OPCA escolhe plataforma mySAP Business Suite

July 14, 2003 by SAP News 0

O controlo de custos e a integração do back-office com os principais processos de negócio da empresa são as prioridades absolutas

LisboaA SAP Portugal, o fornecedor líder de soluções de software empresarial, anunciou que a OPCA, uma das mais antigas empresas do sector de Construção em Portugal, assinou um contrato de licenciamento da plataforma mySAP Business Suite e respectivas soluções.

A solução que a OPCA acaba de adquirir integra os componentes para as áreas de gestão e controlo de custos de obra, cadeia logística, financeira e de recursos humanos, e responde aos critérios de selecção que a OPCA tinha imposto: solução integrada, customizável a ponto de ir ao encontro das necessidades específicas de uma empresa do Sector da Construção, suporte técnico eficiente e com boas referências em Portugal.

"A SAP convenceu a OPCA de que tem, de facto, a melhor oferta no mercado. Para além disso, a visão e capacidade de execução inerentes à capacidade financeira foram tidos como uma garantia de estabilidade", comentou André Riscado, Assessor da Administração da OPCA para Projectos Especiais.

Uma das explicações para a necessidade de evolução e de investimento sentidas pela OPCA passa pelo facto dos mercados serem cada vez mais competitivos, ao mesmo tempo que crescem os níveis de incerteza e se assiste a um declínio nas margens. Assim, o controlo de custos, a disponibilidade de informação em tempo útil e a integração do back-office com os principais processos de negócio da empresa são os objectivos absolutos que a OPCA pretende atingir com este investimento na plataforma mySAP Business Suite.

As empresas vêem-se confrontadas com a necessidade de, entre outras medidas, racionalizar as suas cadeias de fornecimento, de modo a aumentar o volume de vendas e os níveis de satisfação dos seus clientes, enquanto trabalham para reduzir custos de forma sustentada. A resposta eficaz a todos estes desafios exige uma total visibilidade da informação ao longo da cadeia logística, baseada na optimização das actividades desenvolvidas internamente e uma mudança de paradigma no relacionamento entre parceiros, de modo a maximizar a capacidade de reacção de cada empresa. Adicionalmente, a capacidade de antecipação e a visibilidade dos indicadores estratégicos para o negócio são elementos diferenciadores num mercado altamente competitivo.

A responsabilidade do projecto de implementação recai sobre a própria SAP Portugal, que em conjunto com a Accenture irão transformar o software da SAP na solução de negócio pretendida pela OPCA. Numa primeira fase, a solução mySAP Business Suite vai cobrir apenas as operações em Portugal, mas pretende-se que mais tarde esteja, igualmente, disponível noutros países, tais como Angola e Moçambique.

Sobre a OPCA
A OPCA, Obras Públicas e Cimento Armado, S.A., há 70 anos no mercado é uma das mais antigas empresas de construção Portuguesas, tendo sido responsável por muitas das principais obras realizadas em Portugal.

Actualmente, é uma das 10 maiores empresas de engenharia e construção Portuguesas, com um volume de negócios de 114 Milhões de Euros e com actividade em Portugal, Angola e Moçambique. Aliada a uma nova visão da actividade e a uma postura activa e atenta às tendências do mercado, a OPCA destaca-se pela criatividade e flexibilidade na oferta de soluções turn-key, adaptadas às necessidades de cada Cliente.

A OPCA posiciona-se como uma empresa de engenharia completa, que desenvolve negócio numa óptica de permanente parceria com os Clientes, apoiando-os na montagem dos seus projectos e na optimização das soluções.

Tags: