com um preço de entrada de cerca de 427 euros. O DB2 Express oferece aos clientes a hipótese de uma instalação de base de dados mais fácil e mais simplificada.

Sobre o IBM PartnerWorld para fabricantes
Os parceiros de negócio da IBM recebem suporte do PartnerWorld para fabricantes, um programa mundial feito para ajudar os responsáveis pelo desenvolvimento de software a alcançar mercados mais alargados, reduzir os seus custos operacionais, bem como a comercializar mais rapidamente os seus produtos. Pode obter mais informações no site www.ibm.com/partnerworld ou através dos números 1-800-627-8363 ou 1-770-835-9902, respectivamente se estiver na América do Norte ou noutras geografias.

Sobre a IBM
Com 80 anos de liderança no suporte à inovação do negócio, a IBM é maior empresa de tecnologias de informação. A IBM é uma das principais fornecedoras de soluções de e-business e está dedicada a ajudar empresas, Parceiros de Negócio e fabricantes a elevarem o potencial da Internet e da computação em rede através de um vasto leque de empresas e indústrias. A IBM disponibiliza um conjunto alargado de soluções específicas da indústria desenhadas para dar resposta às necessidades das empresas de todas as dimensões. Para mais informações sobre a IBM, por favor visite www.ibm.com/mediumbusiness.

Tags: , ,