Barbosa & Almeida volta a apostar nas soluções da SAP e inova processos de negócio

June 30, 2003 by SAP News 0

A solução mySAP Supply Chain Management veio permitir uma melhor gestão de armazém e a redução de custos

LisboaA SAP Portugal anuncia que recentemente a Barbosa & Almeida (BA), seu cliente desde 1996, voltou a apostar nas soluções da SAP, com a adesão à plataforma mySAP Business Suite, como forma de suportar e acompanhar o crescimento da Barbosa & Almeida na Península Ibérica e com o objectivo de assegurar a constante inovação dos seus processos de negócio.

Sendo uma empresa certificada pela norma internacional ISO 9001, a BA não pode descurar o desenvolvimento de uma área tão importante como é a dos sistemas de informação. Depois de ter investido no sistema SAP R/3, desde há sete anos, a Barbosa & Almeida verificou o aumento do rigor e da eficácia dos procedimentos administrativos, bem como a redução dos custos associados à gestão, que por seu turno, lhe permitiram um crescimento sustentado da sua actividade na produção e comercialização de embalagens de vidro.

"O elevado grau de integração e flexibilidade do sistema SAP permitiu-nos reorganizar e automatizar processos administrativos, aumentando o rigor e reduzindo os custos", comentou Jorge Alexandre, Presidente da Direcção Executiva da BA.

A Barbosa & Almeida implementou algumas das aplicações do sistema SAP R/3, com destaque para as áreas Financeira, de Recursos Humanos e de Logística (compras, vendas, distribuição e stocks). Mas uma das vertentes mais importantes da implementação foi, sem dúvida, a automatização dos armazéns de Produtos Acabados, sendo que nesta área assumem bastante relevância as funcionalidades de Gestão de Armazém da solução de mySAP Supply Chain Management, que lhe permitiram optimizar os percursos, tempos de carga e custos associados, além de permitir o controlo perfeito de todos os materiais em armazém.

Depois desta implementação de sucesso, a Barbosa & Almeida volta-se agora para a abrangência da plataforma mySAP Business Suite, com o objectivo de implementar outras vertentes da solução mySAP Supply Chain Management, tais como SAP APO (Advanced Planner & Optimizer), através da qual poderá ser rapidamente seleccionada a unidade fabril mais adequada, em termos de custos, para a produção de um determinado produto, e, ainda, a solução SAP Business Information Warehouse, como forma de acesso à informação necessária para a tomada de decisões estratégicas e de negócio.

"Continuamos a ver na plataforma mySAP Business Suite a capacidade de resposta aos processos de inovação que continuamente desenvolvemos, o que nos faz sentir cada vez mais preparados para melhorar a comunicação com os nossos parceiros de negócio", conclui Jorge Alexandre, Presidente da Direcção Executiva da BA.

Sobre a Barbosa & Almeida
A BA – Fábrica de Vidros Barbosa & Almeida produz e comercializa embalagens de vidro para os mais diversos tipos de produtos, alimentares e de bebidas, e a sua área geográfica de influência, onde é um dos líderes, é sobretudo a Península Ibérica. Para além da unidade fabril e também sede em Avintes (V.N.Gaia), a BA tem outras fábricas – Marinha Grande, Vila Franca de Los Barros (Estremadura espanhola) e León. No seu conjunto, a BA tem oito fornos, com 25 linhas de produção, que produzem 1926 toneladas de vidro por dia e emprega 1140 profissionais.

Tags: