SAP expande solução de SRM com leilões ao vivo e serviços de Procurement

September 2, 2003 by SAP News 0

A plataforma SAP NetWeaver é responsável pela abertura do mySAP Supplier Relationship Management.

LisboaA SAP AG, o fornecedor líder de soluções de software empresarial, apresentou a última versão da solução mySAP Supplier Relationship Management (mySAP SRM), destacando importantes novas funcionalidades, como os leilões ao vivo, portais de fornecedores e serviços de procurement, concebidos para ajudar os clientes a ter um controlo total dos processos de sourcing e procurement ao longo de toda a empresa.

Esta versão melhorada da solução mySAP SRM introduz capacidades absolutamente novas para o sourcing e procurement. Por exemplo, os clientes podem agora levar a cabo leilões ao vivo, seguindo as licitações dos fornecedores graficamente e em tempo real. A nova versão também integra serviços de Procurement, tais como o trabalho temporário e a consultoria, com novos processos orientados para a contenção de custos. Além disso, um novo portal de fornecedores vai tornar mais eficientes as relações comprador-fornecedor, ao facilitar a colaboração no pedido de encomendas e ao garantir ligações adicionais a outros módulos SAP.

A nova solução potencia as poderosas capacidades da plataforma aplicacional e de integração SAP NetWeaver, de forma a facilitar a colaboração (portal empresarial), harmonizar a informação (gestão dos dados-mestre) e interligar as empresas (infra-estrutura de partilha) com os seus fornecedores. O SAP NetWeaver garante às empresas a flexibilidade para orquestrar os processos de negócio ao longo de sistemas heterogéneos e dentro dos limites da empresa, reduzindo a necessidade de integrações à medida. O mySAP SRM também recorre às capacidades de business intelligence do SAP NetWeaver para analisar e acompanhar os gastos e o desempenho dos fornecedores, ajudando as empresas a poupar dinheiro por via de negociações mais informadas.

O mySAP SRM é a única solução que engloba todo o ciclo de gestão das relações com os fornecedores (da estratégia à execução), com funcionalidades que cobrem desde o sourcing estratégico ao procurement operacional, ao mesmo tempo que alavanca a informação consolidada. Os actuais clientes vão beneficiar das novidades em termos de usabilidade, tais como interface adaptável do utilizador, capaz de enquadrar os diferentes níveis de habilitação dos diversos utilizadores, assim como tirarão partido da coesa integração e dos conteúdos partilhados entre os processos de Sourcing e de Procurement.

A solução mySAP SRM maximiza o retorno nas relações com os fornecedores ao longo de todos os tipos de gastos e em todos os momentos. Através do mySAP SRM, as empresas podem seleccionar novos fornecedores e gerir contratos, automatizar os processos internos relativos a todos os fornecedores e permitir aos próprios fornecedores participar de forma fácil e sem custos no esforço de e-procurement e de aquisição. As empresas ganham perfeita visibilidade das suas actividades de compra, ao longo de várias unidades de negócio e de sistemas heterogéneos, permitindo-lhes um melhor acesso às análises de gastos globais, e a eventual correcção das estratégias de compra e de sourcing.

De acordo com analistas do META Group, as empresas do top 2000, sediadas nos Estados Unidos, gastaram entre 20 a 30 mil milhões de dólares em sourcing, procurement e gestão manual de fornecedores, só no ano passado. Destes, menos de 300 milhões de dólares, ou 1%, foi gasto em software de SRM. O META Group acredita que este número vai crescer cerca de 10 vezes ao longo dos próximos cinco anos, o que faz com que seja um dos segmentos em mais rápida expansão no mercado de aplicações empresariais.

"A gestão da relação com os fornecedores está em rápido desenvolvimento, afirmando-se como uma prioridade-chave de negócio, principalmente porque permite poupanças tangíveis", diz Shai Agassi, membro do executive board da SAP AG. "No incerto ambiente económico de hoje, os líderes de negócio procuram formas de acrescentar valor, rapidamente, às suas operações no dia-a-dia. O mySAP SRM pode significar um significativo contributo para uma rentabilidade contínua e para um melhor grau de satisfação do cliente, ao mesmo tempo que se tornam os processos de sourcing e procurement mais eficientes e efectivos."

Lançada em Janeiro de 2002, a solução mySAP SRM integra as operações ao longo das fronteiras da empresa e promove a colaboração com os fornecedores, ao automatizar os processos para todos os bens e serviços contratados. Fazendo parte da família de soluções transversais da SAP, o mySAP SRM ajuda as empresas a reduzir o custo dos bens vendidos, a racionalizar a sua cadeia de abastecimento e a alcançar um rápido Retorno do Investimento (ROI). Para mais informações sobre o mySAP SRM, por favor consulte http://www.sap.com/solutions/srm/.

Tags: